Notícias > AESE Saúde

O PADIS visitou a Clínica Universidad de Navarra

8/11/2022

O 41.º PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, a decorrer no Porto, estive na CUN – Clínica Universidad de Navarra, um Hospital universitário com um elevado nível de complexidade e resolução, e uma referência para as Unidades Hospitalares a nível mundial. A visita decorreu de 8 a 10 de novembro de 2022.

Para o Prof. José Fonseca Pires, a visita permitiu o intercâmbio salutar entre os profissionais da Clínica e os participantes do PADIS, o contacto com práticas inovadoras e o aprofundamento do networking entre profissionais da saúde. O ambiente estimulante e agradável permite dizer que há um antes e um depois no Programa PADIS.
Carmen Rumeu, Directora de Enfermagem, conduziu uma sessão sobre os “Cuidados de enfermagem centrados no paciente”, sob a perspetiva da coordenação e da integração de serviços.

Joseba Campos Capelastegui, o Director Geral da CUN, explicou o Modelo de Gestão da CUN. Depois Ana Ortega Eslava enumerou os “Critérios gerais sobre compras e a organização do serviço de Farmácia”, na qualidade de Diretora do Serviço. Jesús Rodríguez Polo abordou a temática da Gestão das Pessoas, tendo em conta os desafios que encontra como Diretor de Recursos Humanos.

A estada foi complementada pela visita pormenorizada aos Serviços e Departamentos da instituição, podendo os participantes da AESE colocar as questões que lhes pareceram mais oportunas.

Sobre o tema da “Qualidade”, foram vários os interlocutores a falar, considerando os “Indicadores de Qualidade” e a “Informatização do processo clínico”.


Esta experiência proporcionada pela AESE aos Altos Responsáveis de Instituições de Saúde em Portugal foi igualmente vivida pela edição de Lisboa, nos passados dias 6, 7 e 8 de maio.