PDE

OBJETIVOS DO PROGRAMA » 
O General Management Program foi preparado para gestores com mais de 5 anos de experiência de direção, empresários e gestores de PME’s com um ritmo profissional exigente.
É uma formação ímpar, graças ao desenvolvimento de competências de gestão, permitindo aos participantes:
• Adquirir uma perspetiva integrada da empresa, melhorando a sua eficácia como gestor, através da discussão de cerca de 100 casos e da aprendizagem pelo testemunho de gestores com carreiras relevantes nos mercados nacional e internacional;
• Aperfeiçoar a sua capacidade de análise e resolução de problemas complexos e uma melhor utilização das ferramentas básicas de gestão;
• Confrontar, na franca interação com os outros participantes, as suas práticas de gestão e desenvolver planos rigorosos e realistas;
• Desenvolver uma melhor compreensão da própria organização, no confronto com estratégias e modelos de negócio;
• Ampliar a possibilidade e espaço de troca de impressões, tendo por base a experiência e o envolvimento dos Professores e do Diretor do Programa.
A modularidade do Programa permite a cada participante a presença a 100% – planeando bem, para os períodos ‘vazios’, as
viagens profissionais e outras solicitações, que cada vez são mais frequentes numa economia global e interdependente –, sem ter de
faltar a nenhuma sessão. Cada módulo de 2 dias – que decorre na tarde do 1º dia, todo o dia seguinte e a manhã do 3º – intervalado de 3 semanas do módulo seguinte, permite o cuidado estudo pessoal e a reflexão dos casos.
EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL »
O conjunto de sessões no IESE permite que cada participante conheça diferentes culturas organizacionais, novas formas de fazer e pensar os negócios e novos modos de abordar os problemas. 
Para além de abrir novos horizontes, pretende-se que o contacto com contextos empresariais paradigmáticos diferentes e as conferências dadas por professores do IESE proporcionem aos participantes do GMP um enquadramento macroeconómico mais completo.



O PDE - Programa de Direção de Empresas
constitui uma oportunidade real de aperfeiçoamento pessoal, profissional e organizacional.


"O PDE destaca-se como o Programa de Direção de Empresas mais vezes realizado na AESE, num modelo muito experimentado, mas continuamente melhorado.
Num mundo em constante mudança, é imprescindível que os diretores das empresas façam uma paragem, criem um espaço que lhes permita avaliar as suas capacidades de liderança, desenvolvam o seu pensamento estratégico e aumentem a sua flexibilidade na tomada de decisão.
O PDE promove esta transformação pessoal e profissional dos dirigentes, estimulando a sua capacidade para integrar as decisões estratégicas da empresa com os resultados do negócio.
Há 25 anos que o PDE tem alavancado histórias de sucesso entre os seus participantes, que testemunham o contributo do Programa para as suas organizações."

Jorge Ribeirinho Machado
Diretor do PDE de Lisboa

João Martins da Cunha
Diretor do PDE do Porto

EMANA INTENSIVA  »
O PDE inclui uma ‘semana intensiva’ envolvendo os grupos de Lisboa e Porto, numa dinâmica de interação conjunta. O plano de sessões é mais extenso do que nas restantes semanas.
Merece um especial destaque a análise e elaboração de um Plano de Negócios. Reunidos em equipas, que competem entre si, os participantes deverão assumir o papel de investidores, podendo aferir e aperfeiçoar as suas competências como empreendedores. 
A semana inclui, ainda, o estudo de uma empresa de relevância tecnológica, com a discussão do caso, num âmbito de maior heterogeneidade, um colóquio com o responsável de topo e uma visita às instalações da empresa que constituem uma referência no setor a nível internacional.

 

Objetivos
O PDE Uma oportunidade para aperfeiçoar a sua liderança.O programa promove a transformação e o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos dirigentes, estimulando a sua capacidade para integrar as decisões estratégicas da empresa com os resultados do negócio.

Impulso Profissional

  • Desenvolve as capacidades diretivas necessárias para liderar e implementar a estratégia da sua organização;
  • Cria relações profissionais duradouras, ganha prestígio e cresce profissionalmente.

Conhecimento

  • Aperfeiçoa a sua capacidade de análise e resolução de problemas complexos;
  • Fortalece a sua liderança através de uma autorreflexão rigorosa.

Competência

  • Adquire uma perspetiva integrada da empresa, melhorando a sua eficácia;
  • Reforça os seus conhecimentos e otimiza as suas estratégias de negociação, superando desafios operacionais e melhorando a sua capacidade de análise e resolução de problemas dos negócios.

Reflexão sobre o estilo de gestão

  • Analisa em profundidade o quadro económico global e estude as novas tendências e desafios enfrentados pelas empresas;
  • Conheça, nas sessões no IESE em Madrid, diferentes culturas organizacionais, novas formas de fazer e pensar os negócios, novos modos de abordar os problemas e um enquadramento macroeconómico mais completo.

A par do estudo de casos e troca de ideias entre profissionais, procuramos motivar também um espírito competitivo na análise de um plano de negócios em que os participantes são levados a fazer o papel de investidores e, deste modo, a assumir os riscos do lançamento de novos projetos e negócios.

  


Estrutura
Política de Empresa
O desenho da estratégia e a mudança organizacional

Política Comercial e Marketing
O mercado, a marca e o produto

Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade
Análise, previsão, planeamento e controlo

Fator Humano na Organização e Ética
Motivação, valores e liderança

Operações, Tecnologia e Inovação
Eficiência e satisfação do cliente

 
No final do Programa, os participantes no PDE recebem um diploma e adquirem a condição de Alumni da AESE.

      
Outros testemunhos


“O PDE da AESE foi uma experiência bastante enriquecedora, exigente e que permitiu aprofundar os meus conhecimentos sobre as várias dimensões associadas à gestão de empresas, bem como a forma integrada como devem ser encaradas. Foi ainda uma oportunidade para refletir de forma estruturada, sempre numa perspetiva muito prática, criativa e atual, sobre diferentes problemáticas organizacionais e para partilhar experiências e vivências com docentes e colegas, que certamente serão uma mais-valia para o meu futuro pessoal e profissional.”

Daniel Silva
Diretor de Recurso Humanos | Amorim Cork Composites



“Sinto-me imensamente grata pelos laços criados e pelo privilégio desta partilha, que me enriqueceu e me tornará melhor profissionalmente e como ser humano, dimensões que não se podem dissociar e que distinguem quem somos.”

Paula Jesus
Direção de Auditoria Interna e Controlo de Risco | Imprensa Nacional - Casa da Moeda

 


“O PDE revelou-se uma oportunidade de desenvolver e consolidar competências que me permitiram evoluir enquanto gestor.”

Luís Costa
Diretor Financeiro | Europastry Portugal S.A.

“Neste mercado global onde nos inserimos, nesta sociedade do conhecimento, é crucial a partilha de experiências, atitudes e comportamentos. O PDE permite uma real e imediata transposição de todo o saber adquirido para a nossa atividade profissional diária. Foi sem dúvida um valor acrescentado e uma aposta ganha!”

Ricardo Coelho
Plant General Manager | EUROPAC


"A frequência do PDE marcou um tempo de transformação na minha vida profissional e pessoal. Além de me ter dotado com um conjunto de ferramentas muito úteis na análise dos problemas, enriqueceu sobremaneira a minha experiência profissional ao por-me em contacto com um vasto conjunto de casos que passaram a integrar a minha memória.
Por outro lado, o ambiente de total abertura que se criou , permitiu que todos pudéssemos expor as nossas ideias sem medos ou censuras, centrando-nos apenas no objectivo de contribuir para a resolução do caso apresentado."

Rosa Almeida | Chefe Nacional de Banca Privada, Seguimento de Riscos de Crédito, Banco Santander
"O estudo do caso revelou-se uma metodologia magnífica que nos garante o desenvolvimento de valências importantíssimas para enfrentar os desafios profissionais que, diariamente, nos são colocados. Vi amplamente aperfeiçoada a minha capacidade analítica, consubstanciando-se num melhoramento significativo do processo de tomada de decisão que, não raras vezes, está baseado em grandes quantidades e em diversas fontes de informação. Relevo ainda o excelente ambiente gerado em torno de todos os participantes, propício a uma enriquecedora partilha de conhecimentos e de experiências. No cômputo geral, a minha participação no PDE estabeleceu um marco importante no meu perfil, no sentido em que potenciou a construção de uma visão macro e integradora de toda a organização em si, tendo ainda adquirido valiosos conhecimentos em áreas nas quais não intervenho directamente. Considero-me hoje um gestor mais completo e melhor preparado".

Filipe Ferreira | Director de Recursos Humanos, Grupo Metalcon


Mais testemunhos

Luísa Trigo de Morais, Global Media Group   Ricardo Cadete, Essilor Portugal   Carlos Ribeiro, INCM


Outros testemunhos
Tiago Nogueira da Costa, ISS Facility Sevices
Carlos Varandas, EDP/LABELEC
Sandra Domingues, FPT

Bolsas e financiamento
Bolsa Administração Pública (Protocolo APEX)
Soluções de financiamento



Mais informações
 

Contactos
Eliana Lucas
Telem. (+351) 931 304 382 | (+351) 217 221 530


Inscreva-se aqui