Claustro > José Fonseca Pires

José Fonseca Pires

Fator Humano na Organização
Professor

É licenciado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1989). Enveredou pela formação em gestão e pela gestão da saúde após fazer o Executive MBA AESE/IESE (2002-2004). Doutorado em Ciencias Humanas, Sociales y Jurídicas na Universitat Internacional de Catalunya (UIC-Barcelona, 2017); a sua tese intitula-se “Misión, motivación e integración profesional en la gestión hospitalaria”.

É Professor e responsável de área de Comportamento Humano na Organização na AESE. É Diretor do PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, desde 2004. Coach na equipa de Coaching directivo da AESE desde 2012. É membro da Direção da AESE (2003-2010; 2017 até à data). É Associate Partner da DPM Counsuting Portugal desde 2017.

Best Paper Award na 4th International Conference on Organization and Management (ICOM 2019), organizada pelo College of Business da Universidade de Abu Dhabi, com o trabalho intitulado “Applying Business Interactive Games for Capacity Building: a Case Study in Health Care Operations Management”, em co-autoria com o Prof. Nuno Biga, da AESE Business School.

Co-autor do livro “Sonhando com um hospital optimista”, um guia para revitalizar a humanização dos cuidados que se prestam nas instituições de saúde. Escreveu o 16.º Capítulo, intitulado “Gerir as pessoas na Saúde, com ética e compaixão”, na obra “Reflexões sobre Ética Médica”, que agrega a participação de 20 outros especialistas na área da saúde.

Participou no estudo “La cultura empresarial: estudio empirico en empresas españolas y portuguesas”, do IESE (2007) e no estudo “Impact of working hours on sleep and mental health” (2017).

É autor do caso “Nelson Pereira” (2011) e co-autor dos casos “Matilde” (2013), “Guilherme” (2014), e “Rodolfo” (2017). Orientou a escrita do Caso “O Centro de cirurgia cardio-torácica de Coimbra” (2006), “O Departamento de Operações do Millennium BCP (2012) e “SAFE4PRO, um negócio pouco seguro” (2017).

Durante os anos universitários, foi diretor da Residência de Estudantes da Boavista, no Porto (1989-1992), responsável por diversos Campos de Trabalho Universitário: Jachembie Zdroy (Katowice, Polónia – 1988), S. Tomé e Príncipe (1989) e pela organização dos Campos de Voluntariado no Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II (1993 – 1996). Foi colaborador permanente do Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária (ISU), ONG para o Desenvolvimento (1992-2002).

Os seus interesses incluem

  • Gestão de Saúde
  • Direção por Missões (DPM)
  • Motivação e Desenvolvimento Pessoal do Dirigente
  • Gestão do Tempo e Organização Pessoal

Descontrai da sua atividade praticando natação.

Sugestão de Links

http://en.wikipedia.org/wiki/Getting_Things_Done

http://www.swimsmooth.com


Programas nos quais leciona
Executive MBA AESE
PADE – Programa de Alta Direção de Empresas
PDE – Programa de Direção de Empresas
GMP – General Management Program
PGL – Programa de Gestão e Liderança
AMEG – Advanced Management in Energy
PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde
GAIN – Direção de Empresas Agrícolas e Agroindustriais
GOS – Gestão das Organizações Sociais
Short Programs