Notícia

A sua organização está preparada para a IA?

| 30 out 2026 | 3 min de leitura

30 out 2026 | 3 min de leitura

O Agrupamento de Alumni da AESE organizou a apresentação do estudo “AI Use and Organizational Capabilities: A Framework for Readiness and Development”, no âmbito do evento “A sua organização está preparada para a IA?”. No encontro, reuniram-se os autores do estudo, gestores, empresários e especialistas para refletirem sobre o impacto da Inteligência Artificial nas organizações e sobre as capacidades necessárias para transformar o potencial tecnológico em vantagem competitiva sustentável.

A sessão contou com a participação de Jorge Costa da Silva, Professor da AESE e investigador principal do estudo, desenvolvido em parceria com os Professores Miguel Mira da Silva, Professor Catedrático, e de Francisco Lima, Professor Associado, ambos do Instituto Superior Técnico.
Coube-lhes a apresentação das conclusões obtidas na análise qualitativa do trabalho desenvolvido a nível da utilização da IA em contexto organizacional.

Baseado em 103 entrevistas a 106 executivos e profissionais de 81 organizações, o estudo revelou que a maioria das empresas reconhece a importância estratégica da IA e beneficia de um forte compromisso da gestão de topo.
No entanto, persistem desafios significativos ao nível da preparação organizacional.

Entre as conclusões mais relevantes destacam-se a inexistência de estruturas formais dedicadas à IA em muitas organizações, a escassa reformulação de processos de trabalho, a insuficiente preparação dos dados e a dificuldade em encontrar perfis profissionais que combinem conhecimento tecnológico com conhecimento do negócio.

Os investigadores sublinharam ainda que não existe uma única fórmula para avaliar a prontidão de uma organização para a IA. O estudo demonstra que as capacidades necessárias dependem da forma como a tecnologia é utilizada, distinguindo aplicações de âmbito pessoal, em processos organizacionais ou integradas em produtos e serviços. À medida que a utilização da IA evolui para níveis mais avançados, aumentam também as exigências em matéria de estratégia, gestão de pessoas, operações, governação e qualidade dos dados.

Durante a conferência na AESE, foi evidenciado que a questão central para os líderes deixou de ser simplesmente saber se a organização está preparada para a IA. O desafio passa antes por identificar “de que capacidades precisamos para os usos que queremos”, reforçando a necessidade de alinhar a adoção tecnológica com os objetivos estratégicos de cada organização.

Também foi possível ouvir por parte de Mário Martins, General Manager Portugal na IQVIA e orador convidado, a sua experiência de implementação da IA na organização.

A iniciativa integrou a missão da AESE de promover o debate sobre os grandes temas da gestão contemporânea, proporcionando aos participantes uma visão prática sobre os desafios da adoção da Inteligência Artificial e os caminhos para uma transformação organizacional responsável e eficaz.

Noticias Relacionadas

fachada aese

Há +45 anos a preparar líderes. Chegou a sua vez?

A AESE dedica-se à formação específica em direção e administração de empresas, com uma perspetiva cristã do homem e da sociedade. Comece agora.