Short Programs > Respostas estratégicas à pandemia

Respostas estratégicas à pandemia

“There will be interruptions, and I don’t know when they will occur, and I don’t how deep they will occur, I do know they will occur from time to time, and I also know that we’ll come out better on the other end” (Business Insider, 21/03/2020)

Warren Buffet – CEO of Berkshire Hathaway


As consequências a longo prazo da COVID-19 ainda são incertas, mas uma coisa é certa: esta crise influenciará profundamente os negócios no futuro. Uma vez assegurada a sobrevivência de curto prazo, os líderes devem focar-se na estratégia das suas empresas, como foi afetado o modelo de negócio, os seus clientes e a sua rede de valor.


Tomar decisões estratégicas fundamentais é muito complexo nesta fase, pois a situação ainda é muito volátil. No entanto, muitos dos impactos têm ainda enorme potencial de disrupção da operação. É o momento de repensar, renegociar, substituir e re-inovar. Não basta sobreviver, as organizações devem reinventar-se aumentando a sua resiliência, rapidez e agilidade. Estes serão fatores cada vez mais críticos num “novo normal” incerto.


Para muitos, os momentos mais difíceis são agora. As empresas de amanhã têm de responder hoje a perguntas desafiantes: Como empenhar-se, prosperar e definir objetivos ambiciosos nestes tempos? Qual a nossa estratégia para nos fortalecermos? Como a ir ajustando à medida que navegamos nestas águas turbulentas?


Neste short program, iremos estudar diversas respostas estratégias à covid e os preparativos pós-covid. Veremos como várias empresas e setores reagiram aos impactos brutais da pandemia e que resultados conseguiram com as suas transformações.

Objectivos

Compreender:

  • O impacto da pandemia em vários setores e empresas concretas
  • Várias possíveis respostas estratégicas à pandemia
  • Como aproveitar a crise para inovar e fortalecer a estratégia e os modelos de negócio tornando-os mais resilientes
  • A interação da pandemia com outras grandes tendências como sejam o digital e a globalização

Destinatários

C-level, gerentes, sócios, investidores, middle managers e consultores interessados em saber mais sobre o impacto da pandemia e que estratégias ou iniciativas têm estado a ser seguidas nos vários setores e com casos concretos. Os conteúdos têm aplicação para empresas de todos os tamanhos e setores.

Professores

Adrián Caldart. Professor de Política de Empresa da AESE e do IESE Business School
Agostinho Abrunhosa, Professor de Operações, Tecnologia e Inovação da AESE Business School

Metodologia

Método do Caso e conferências-colóquio.


A AESE inspira-se na metodologia de aprendizagem da Harvard Business School. Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.


Fases do Método do Caso

O estudo individual dos casos é seguido de uma discussão em grupo.

Os Learning Teams ajudam a preparar os casos num ambiente colaborante, criando a oportunidade para pôr as ideias à prova.

As salas de aula da sede foram especialmente desenhadas a pensar no ensino com o Método do Caso.

Preços

Early bird 15 dias antes da data de início do short program | 320 €
Membros de Agrupamento de Alumni AESE e Empresa Patrocinadoras AESE | 320 €
Geral | 400 €


Não acumulável com outros descontos.

A todos os preços acresce o IVA à taxa em vigor.

Confirmação de inscrições sujeitas a pagamento prévio.

Data

8 e 9 de junho de 2021

Online

Manhãs

Data limite de inscrição

1 de junho de 2021

Ficha de inscrição

Ao proceder à sua inscrição, a AESE fará o tratamento dos dados pessoais, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados para, designadamente, elaborar a lista de inscrição, criar crachá e/ou placa de identificação, elaborar a lista de participantes e/ou proceder à respectiva faturação, bem como o registo de imagens e fotografia ou vídeo no âmbito da atividade da AESE.

* Preenchimento Obrigatório

Contactos

Filomena Gonçalves

shortprogram@aese.pt

Tlf (+351) 217 221 530

Contactos

Filomena Gonçalves

shortprogram@aese.pt

Tlf (+351) 217 221 530