Notícias > A relação do Setor Vitivinícola com o Consumidor Final

A relação do Setor Vitivinícola com o Consumidor Final

9/05/2019, Pólo de Dois Portos do INIAV

No âmbito da missão do Projeto CV3 – Criação de Valor na Vinha e no Vinho – de divulgar o que é interessante no setor, de modo a gerar uma discussão aberta, estimulante e fundamentada à sua volta, realizou-se, no passado dia 9 de maio, o quarto evento do programa: “A relação do Setor Vitivinícola com o Consumidor Final”.

Neste evento, que ocorreu no Pólo de Dois Portos do INIAV, foram expostos alguns conceitos de enquadramento e práticas de gestão que podem ser implementadas pelos protagonistas relevantes do setor, com o objetivo de torná-lo mais competitivo.

Em primeiro lugar, foram apresentados por Alexandra Seabra Pinto, do INIAV, os resultados de um projeto realizado em colaboração com empresas vitivinícolas nacionais sobre a valorização de inovações sustentáveis pelos consumidores.

Em segundo lugar, voltou a utilizar-se o método do caso, colocando-se os participantes em face de um desafio empresariais real: foi discutido o caso Grupo Parras, analisando, de forma aberta, os seus problemas factuais de competitividade e geradas alternativas ou críticas às soluções apresentadas.

Houve depois ocasião de conhecer o UniQode, uma nova ferramenta de proteção de marca, proprietária da INCM, que combina tecnologias que impedem a adulteração do produto, facilitam a sua rastreabilidade e promovem o envolvimento do consumidor. Com aplicação especial no mercado do vinho permite ligar, através de um smartphone e com segurança, qualquer produto ao mundo digital.

O evento contou ainda com uma visita à Coleção Nacional de Variedades de Videira, orientada pelo Doutor José Eduardo Eiras Dias, do INIAV.