Empresas > Mundo AESE

Protocolos e Parcerias

A AESE desenvolve a sua atividade em estreita colaboração com o tecido empresarial português. Esta proximidade entre o mundo dos negócios e a academia permite uma formação mais alinhada com a agenda e as prioridades dos dirigentes e executivos na atualidade.

Protocolos

A AESE estabelece parcerias com empresas e organizações no sentido de se fortalecerem alianças e laços de cooperação.

O âmbito de cada protocolo é definido, caso a caso, de acordo com os objetivos e segundo as valências de cada uma das entidades. São soluções feitas à medida da estrutura, recursos, dos desafios e das ambições dos parceiros.

Os protocolos podem ser de natureza diversa, como por exemplo:

  • Formação de colaboradores
  • Realização de eventos
  • Programas de formação
  • Facilitar o acesso à formação
  • Promoção das atividades da AESE


Estes protocolos oferecem um conjunto de regalias associadas e ajudam a que a AESE continue a crescer como um centro de formação de direção, atenta às necessidades da comunidade empresarial portuguesa.

Formação customizada

A Formação customizada é uma das variantes da oferta formativa da AESE, que juntamente com a Administração e/ou os responsáveis pelos Recursos Humanos desenham um programa à medida das necessidades sentidas pela empresa.


Plano de Formação


Para um Plano de Formação ser realmente eficaz – é condição necessária conhecer o que a Empresa é hoje – e o que quer ser num prazo de tempo determinado.

Frequentemente centra-se a formação apenas em determinados temas ou metodologias, sem ter em conta a realidade concreta da Empresa. Daqui resulta, demasiadas vezes, um certo ceticismo sobre a eficácia dos cursos de formação, dos seus métodos e conteúdos, até por se deixar, aos próprios formandos, a adaptação do que aprenderam à realidade específica da Empresa.

Trata-se, portanto, de um saber pragmático, que implica um esforço para aprender e um compromisso que o aprendido é aplicado. Se esta eficácia é relativamente mais fácil na formação tecnológica a curto prazo, ela é mais difícil quando se trata de transmitir valores, cultura e formas de comportamento organizativo, requerendo uma preparação mais demorada e um processo de aprendizagem mais lento, estável e duradouro.


O método de ensino da AESE é um processo ativo de formação que se apoia num instrumento pedagógico: o Método do Caso. Um caso é a descrição de uma situação real, semelhante à que um dirigente encontra na sua vida profissional. A sua análise serve de base a este método eminentemente ativo, que fomenta a aprendizagem por via da descoberta, e garante um claro enriquecimento pessoal.

O know-how do corpo docente da AESE, composto por académicos e dirigentes empresariais, enriquece a aplicação deste método com a reflexão académica e uma forte experiência empresarial.

Passos da Formação customizada:

  1. Identificação e determinação, em conjunto com a Direção da Empresa, das necessidades de formação.
  2. Análise da organização empresarial e do contexto em que se desenvolve a sua atividade.
  3. Desenho do Programa e elaboração da proposta.
  4. Discussão preliminar do Programa proposto com a Direção, para ajustamento de objetivos e conteúdos.
  5. Desenvolvimento das atividades prévias ao Programa: normalmente entrevista pessoal, previamente preparada através do preenchimento de um questionário apropriado, entre um Professor da AESE, que continuará exercendo a função de “coach” ao longo do Programa, e cada participante.
  6. Execução do Programa de Formação.
  7. Avaliação dos resultados, com o preenchimento de questionário específico, e primeiras conclusões.
  8. Avaliação pós-Programa: entre 6 meses e um ano após o final da Formação, avaliar-se-á, através dos “coaches” e com cada participante, o impacte real do Programa em face dos objetivos pretendidos.
  9. Relatório final de conclusões.




Exemplos de alguns programas já realizados

Excelência e Inovação no Serviço
Value First Then Price
Changing Minds. Chasing Leadership
O Serviço ao Cliente para Além das Operações
Encontrar as Necessidades Latentes
Gestão de Projetos
Liderança
Corporate Governance Program
Contabilidade para Gestores
Gestão de Equipas
Comunicação e Liderança
Customer Value Management
Gestão de Pessoas e Serviços – Melhorar a Eficiência
CRM – Customer Relationship Management
Ativação dos Indicadores de Gestão

Empresas Parceiras

A relação privilegiada mantida com as Empresas Parceiras resulta de uma colaboração e confiança com um elevado valor acrescentado para ambas as partes. Este intercâmbio entre a AESE e as Empresas Parceiras pode traduzir-se em várias dimensões:

  • Desenvolvimento dos colaboradores via formação, criando-se por exemplo planos de formação customizados,
  • Promoção do conhecimento via investigação, por exemplo na escrita de casos ou na realização de estudos empresariais,
  • Patrocínio de atividades de formação, sejam setoriais, seja a atribuição de bolsas ou o apoio a programas setoriais, o patrocínio de eventos
  • Desenvolvimento da inovação ligada aos desafios empresariais que nos são colocados e
  • Apoio aos Alumni da AESE nas suas muitas atividades formativas e lúdicas.
  • O contexto de cada empresa patrocinadora é analisado em conjunto por forma a maximizar os objectivos de ambas as entidades numa perspetiva win-win plurianual.


A estreita relação da AESE com as Empresas Parceiras permite a estas acederem a um conjunto de regalias exclusivas e ajuda a que a AESE continue a crescer como um centro de formação de direção, atenta às necessidades da comunidade empresarial portuguesa.

De destacar de entre essas regalias as Sessões do Alumni Learning Program, abertas a colaboradores das Empresas Parceiras. O Alumni Learning Program é constituído por um conjunto de sessões de fins de tarde (18:00) com duração de 50 minutos, duas por mês, em média, algumas on-line outras presenciais, entre setembro e julho de cada ano. Contaremos com lições de “Experts” de negócio, de Professores nacionais e internacionais, de Alumni e doutras personalidades de referência.
Durante a primeira edição, o ALP dedicará particular atenção aos temas que serão debatidos na 15ª Assembleia Alumni que ocorrerá em junho de 2021.


Graças ao apoio das Empresas Parceiras, a AESE tem a possibilidade de consolidar a sua missão formativa e enfrentar os seus projectos de futuro. A formação de jovens professores, a sedimentação do conhecimento desenvolvido ao longo dos anos, o impulso crescente à investigação, a modernização das metodologias de aprendizagem bem como o lançamento de novos programas e iniciativas.


A AESE agradece a colaboração às seguintes empresas parceiras:

Contactos

Catarina Heleno
cheleno@aese.pt
Tlf(+351) 936 549 850
 

Contactos

Catarina Heleno
cheleno@aese.pt
Tlf(+351) 936 549 850