Claustro > Cátia Sá Guerreiro

Cátia Sá Guerreiro

Fator Humano na Organização
Senior Teaching Fellow

É licenciada em enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa, mestre em Saúde e Desenvolvimento com especialização em Gestão de Programas e Projetos pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da UNL e doutorada, pela mesma entidade, em Saúde Internacional, ramo de Políticas de Saúde.

Enquanto enfermeira exerceu funções em serviços públicos e depois privados, sempre na área da Pediatria. Em 2005 decidiu rumar ao continente africano, como enfermeira voluntária de uma ONG portuguesa. Desde aí o seu percurso profissional fez-se sempre em estreita ligação à Cooperação Internacional, tendo vindo a intervir em diversos países como Guiné-Bissau, São Tomé, Angola, República Democrática do Congo e Zimbabué, vivendo missões de desenvolvimento e também de emergência humanitária. Depois da passagem pelo Alto Comissariado da Saúde em 2009/2010, concretamente pela Coordenação Nacional para a Infeção VIH/SIDA, área da Cooperação, assumiu a Direção Geral de uma ONG portuguesa, não tendo desde então deixado o trabalho com o Setor de Economia Social.

Atualmente colabora com o IHMT em projetos de Cooperação e Investigação em Saúde Internacional, integrando o grupo Global Health and Tropical Medicine para as áreas de Recursos Humanos, Avaliação em Saúde e Planeamento Estratégico.

Na AESE assumiu em Maio de 2014 a Direção do GOS – Programa de Gestão de Organizações Sociais , é senior teaching fellow na área de Fator Humano na Organização e integra a equipa de Coaching. Codirige o Programa de Liderança no Feminino – One Steap Ahead.


Programas nos quais leciona

Executive MBA AESE
PDE – Programa de Direção de Empresas
PGL – Programa de Gestão e Liderança
GAIN – Direção de Empresas Agrícolas e Agroindustriais
GOS – Gestão das Organizações Sociais
OSA – One Step Ahead
LEAP
Short Programs