A AESE > Formação integral

Formação integral

A AESE propõe-se colaborar na formação da pessoa na sua plenitude, proporcionando meios para uma análise e aprofundamento dos objetivos pessoais da vida, abertos aos valores transcendentes. 


De acordo com os princípios fundamentais da sua atividade, a AESE procura incentivar a promoção de um autêntico espírito cristão nas relações empresariais, através da formação de dirigentes, num ambiente de profissionalismo, rigor científico e respeito pela liberdade. Tal formação possibilita-lhes dar um contributo positivo nos âmbitos em que se desenvolve a vida quotidiana.


A AESE conta com o apoio da Prelatura do Opus Dei, Instituição da Igreja Católica com a qual mantém um protocolo de cooperação para a orientação das atividades de formação cristã que promove.

 

Empresa e Família

A AESE oferece aos seus Alumni uma formação que encara o Homem como um todo. Para além do aperfeiçoamento das capacidades técnicas e das soft skills dos dirigentes, a AESE propõe-se ajudar a conciliar e fortalecer as relações entre a Empresa e a Família.

Family Enrichment Program

Conciliar e fortalecer as relações entre vida familiar e profissional constitui um tema central desta área do Programa. A acelerada dinâmica que caracteriza a sociedade atual, torna cada vez mais necessária a reflexão profunda sobre os temas sociais, familiares e culturais. Clique aqui .

Já é uma tradição na AESE a discussão, em sala de aula, dos casos «empresa-família». Nestas sessões, analisam-se, por meio de métodos interativos, problemas clássicos da vida familiar, inseparáveis da dimensão profissional. Por este motivo, torna-se essencial a participação do cônjuge, o que contribui para um maior aprofundamento e integração dos deveres como cônjuge, pai ou mãe e como profissional de empresa.

Realizam-se também conferências e seminários sobre temas relacionados com a comunicação na empresa e na família, o papel da mulher na sociedade moderna, a necessidade de uma educação para as virtudes e outros temas de especial interesse no momento.

As atividades têm, também, como objetivo, capacitar os pais e mães para intervirem no apaixonante campo da educação dos filhos, em que se busca o desenvolvimento de personalidades harmónicas e ricas, com capacidade de resposta às solicitações e exigências da sociedade atual.

Temas principais
O relacionamento conjugal
O conhecimento dos filhos

Ética, Cultura e Sociedade

A acelerada dinâmica que carateriza a sociedade atual, desafia os líderes, dirigentes e executivos a uma reflexão profunda sobre os temas nucleares propostos pela Doutrina Social da Igreja. A Ética é uma questão central com repercussões na vida das empresas, nas pessoas que as constituem e na sociedade em geral.

As relações dos profissionais de empresa com a sociedade e o ambiente em que atuam, vêm assumindo crescente complexidade.

Esta área do Programa procura analisar e refletir sobre as realidades da cultura atual, que se repercutem de um modo especial na vida das empresas, nas pessoas que as constituem e na sociedade em geral.

Temas principais
Organizam-se conferências e painéis coordenados por especialistas, nos quais os assistentes analisam temas previamente selecionados e participam no colóquio com o orador. Estudam-se questões relacionadas, direta ou indiretamente, com a vida profissional, familiar e social, tais como:

  • Stress e competitividade na sociedade moderna
  • Corrupção, suborno e extorsão
  • A promoção de padrões morais de excelência nas organizações
  • A tolerância e o permissivismo na sociedade atual
  • Individualismo e solidariedade
  • Liderança empresarial e social
  • Empresa, Estado e governos
  • O marketing e a sociedade de consumo
  • Comunicação social e publicidade
  • Carreira, emprego e empregabilidade

Capelania

A AESE dispõe de uma Capelania para serviço dos Alumni e seus amigos, que desejem aprofundar na formação cristã.


Além das recoleções mensais e retiros que organiza, o seu capelão – atualmente, o Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada – está sempre disponível para encontros pessoais de esclarecimento ou orientação espiritual. O horário de atendimento é às terças e quintas feiras, das 13h00 às 14h30, no Piso 0, junto à Capela da AESE. 


De acordo com os princípios fundamentais da sua atividade, a AESE procura incentivar a promoção de um autêntico espírito cristão nas relações empresariais, através da formação de dirigentes, num ambiente de profissionalismo, rigor científico e respeito pela liberdade. Tal formação possibilita-lhes dar um contributo positivo nos âmbitos em que se desenvolve a vida quotidiana.

Boletins de Capelania

O Boletim de Capelania é uma reflexão proposta pelo Padre Gonçalo Portocarrero de Almada, Capelão da AESE.

Aceda aqui às edições anteriores.

Atividades de formação espiritual


Dirigidos por um sacerdote do Opus Dei, proporcionam uma ocasião privilegiada para a reflexão e renovação pessoal. As recoleções na AESE ocupam a hora de almoço e os retiros um fim de semana, em localidades afastadas da cidade.

    Os Círculos de estudo da doutrina cristã são cursos sobre a doutrina cristã para grupos de interessados. Realizam-se na AESE ou noutras localidades, conforme a conveniência dos participantes.

    A Capelania apoia também cursos doutrinais que sejam promovidos no âmbito da AESE.

     

    Retiros para Senhoras

    Senhoras | O Retiro GPS realiza-se a 21 de março de 2020, dia completo, no edifício sede, em Lisboa. Mais informações.

    Retiros para Homens

    Homens | Enxomil (Porto) | De 26 a 29 de março de 2020. Inscreva-se aqui
    Almançor (Montemor o Novo) | Data a definir.

    Recoleção para Senhoras | Have a Break

    • Have a break
    Mensalmente, a AESE organiza um tempo de pausa, durante a hora de almoço. O convite é para parar, longe das ocupações diárias, encontrar Deus e com Ele conversar, refletir e avançar. É um tempo para aprofundar a Fé e o diálogo com Deus. É um tempo para pensar também sobre como se vive a Fé na família, no trabalho, na relação com os outros, no quotidiano da vida.

    Senhoras | Na segunda 3.ª feira de cada mês, das 13:00 às 14:30 (AESE Lisboa).


    2019 – 2020

    11 de fevereiro de 2020
    “Fidelidade e felicidade”, Joana Sousa Pinto
    Meditação “O que é a Missa?”, Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada*

    10 de março de 2020
    “Oração: diálogo pessoal com Deus”, Catarina Lourenço
    Meditação “Sinceridade de vida”, Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada*

    7 de abril de 2020
    “Jesus vivo entre nós”, Sónia Gonçalves
    Meditação “Amor e unidade ao Papa”, Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada*

    12 de maio de 2020
    “Fortalecer o amor: o valor das dificuldades”, Dora Isabel Rosa
    Meditação “Maria, o atalho que conduz a Deus”, Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada*

    2 de junho de 2020
    “O Céu dentro de nós”, Dora Isabel Rosa
    Meditação “Maria, o atalho que conduz a Deus”, Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada*

    * O sacerdote estará disponível para confissões

     


    Anteriores


    8 de outubro de 2019
    “Feitas de uma só peça”Sandra Perdigão Neves
    Meditação “Amar o mundo apaixonadamente”, Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada*

    12 de novembro de 2019
    “Sentido de missão”, Cátia Sá Guerreiro
    Meditação “O que é a comunhão dos santos?”, Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada*


    10 de dezembro de 2019
    “Jesus vem ao nosso encontro”, Maria de Fátima Carioca
    Meditação “A luz de Belém”, Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada*

    7 de janeiro de 2020
    “A imaginação da caridade”, Documentário
    Meditação “A unidade na Igreja e entre os cristãos”, Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada* 

    Mais informações

    Recoleção para Homens

    É um retiro espiritual de curta duração. É um brevíssimo tempo de afastamento das ocupações habituais, para pensar em como se vive diariamente a fé na família, no trabalho e na relação com os outros.

    As recoleções consistem em duas pregações do capelão, ou de outro sacerdote que o substitua, antecedidas de uma breve leitura espiritual e completadas por um exame de consciência. Habitualmente, como se indica abaixo, vão das 13:00 às 14:30.

     Homens | Na segunda 5.ª feira de cada mês, das 13:00 às 14:30 (AESE Lisboa).
    Na segunda 3.ª feira de cada mês, das 21:30 às 23:10 (Colégio Cedros Porto)

    A AESE e o Opus Dei


    A AESE Business School é uma iniciativa da Associação de Estudos Superiores da Empresa, fundada em 1980, e que tem por missão a formação de dirigentes numa perspetiva cristã do homem e da sociedade.


    Fundada à imagem do IESE Business School , devido à metodologia caraterística de Harvard, e aos princípios que regem a formação de homens e mulheres de negócios, a AESE tem desenvolvido a sua atividade com rigor e mérito reconhecido por entidades nacionais – como a Ordem de Mérito concedida pelo Dr. Jorge Sampaio,- e internacionais – como a acreditação EPAS concedida ao Executive MBA. Entre os seus promotores encontram-se alguns membros da Prelatura, assim como um conjunto de outros dirigentes e empresários que nada têm a ver com ela.
     

    Sendo uma iniciativa pessoal de cidadãos e reconhecida como uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, a AESE é dirigida de acordo com os seus estatutos.

    O Opus Dei é uma prelatura pessoal da Igreja Católica fundada por São Josemaría Escrivá de Balaguer. A sua missão consiste em difundir a mensagem de que o trabalho e as circunstâncias do dia a dia constituem uma ocasião de encontro com Deus, de serviço aos outros e de melhoria da sociedade.

    Mais informações em: www.opusdei.pt

    Contactos

    Catarina Lourenço

    catarinaigl@aese.pt

    Contactos

    Catarina Lourenço

    catarinaigl@aese.pt