Setores Estratégicos

GOS | Gestão das Organizações Sociais

Lisboa, 15 de fevereiro a 7 de junho de 2027 | Porto, 16 de fevereiro a 8 de junho de 2027
Equipa de Admissões Lisboa
Maria Brito Correia Coordenadora do Programa de Lisboa
Equipa de Admissões Porto
Ricardo Albuquerque Diretor do Programa do Porto

A Excelência da Missão exige Excelência na Gestão

As organizações da Economia Social desempenham um papel cada vez mais relevante na resposta a alguns dos maiores desafios do nosso tempo. Num contexto marcado por profundas transformações sociais, demográficas e económicas, são chamadas a fazer mais, a chegar mais longe e a gerar um impacto cada vez maior na vida de pessoas e comunidades.

Esta exigência reforça uma convicção que hoje é consensual: a força da missão deve ser acompanhada pela excelência da gestão. Garantir sustentabilidade, mobilizar pessoas, inovar nas respostas, estabelecer parcerias e tomar decisões num ambiente de crescente complexidade requer competências de liderança e de gestão cada vez mais sólidas.

Foi desta convicção que nasceu o Programa de Gestão de Organizações Sociais da AESE. Há mais de uma década, reúne dirigentes e quadros de organizações sociais que procuram aprofundar a sua capacidade de liderar, refletir sobre os desafios das suas instituições e adquirir ferramentas que lhes permitam gerir com maior eficácia e visão de futuro.

Mas o GOS é mais do que um programa de formação. É um espaço de encontro entre pessoas que partilham a ambição de servir melhor, aprendendo com a experiência de outros e construindo uma comunidade de líderes comprometidos com a transformação da sociedade.

Vivemos tempos desafiantes. São precisamente esses desafios que tornam ainda mais necessária uma liderança preparada, competente e inspiradora. Porque gerir melhor não é um fim em si mesmo. É uma condição para gerar mais valor social, criar mais oportunidades e transformar mais vidas.

Junte-se a nós na edição de 2027.

Cátia Sá Guerreiro
Diretora do Programa GOS

LOCAL E HORÁRIO

AESE Campus Lisboa
15 de fevereiro a 7 de junho de 2027
Segunda-feira: 13h00 » 19h30
1x/mês: 09h00 » 19h30

LOCAL E HORÁRIO

AESE Campus Porto
16 de fevereiro a 8 de junho de 2027
Terça-feira: 13h00 » 19h30
1x/mês: 09h00 » 19h30

HORAS DE FORMAÇÃO

116h de Formação Presencial
84h de Preparação

DESTINATÁRIOS

Dirigentes de entidades do setor da Economia Social ou colaboradores em exercício de funções de liderança.

IDIOMA

Português e Espanhol

DIRETORES DE PROGRAMA

Cátia Sá Guerreiro (Lisboa)
Ricardo Albuquerque (Porto)

INVESTIMENTO

600 € +IVA

Objetivos

O futuro das organizações sociais exige uma gestão estratégica, profissional e orientada para resultados. O GOS oferece uma formação prática e inspiradora, transversal a todas as áreas críticas da sustentabilidade organizacional.

Temas que transformam organizações:

Economia Social

  • Enquadramento legal
  • Fundraising e sustentabilidade financeira
  • Gestão de voluntários

Política de Empresa e Organização

  • Missão, valores e objetivos
  • Planeamento estratégico
  • ESG na Economia Social
  • Contabilidade como ferramenta de gestão

Gestão Financeira

  • Orçamentação
  • Controlo de gestão
  • Gestão económico-financeira

Comportamento Humano nas Organizações

  • Motivação e liderança
  • Gestão de pessoas e equipas
  • Cultura e ética organizacional

Marketing e Comunicação

  • Marketing social e institucional
  • Comunicação estratégica
  • Planeamento comercial

Operações, Tecnologia e Inovação

  • Conceção e gestão de serviços
  • Qualidade e inovação
  • Transformação digital e impacto social

Parceria

O programa conta com o apoio institucional da ENTRAJUDA e da Fundação Millennium bcp, ligando os participantes a uma rede de organizações comprometidas com a excelência no setor social.


Perfil da Turma

Destina-se a dirigentes e colaboradores com funções de liderança em entidades do setor da Economia Social que desejam reforçar competências de gestão e melhorar o desempenho organizacional e humano.


Testemunhos

Programa

O GOS promove a eficiência dos recursos, o fortalecimento das equipas e a justiça social, com os seguintes objetivos:

  • Promover uma sociedade mais justa e equitativa
  • Aumentar a eficiência dos recursos institucionais
  • Desenvolver competências em liderança, motivação e gestão de equipas

Método de Ensino

Liderar só se aprende… liderando.

Através da análise de casos reais, os participantes são desafiados a decidir em contextos semelhantes ao seu quotidiano organizacional.

 A aprendizagem inspira-se no modelo da Harvard Business School e do IESE, promovendo:

  • Estudo individual: Análise e leitura crítica
  • Trabalho de grupo: Troca de experiências e critérios
  • Sessão geral: Debate estruturado com enquadramento teórico

Os casos integram a base ECCH, referência global em ensino de gestão.


Workshop

O programa inclui um workshop de dia inteiro, comum às edições de Lisboa e Porto.

Temas abordados em edições anteriores:

  • Sustentabilidade e ESG
  • Financiamento social e gestão do voluntariado
  • Angariação de fundos
  • Inovação no Terceiro Setor

Professores e Convidados

Propina

PREÇO BASE

600 €

(+IVA)

Inclui: documentação e catering
O GOS tem o apoio da ENTRAJUDA e da Fundação Millennium bcp.
Condições especiais de pagamento analisadas caso a caso.

Programas Relacionados

fachada aese

Há +45 anos a preparar líderes. Chegou a sua vez?

A AESE dedica-se à formação específica em direção e administração de empresas, com uma perspetiva cristã do homem e da sociedade. Comece agora.