Notícia

PGL: um ciclo de crescimento pessoal e profissional sempre original

| 10 jul 2025 | 3 min of reading

10 jul 2025 | 3 min de leitura

Terminou a 40.ª edição do PGL | Programa de Gestão e Liderança, promovido pela AESE Business School, deixando nos seus participantes um forte selo de transformação e desenvolvimento. Ao longo das semanas, os participantes de elevado potencial que integraram o programa viveram uma experiência intensa de aprendizagem, reflexão e desafio, numa jornada pensada para responder às exigências de um mundo empresarial em constante mudança.


Num contexto cada vez mais desafiante e dinâmico, o PGL afirmou-se, uma vez mais, como uma ferramenta fundamental para quem procura evoluir nas suas competências comportamentais e estratégicas.


Das várias semanas, saldaram-se algumas lições aprendias como:

  1. As pessoas são parte fundamental das organizações.
  2. Tudo na vida é tomada de decisão!
  3. Mais importante do que as respostas, é fazer as perguntas certas!
  4. O valor dos dados não é igual à história dos dados.
  5. Primeiro “Quem” e depois o “Quê”!
  6. A motivação atua sobre a vontade e trabalha-se na relação!
  7. Liderar é fazer-fazer, dar que fazer e deixar fazer.
  8. A mensagem és tu!
  9. A atitude pode escolher-se!
  10. Podemos acrescentar um novo capítulo, mas nunca devemos esquecer a nossa história.
  11. Não podemos afetar as circunstâncias, mas podemos aprender com elas.
  12. Não nos pagam para fazer coisas que não têm valor.
  13. Os planos não valem nada. O planeamento é tudo (és tu!)
  14. A empresa é uma promessa entregue ao cliente através das operações.
  15. Vender é uma ciência, exceto quando é uma arte!
  16. A forma como se olha condiciona aquilo que se vê. (Endurance)
  17. Aim high! Aim for the hearts! Aim for the heads!
  18. DEPENDE (Protetores de Felicidade).


O processo de transformação do Programa de Gestão e Liderança deste grupo não se fez apenas dentro das salas de aula.


Carris foi anfitriã do Programa de Gestão e Liderança de Lisboa | 30 de abril de 2025
O 40.º PGL de Lisboa visitou a Carris, uma referência no setor da mobilidade, com uma cadeia de operações que são em si um caso. Recebidos por Ana Lobato, Diretora da Estação de Miraflores da Direção de Operações, e por Manuel Inácio, da área de Manutenção de Material Circulante da Direção de Manutenção de Elétricos, os Alumni trouxeram lições como, o rigor nos processos e a atenção às pessoas para um crescimento sustentado na excelência do negócio.


Grupo Luís Simões: outro exemplo de notoriedade operacional | 18 de junho de 2025
A visita ao Centro de Operações Logísticas (COL) do Carregado da Luís Simões  teve como foco de estudo a Operação da Nespresso e da Dolce Gusto.
A participante da 40.ª edição do programa da AESE Joana Amaral, agilizou a experiência guiada por: Fábio Leal, Gestor de operações internas, Ângelo Ramalho, Coordenador de operações internas, Tânia Mosca, Administrativa das Operações Internas da Nespresso e Dolce Gusto, Paulo Pinto, Gestor de Operações internas.


Para além dos casos trabalhados em aula, estas são aprendizagens que ganham tridimensionalidade e marcam também pelo convívio gerados entre participantes e professores.

Noticias Relacionadas

Edifício moderno com vidro verde.

Há +45 anos a preparar líderes. Chegou a sua vez?

A AESE dedica-se à formação específica em direção e administração de empresas, com uma perspetiva cristã do homem e da sociedade. Comece agora.