António Nabais
Centro Hospitalar de Lisboa Central
Programas Sectoriais > Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde
«O PADIS procura ser uma plataforma de aprendizagem para Altos Dirigentes do Setor da Saúde onde os aspetos humanos e a atenção a cada pessoa se conjugam com os conceitos organizacionais, financeiros, tecnológicos, potenciando e combinando uma Direção rigorosa com uma visão humanista das Instituições de Saúde.»
José Fonseca Pires
Diretor do PADIS
DIMENSÃO INTERNACIONAL
O programa internacional de três dias na Clinica Universidad de Navarra, uma instituição de referência mundial inserida na estrutura de saúde da Comunidade Autónoma de Navarra, permite que cada participante conheça diferentes culturas institucionais, novas formas de fazer e pensar os pormenores organizacionais, assim como os métodos de gestão inovadores dessa unidade de saúde, a qual prima pela humanização e a qualidade dos serviços que presta.
Objetivos
Com o PADIS, os participantes vão:
Perfil dos participantes
O PADIS destina-se a Altos Dirigentes de Instituições de Saúde (Cuidados Primários, Hospitalares, Cuidados Continuados, Organismos de Tutela, Organismos de Supervisão Técnica, Deontológica e Operacional) dos setores público, privado e social, nomeadamente: Membros dos Conselhos Executivos e dos Conselhos Clínicos dos ACES, Membros do Conselho de Administração dos Hospitais, Diretores de Serviço, Chefes de Serviço ou equiparados.
Estrutura do programa
-Cuidados de Saúde baseados em valor;
-Economia da Saúde;
-Avaliação de Tecnologias de Saúde;
-Contratualização Pública;
-Contratualização de Cuidados de Saúde Primários;
-Contratualização de Cuidados de Saúde Hospitalares;
-Direito da Saúde.
Método do Caso
Liderar só se aprende… liderando.
Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.
É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School e desenvolvido à imagem do IESE Business School.
Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões.
Os casos produzidos pelos professores e participantes dos programas da AESE Business School integram a base de dados da ECCH, o mais utilizado repositório mundial de casos ao serviço das Business Schools internacionais.
Fases do Método do Caso
Jogo de Simulação
Gestão Estratégica de Operações em Contexto Hospitalar*
O funcionamento dos serviços de saúde em diferentes áreas de atuação (consultas médicas, urgências hospitalares, cirurgia programada, etc.) depende de inúmeras variáveis endógenas e exógenas às organizações intervenientes.
A melhoria contínua de processos constitui um desafio permanente para os dirigentes das instituições prestadoras de cuidados de saúde, onde o potencial de ganhos de eficiência obtidos através da mobilização de sinergias e da eliminação de desperdícios justificam um esforço permanente de otimização dos sistemas de operações.
Através de um Jogo que simula o funcionamento de um Serviço de Urgência Hospitalar debater-se-ão erros frequentes na gestão de serviços de saúde, evidenciar-se-ão as principais áreas de melhoria e delinear-se-ão estratégias concretas em prol da eficiência dos processos em presença, visando-se a prestação de serviços de qualidade excecional que permitam melhorar o estado de saúde e a qualidade de vida das pessoas.
Powered by Bigadvantage®
*Best Paper Award na 4th International Conference on Organization and Management (ICOM 2019), Abu Dhabi. “Capacity Building: a Case Study in Health Care Operations Management”, em co-autoria dos Profs. Nuno Biga e José Fonseca Pires, da AESE Business School.
Parcerias
Clínica Universidad de Navarra
O programa internacional de três dias na CUN, uma instituição de referência mundial inserida na estrutura de saúde da Comunidade Autónoma de Navarra, permite que cada participante conheça diferentes culturas institucionais, novas formas de fazer e pensar os pormenores organizacionais, assim como os métodos de gestão inovadores dessa unidade de saúde, a qual prima pela humanização e a qualidade dos serviços que presta.
Do programa destes dias consta o conhecimento direto de áreas gerais: Internamento, Consultas Externas, Imagiologia, Unidade de Cuida- dos Paliativos, Medicina Familiar, Farmácia Hospitalar, Blocos Operatórios, Serviço de Dietas, Lavandaria, Call Center, etc.. Cada participante pode ainda fazer visitas aos serviços e especialidades do seu interesse particular.
Para mais informações sobre a Clínica Universidad de Navarra, consulte www.cun.es.
Empresas patrocinadoras do PADIS
AMGEN, CSL Behring, Gilead, Merck e Takeda
Próximas edições e duração
O PADIS tem 2 edições anuais, cada uma delas composta por 60 sessões. O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença semanal dos participantes nas sessões de trabalho, durante dois meios-dias.
O PADIS Lisboa realiza-se de 6 de abril a 22 de junho de 2021, à terça-feira à tarde (das 13h00 às 19h30) e à quarta-feira de manhã (das 9h00 às 13h15), no Edifício AESE. A visita à Clinica Universidad de Navarra (CUN) realizar-se-á de 3 a 5 de maio de 2021.
O PADIS Porto realiza-se de 28 de setembro a 14 de dezembro de 2021, à quarta-feira à tarde (das 13h00 às 19h30) e à quinta-feira de manhã (das 9h00 às 13h15), no Porto Palácio Congress Hotel & Spa. A visita à Clinica Universidad de Navarra (CUN) realizar-se-á de 2 a 4 de novembro de 2021.
Idiomas
Português e Castelhano.
Preço
7300 € (+ IVA)
No preço está incluído: documentação, material de apoio, catering, estacionamento, viagens e estadia na Clínica Universidad de Navarra.
“
O PADIS cria o ambiente promotor do desenvolvimento pessoal e profissional, ao integrar no mesmo contexto formativo profissionais de diferentes disciplinas, profissões e instituições, que pelo seu longo percurso profissional, conseguem a partir do Método do Caso, ponderar a melhor tomada de decisão.
António Nabais | Centro Hospitalar de Lisboa Central
“
O PADIS é uma riqueza a nível profissional, mas também a nível pessoal, de algum crescimento, de uma forma de estar, de refletir, de pausar e aprender.
Célia Gouveia Rosa | Hospital de Braga
“
Recomendo calorosamente que os dirigentes da saúde, que lidam com problemas relacionados com a gestão da saúde frequentem o PADIS.
João Pedroso Lima | Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
“
Escolhi o PADIS porque é vocacionado para a Alta Direção de Saúde e, ao mesmo tempo, tem uma duração compactada que permite conciliar a dedicação diária à causa e a necessidade de não parar, mas aumentar os meus conhecimentos.
Luís Andrade Moniz | Centro Hospitalar do Médio Ave
Ficha de pré-inscrição
Contactos
Pedido de informação enviado com sucesso.