Programa de Alta Direção de Empresas

Há mais de 40 anos a inspirar a Alta Direção em Portugal.

São mais de 1500 alumni PADE, CEO’s, Membros dos Conselhos de Administração, Empresários e Diretores Gerais de empresas nacionais e internacionais. E os nossos alumni são unânimes – este é o programa de formação incontornável para a Alta Direção.

Para empresários e dirigentes em posições C-Level, que aspirem a descobrir novos caminhos para gerar crescimento, o PADE representa um estimulante processo formativo: promove uma abordagem integrada – multifuncional e multidisciplinar – da gestão das organizações, de forma simultaneamente relevante, rigorosa e não trivial. Enfatiza especificamente o desenvolvimento pessoal – a gestão de si próprio – como premissa essencial para qualquer mudança organizacional significativa e sustentável.

Pedro Ferro
Diretor do PADE

DIMENSÃO INTERNACIONAL

O PADE inclui uma experiência internacional em Xangai, com a duração de 4 dias úteis, na qual está incluído um programa de sessões na CEIBS – China Europe International Business School.A estadia em Xangai contribui para alargar o conhecimento dos participantes sobre este vasto mercado emergente, ao mesmo tempo que permite lançar os alicerces ou aprofundar oportunidades empresariais.

Dulce Mota
Banco Montepio

"A diversidade e oportunidade dos temas tratados, juntamente com a qualidade e metodologia da sua abordagem, constituíram efetivas mais valias para a minha formação. Recomendo vivamente a sua frequência."

Dulce Mota | Banco Montepio

Vítor Virgínia
Merck Sharp & Dohme

Sem dúvida é um programa que adiciona valor e nos leva a ver o mundo e os negócios de uma forma mais abrangente.

Vítor Virgínia | Merck Sharp & Dohme

João Pedro Azevedo
Amorim Cork Composites

“ No PADE encontramos o ambiente sereno necessário ao debate dos temas mais inovadores num mundo em constante mutação. É um Programa que nos desafia, que nos desvia da nossa zona de conforto e que nos dá toda a exposição de que precisamos. Uma vez terminado, sinto que todos iniciámos uma nova etapa das nossas vidas.”

João Pedro Azevedo | Amorim Cork Composites

Andreia Ventura
Grupo ETE

"Fazer o PADE constituiu para mim um verdadeiro e exigente investimento, do qual obtive integral retorno, pelo que não posso deixar vivamente de o recomendar a todos os quadros dirigentes que queiram aprofundar os seus conhecimentos de liderança e gestão de Alta Direção. O Programa distingue-se pela elevada qualidade dos docentes, excelente organização e particular preocupação com as Pessoas."

Andreia Ventura | Grupo ETE

Objetivos

  • Atualizar e capitalizar conhecimentos sobre os métodos, instrumentos analíticos e modelos conceptuais da gestão, do ponto de vista da Alta Direção de Empresas
  • Adquirir uma perspetiva mais abrangente das novas tendências da economia e da sociedade: ambiente civilizacional, globalização competitiva, emergência de novos mercados, evolução de modelos de negócio e novas tecnologias.
  • Desenvolver a capacidade de iniciativa, de empreendedorismo e de mudança, quer na organização que dirige, quer na própria carreira profissional e empresarial.
  • Enriquecer a visão sobre o contexto, a missão e o futuro da organização.
  • Apostar sobretudo no seu próprio aperfeiçoamento: melhorar as capacidades diretivas pessoais, o método de tomar decisões, a aptidão para o trabalho em equipa, a compreensão dos outros e o conhecimento próprio.
  • Debater ideias e valores, num ambiente de elevada qualificação profissional, com o rigor do corpo docente da AESE.

Perfil dos participantes

O PADE destina-se a empresários e dirigentes com o mínimo de 10 anos de experiência em posições de Alta Direção e Direção-Geral.

Método do caso

Liderar só se aprende… liderando

Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.

É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School e desenvolvido à imagem do IESE Business School.

Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões. 


Os casos produzidos pelos professores e participantes dos programas da AESE Business School integram a base de dados da ECCH, o mais utilizado repositório mundial de casos ao serviço das Business Schools internacionais.


Fases do Método do Caso

  • Estudo individual: Leitura e estudo de cada caso, de modo a analisar os factos, alternativas e decisões que nele se desenrolam.
  • Trabalho de grupo: A riqueza deste passo reside no facto de cada um dos participantes apresentar abordagens e soluções com base na sua formação e experiência profissional. As várias abordagens são também uma excelente oportunidade para examinar os diferentes critérios de direção.
  • Sessão geral: Com uma visão mais ampla e já fruto do exame efetuado nas duas fases anteriores, o professor dirige e coordena o debate, sintetiza os aspetos principais do caso, relaciona com as teorias mais significativas, e realça os valores e opções relevantes, atendendo às várias alternativas e aos possíveis critérios de decisão.

    CEIBS e IESE

    A estreita colaboração entre a AESE e o IESE Business School e as mais de 20 escolas internacionais da rede traduz-se no intercâmbio de professores e conferencistas, na elaboração de casos e programas conjuntos de investigação, bem como no âmbito dos programas de formação de Executivos. 


    As sessões na CEIBS – China Europe International Business School, que incluem ainda visitas a empresas, serão abordados, entre outros, os seguintes tópicos: o mundo chinês (aspetos culturais, geopolíticos e macroeconómicos); aspetos estratégicos, organizacionais e competitivos na gestão de empresas em face da China; questões jurídicas e fiscais da operacionalização de negócios.


    O programa desta estadia conta com a colaboração do Cônsul Português local e da AICEP.
    *A semana internacional, inicialmente prevista para Xangai, poderá ser alterada para outro destino, dentro da rede de escolas parceiras.  

    Conferencistas

    A AESE Business School convida personalidades de renome do mundo empresarial e académico para apresentar e e debater no PADE novas tendências globais e perspectivas abrangentes sobre a economia, a política, a tecnologia e a sociedade.

    António Martins da Costa 
    Lic. em Engenharia Civil (U. Porto); MBA Porto Business School. PADE (AESE); AMP (Wharton); Internationals Directors Programme (Insead); Membro do Conselho Geral da AESE; Executive Board Member na EDP.

    Luís Amado
    Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP; Auditor do Curso de Defesa do Instituto da Defesa Nacional; Auditor do Tribunal de Contas; Consultor de empresas; Lic. em Economia (ISEG).

    Luís Cabral 
    Professor Catedrático de Economia Industrial (NYU); Professor de Economia (IESE); Doutor em Economia (Stanford University); Mestre em Economia (UNL); Lic. Economia (UCP).

    Manuel Rodrigues
    PhD em Gestão na área de Finanças (Cranfield School of Management); MBA Exchange Program (Kellogg School of Management, NU); MBA (IESE Business School); Lic. em Engenharia Civil (IST).

    Mike Rosenberg
    Professor Associado de Strategic Management (IESE); PhD em Filosofia (Cranfield University); MBA (IESE); Bacharelato em Ciência da Engenharia (University of Michigan).

    Javier Zamora
    Professor titular no Departamento de Sistemas de Informação do IESE; Doutor em Engenharia Eletrotécnica (Universidade de Columbia) e M. Sc. em Engenharia de Telecomunicações (Universidade Politécnica da Catalunha); Diretor Académico do “Encuentro Sectorial de ICT & Digital” do IESE. 

    Idiomas

    Portugês, Inglês e Castelhano.

    Edição de Lisboa

    O PADE realiza-se de 2 de novembro de 2021 a 26 de abril de 2022, em Lisboa.

    O programa é composto por 110 sessões, que se realizam à terça feira à tarde ( das 13:00 às 19h30, com almoço incluído) e à quarta-feira de manhã ( das 9:00 às 13:15).

    O PADE tem lugar no Edifício Sede, em Lisboa.


    Após a conclusão do PADE, os participantes adquirem a condição de Alumni da AESE, que lhes permite estabelecer uma rede de contactos entre si e destes com a Escola, bem como acesso a sessões exclusivas aos Alumni PADE.

    Edição do Porto

    O PADE Porto realiza-se de 11 de novembro de 2020 a 28 de abril de 2021.

    O PADE tem lugar no The Yeatmen Hotel, Rua do Choupelo, 4400-088 Vila Nova de Gaia

    O programa é composto por 110 sessões, que se realizam à quarta feira à tarde ( das 13:00 às 19h30, com almoço incluído) e à quinta-feira de manhã ( das 9:00 às 13:15).


    Após a conclusão do PADE, os participantes adquirem a condição de Alumni da AESE, que lhes permite estabelecer uma rede de contactos entre si e destes com a Escola, bem como acesso a sessões exclusivas aos Alumni PADE.

    Preço

    Sob consulta.

    P.f. contacte Mafalda Correia de Sá mafaldacsa@aese.pt para mais informações.

    Marque na agenda o início do PADE: iCal 

    Ficha de inscrição

    Ao proceder à sua inscrição, a AESE fará o tratamento dos dados pessoais, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados para, designadamente, elaborar a lista de inscrição, criar crachá e/ou placa de identificação, elaborar a lista de participantes e/ou proceder à respectiva faturação, bem como o registo de imagens e fotografia ou vídeo no âmbito da atividade da AESE.

    * Preenchimento Obrigatório

    Contactos

    Contactos

    Mafalda Correia de Sá
    mafaldacsa@aese.pt
    Tlf (+351) 217 221 530

    Formação Relacionada