Programa de Alta Direção de Empresas

Tivemos a crise financeira e a “grande recessão”. Tivemos a pandemia, que terá sido – para além de tudo o mais – um acontecimento “revelador” e acelerador de tendências latentes anteriores. E, ainda não  refeitos desta, desabou sobre o mundo a guerra na Ucrânia.

De cada vez, convulsionaram-se os fatores críticos e os riscos relevantes: ora a liquidez, ora o talento, ora a tecnologia, ora a energia, ora a logística, ora as cadeias de aprovisionamento, ora o perfil da procura… Em qualquer caso, tornou-se mais clara a crescente exigência da função de governo nas organizações, e a importância do sentido de responsabilidade daqueles que as lideram.

Cada vez mais, o governo das organizações requer dos seus dirigentes uma atitude recorrente de aprendizagem, refrescamento, recapitulação e capitalização. Solicita uma atenção renovada não só àquilo que sabemos que é preciso saber, como também àquilo que é preciso saber que não sabemos, e até – como a vertigem dos últimos tempos sugere – àquilo que não sabemos que não sabemos (e só podemos imaginar…). Enfim, exige um exercício periódico de reflexão, momentos de inspiração e espaços de abertura a outras experiências, horizontes e ideias.

O PADE – Programa de Alta Direção de Empresas proporciona uma experiência formativa singular, transformante e inspiradora, entre pessoas que desempenham funções de topo. Promove uma abordagem integrada – multifuncional e multidisciplinar – do governo das organizações, de forma simultaneamente relevante, rigorosa e não trivial. Ajuda a desenhar e pilotar o sistema de oportunidades, o sistema de capacidades e o sistema de valores das empresas. E enfatiza especificamente o desenvolvimento pessoal – o governo de si próprio – como premissa essencial para qualquer mudança organizacional que valha a pena e seja sustentável.

Gostaríamos de lhe dar pessoalmente as boas-vindas na abertura da próxima edição do PADE (em Lisboa e no Porto).

Pedro Ferro
Diretor do PADE Lisboa

Pedro Pimentel
Diretor do PADE Porto

DIMENSÃO INTERNACIONAL

O PADE dá um particular destaque aos desafios e oportunidades estratégicas da economia portuguesa virada para o mundo. O programa inclui uma viagem e programa académico numa das escolas da rede de parceiras da AESE/IESE Business School.

Objetivos

O PADE é o palco para o debate de ideias e valores, numa experiência formativa singular, transformante e inspiradora

  • Atualizar e capitalizar conhecimentos sobre os métodos, instrumentos analíticos e modelos conceptuais da gestão, do ponto de vista da Alta Direção
  • Adquirir uma perspetiva mais abrangente das novas tendências da economia e da sociedade: ambiente civilizacional, globalização competitiva, emergência de novos mercados, evolução de modelos de negócio e novas tecnologias.
  • Desenvolver a capacidade de iniciativa, de empreendedorismo e de mudança, quer na organização que dirige, quer na própria carreira profissional.
  • Enriquecer a visão sobre o contexto, a missão e o futuro da organização.
  • Apostar sobretudo no seu próprio aperfeiçoamento: melhorar as capacidades diretivas pessoais, o método de tomar decisões, a aptidão para o trabalho em equipa, a compreensão dos outros e o conhecimento próprio.
  • Refletir sobre experiências, horizontes, ideias e valores, num ambiente de elevada
    qualificação profissional, com o rigor do corpo docente da AESE.
  • O PADE dá um particular destaque aos desafios e oportunidades estratégicas da economia portuguesa virada para o mundo.

Perfil dos participantes

Desenhado para empresários e dirigentes com o mínimo de 10 anos de experiência em posições C-Level, Administração, Presidência e Direção-Geral.

Estrutura do programa

O PADE visa capitalizar conhecimentos sobre métodos, instrumentos analíticos e modelos conceptuais da gestão, do ponto de vista da alta direção, através dos seguintes conteúdos programáticos:

  • Negócio e estratégia. Gestão do presente e escolha do futuro.
  • Estrutura organizacional. Sistemas de convivência e direção.
  • Continuidade e sustentabilidade. Governo corporativo.
  • Macrotendências
  • Gestão de si próprio

Método do caso

Liderar só se aprende… liderando

Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.

É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School e desenvolvido à imagem do IESE Business School.

Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões. 


Os casos produzidos pelos professores e participantes dos programas da AESE Business School integram a base de dados da ECCH, o mais utilizado repositório mundial de casos ao serviço das Business Schools internacionais.


Fases do Método do Caso

  • Estudo individual: Leitura e estudo de cada caso, de modo a analisar os factos, alternativas e decisões que nele se desenrolam.
  • Trabalho de grupo: A riqueza deste passo reside no facto de cada um dos participantes apresentar abordagens e soluções com base na sua formação e experiência profissional. As várias abordagens são também uma excelente oportunidade para examinar os diferentes critérios de direção.
  • Sessão geral: Com uma visão mais ampla e já fruto do exame efetuado nas duas fases anteriores, o professor dirige e coordena o debate, sintetiza os aspetos principais do caso, relaciona com as teorias mais significativas, e realça os valores e opções relevantes, atendendo às várias alternativas e aos possíveis critérios de decisão.

    Semana internacional

    A semana internacional, prevista para Xangai, poderá ser alterada para outro destino, dentro da rede de escolas parceiras.

    Professores e conferencistas

    A AESE Business School convida personalidades de renome do mundo empresarial e académico para apresentar e e debater no PADE novas tendências globais e perspectivas abrangentes sobre a economia, a política, a tecnologia e a sociedade.

    Adrián Caldart
    Professor de Política de Empresa (AESE e IESE); Doutor em Business Administration (IESE); Master (ESADE Business School); Lic. em Administração de Empresas (U.C.
    Argentina).


    Afonso Barbosa
    Professor de Contabilidade financeira, Contabilidade de Custos, Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão; Programa Avançado em Instrumentos Financeiros Derivados (BVl); Executive MBA (AESE/IESE) e Pós-graduação em Análise financeira
    e Lic. em Economia (Instituto Superior de Economia e Gestão).


    Agustín Avilés
    Professor de Política de Empresa; Doutor em Engenharia Naval (Univ. Politécnica de  Madrid); MBA (IESE).


    Alexandra Reis
    ex-Vogal do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da TAP Air Portugal; Professora de Operações (AESE); Influence and Negotiation Strategies (Stanford) Executive MBA AESE/IESE; Lic. Engenharia (Univ. Aveiro).


    Angel Proaño
    Professor do ISEM e Professor convidado do IESE Business School nas áreas de Estratégia e Gestão: Mestre em Responsabilidade Social e Governance (UNED); MBA (IE); PDD (IESE); Lic. em Economia e Gestão (Univ. Navarra).


    António Manuel Vaz
    CEO Sousacamp; Professor de Operações, Tecnologia e Inovação da AESE; Executive MBA AESE/IESE; Lic. Engenharia Aeronáutica (Univ. Beira Interior).


    Beatriz Muñoz-Seca
    Professora de Operações e Inovação do IESE; Doutora em Filosofia e Letras (Univ. Navarra); Mestre em Educação – Comportamento nas Organizações (Harvard University); Lic. em Artes (Univ. Navarra).


    Cátia Sá Guerreiro
    Responsável de Projetos do IHMT para a World Health Organization; Professora de Fator Humano na Organização da AESE; Phd Saúde Internacional, ramo de Políticas de Saúde (IHMT, UNL); Mestre em Saúde e Desenvolvimento com especialização em Gestão de
    Programas e Projetos (IHMT, UNL); Lic.Enfermagem (Esc. Sup. Enfermagem Calouste Gulbenkian).


    Francisco Iniesta
    Professor de Marketing e Política Comercial do IESE; PhD Administração de Empresas (Boston University); MBA (IESE); Lic. em Direito (Univ. Múrcia).


    Fotis Christodoulopoulos
    Professor de Tecnologia do IESE Business School; Mestre em Telecomunicações(Univ. RWTH Aachen); MBA (l’École Nationale des Ponts et Chaussées)


    João Martins da Cunha 
    Professor de Fator Humano na Organização; Doutor pelo Instituto Empresa y Humanismo (Univ. Navarra); Mestre em Governo das Organizações (Univ. Navarra); Mestre em Comunicação nas Organizações (U. Complutense de Madrid); PDE (AESE);
    PDA (Instituto Internacional San Telmo); Lic. em Engenharia Civil (IST).


    Jorge Ribeirinho Machado
    Professor e Responsável Académico de Operações, Tecnologia e Inovação da AESE; Doutor em Governo e Cultura das Organizações (Univ. Navarra); Msc Planeamento Urbano (Univ. Navarra) Executive MBA AESE/IESE; Lic. Engenharia Civil (Univ. Porto).


    José Fonseca Pires 
    Professor e Responsável Académico de Fator Humano na Organização; PhD (UIC Barcelona); Executive MBA (AESE/IESE); Lic. em Medicina (Univ. Porto).


    José Luis Suárez
    Professor Finanças e Diretor do Campus do IESE Business School, Madrid;
    Phd Gestão (Univ. Navarra); Lic. em Administração (Univ. Tucumán).


    Julian Villanueva
    Professor de Marketing no IESE Business School; PhD em Gestão/Marketing (UClA); MBA (IESE); B.A. in Economics (Univ. Complutense Madrid).


    Luís Amado
    Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP; Auditor do Curso de Defesa do Instituto da Defesa Nacional; Auditor do Tribunal de Contas; Consultor de empresas; Lic. em Economia (ISEG).

    Luís Cabral 
    Professor Catedrático de Economia Industrial (NYU); Professor de Economia (IESE); Doutor em Economia (Stanford University); Mestre em Economia (UNL); Lic. Economia (UCP).

    Manuel Rodrigues
    PhD em Gestão na área de Finanças (Cranfield School of Management); MBA Exchange Program (Kellogg School of Management, NU); MBA (IESE Business School); Lic. em Engenharia Civil (IST).

    Maria de Fátima Carioca
    Professora de Fator Humano na Organização; DBA (Manchester Business School); PDE  AESE); Mestre em Engenharia de Sistemas e Computadores (IST); Mestre em Matrimónio e Família (U. Navarra); Lic. em Engenharia Eletrotécnica (IST).


    Mike Rosenberg
    Professor Associado de Strategic Management (IESE); PhD em Filosofia (Cranfield University); MBA (IESE); Bacharelato em Ciência da Engenharia (Univ. Michigan).


    Miquel Lladó
    Membro do Conselho de Administração da Net.ip the Windowing Company, e do Concelho de Direção da Gomà-Camps Group. Visiting Professor de Strategic Management, M&A,
    Leadership & Motivation na University of Sheffield International Faculty (City College); Visiting Professor em Strategic Management no IEDC – Bled School of Management e Conferencista de Strategic Management no IESE Business School.


    Pedro Afonso
    Professor de Fator Humano na Organização na AESE; PhD Psiquiatria e Saúde Mental (Faculdade Medicina Lisboa); Mestre em Ciências do Sono (Faculdade Medicina Lisboa); Lic. Medicina, especialização Psiquiatria (Univ. Coimbra).


    Pedro Ferro
    Professor de Política de Empresa; PADE (AESE); Doutor em Ciência Política (UCP); Executive MBA (IEP/ ESADE); Pós-graduação em Economia Europeia (UCP); Lic. em Economia (UCP).


    Pedro Pimentel
    Professor e Responsável Académico de Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade; PhD em Economia (UN); Mestre em Engenharia Estrutural (FEUP); Lic. em Engenharia Aeronáutica (Univ. Politécnica Madrid).


    Rafael Franco
    Prof. de Contabilidade e Controlo de Gestão da AESE; DBA Gestão (U. Manchester); Executive MBA AESE/ IESE; Lic. Economia (Univ. Lisboa).


    Ramiro Martins
    Professor e Responsável Académico de Política Comercial e Marketing da
    AESE; Doutorando Business Research (Henley Business School); MsC Business
    Research (Henley Business School); PADE (AESE; Lic. Eng. Química (Univ. Porto).

    Idiomas

    Português, Inglês e Espanhol.

    Edição de Lisboa

    O PADE realiza-se de 2 de novembro de 2022 a 26 de abril de 2023, em Lisboa.


    O programa é composto por 110 sessões, que se realizam à terça feira à tarde ( das 13:00 às 19h30, com almoço incluído) e à quarta-feira de manhã ( das 9:00 às 13:15).


    O PADE tem lugar no Edifício Sede da AESE, em Lisboa.


    Para mais informações sobre a próxima edição do PADE Lisboa, por favor, contacte Mafalda Correia de Sá.


    A data provável da semana Internacional será de 20 a 24 de março de 2023.

    Edição do Porto

    O PADE no Porto realiza-se de 03 de novembro de 2022 a 27 de abril de 2023.


    As sessões decorrem no The Yeatman Hotel à quarta-feira de tarde, a partir das 13h00, com almoço, trabalhando-se das 14h15 às 19h30. O Programa recomeça na quinta-feira, às 9h00, terminando às 13h15.


    Para mais informações sobre a próxima edição do PADE Porto, por favor, contacte Carlos Fonseca.


    A data provável da semana Internacional será de 20 a 24 de março de 2023.

    Preço

    18.400€ (+ IVA)


    O preço inclui:

    • documentação
    • material de apoio
    • catering
    • estacionamento
    • estadia e programa letivo na semana internacional, com duração de três a quatro dias úteis.

    O preço não inclui as viagens.

    Marque na agenda o início do PADE: iCal 

    Testemunhos

    
    Gonçalo Barral
    Essilor Portugal

    A semana internacional do 48.º PADE foi o coroar de um programa de excelência. A experiência intensiva no IESE de Nova Iorque trouxe a todos os participantes deste programa um enorme valor acrescentado, quer ao nível dos conteúdos trazidos por excelentes professores e palestrantes, quer ao nível das interações e fortalecimento da relação entre os participantes.

    Gonçalo Barral | Essilor Portugal

    Ana Isabel Trigo Morais
    Ponto Verde

    Frequentar o PADE foi para mim uma experiência que jamais esquecerei e que me deixará ensinamentos e orientações para a vida, em todas as suas dimensões. Sinto-me uma pessoa mais capaz e preparada para enfrentar as problemáticas do mundo profissional, mais atenta à importância da reflexão e do seu contributo para as questões organizacionais e pessoais...

    Ana Isabel Trigo Morais | Ponto Verde

    Carlos Silva Neves
    SANA Hotels & CSNetwork Global Services

    Posso garantir que, chegado aos 52 anos de idade, foi o melhor investimento que fiz, quer a nível pessoal, quer a nível profissional. Nunca mais esquecerei o que aprendi com o corpo docente do PADE, o que discuti com os meus Colegas e assimilei temas tão atuais, essenciais e vitais quer para o mundo das nossas empresas, quer para a conciliação e harmonização entre a nossa vida profissional e a nossa vida pessoal e familiar. A qualidade e o interesse do Corpo Docente, a Organização do curso, as instalações

    Carlos Silva Neves | SANA Hotels & CSNetwork Global Services

    Andreia Ventura
    Grupo ETE

    "Fazer o PADE constituiu para mim um verdadeiro e exigente investimento, do qual obtive integral retorno, pelo que não posso deixar vivamente de o recomendar a todos os quadros dirigentes que queiram aprofundar os seus conhecimentos de liderança e gestão de Alta Direção. O Programa distingue-se pela elevada qualidade dos docentes, excelente organização e particular preocupação com as Pessoas."

    Andreia Ventura | Grupo ETE

    Ficha de pré-inscrição

    Ao proceder à sua inscrição, a AESE fará o tratamento dos dados pessoais, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados para, designadamente, elaborar a lista de inscrição, criar crachá e/ou placa de identificação, elaborar a lista de participantes e/ou proceder à respectiva faturação, bem como o registo de imagens e fotografia ou vídeo no âmbito da atividade da AESE.

    * Preenchimento Obrigatório

    Contactos

    Lisboa | Mafalda Correia de Sá
    mafaldacsa@aese.pt
    Tlf (+351) 217 221 530

    Porto | Carlos Fonseca
    carlos.fonseca@aese.pt
    Tlf (+351) 933 071 973

    Contactos

    Lisboa | Mafalda Correia de Sá
    mafaldacsa@aese.pt
    Tlf (+351) 217 221 530

    Contactos

    Porto | Carlos Fonseca
    carlos.fonseca@aese.pt
    Tlf (+351) 933 071 973