Howdy, ritalago

Programas Sectoriais > Advanced Management in Energy

Advanced Management in Energy (AMEG)

«Assistimos a mudanças profundas na estrutura do setor e das empresas que procuram reestruturar-se e adaptar-se ao novo enquadramento competitivo e regulatório. As mudanças em curso geram desafios que exigem a atualização de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e, muito em especial, a aquisição de perspetivas consistentes sobre o setor da energia – necessidades a que o AMEG, uma parceria da AESE com a APE, procura dar resposta.»

Francisco Vieira

Diretor do AMEG

ATUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS

A cadeia de atividades do setor e os desafios que enfrenta serão apresentados por conferencistas com experiência e visão adquiridas em funções de alto nível nas principais empresas do setor (das energias alternativas), alternando com a discussão de casos de estudo que proporcionam aos participantes a compreensão, o contexto e as melhores bases para a formulação de estratégias e para a fundamentação de decisões no domínio da gestão de energias alternativas e convencionais.

Testemunhos


Vera Nunes
EDP DISTRIBUIÇÃO

“O AMEG foi uma reflexão profunda, uma procura de mais conhecimento, um debate de pontos de vista e uma negociação das melhores ideias e soluções.”

Vera Nunes | EDP DISTRIBUIÇÃO

Pedro Silva
PROMAN Portugal

O Programa foi bastante interessante porque foi um desafio que obrigou a alguma investigação própria, de acordo com a metodologia do método do caso. A qualidade e nível de conhecimento dos conferencistas tornam o Programa extremamente apelativo. Considero uma grande mais valia o poder ter escutado diretamente das pessoas com um papel ativo no setor, as suas opiniões e a sua visão dos mercados.

Pedro Silva | PROMAN Portugal

Teresa Ponce de Leão
LNEG

O AMEG apresenta uma programação com elevado nível fornecendo aos seus participantes uma visão holística sobre as questões relacionadas com a energia e sua gestão. Lança para a discussão problemas de grande atualidade e de complexidade elevada que são, no entanto, discutidos em ambiente descontraído e eclético, não descurando, no entanto, o necessário aprofundamento. A vertente de gestão dos recursos energéticos, que não poderia faltar a uma Escola de Negócios,...

Teresa Ponce de Leão | LNEG

Tiago Corrêa do Amaral
Abreu Advogados

Como advogado, vim à procura de conhecer melhor o negócio dos clientes com quem trabalho. Encontrei no AMEG gente muito experiente e considero muito útil a minha participação, tendo superado as minhas expectativas. A perspetiva da gestão, nas áreas não estritamente jurídicas, foi também um aspeto que valorizei bastante.

Tiago Corrêa do Amaral | Abreu Advogados

Objetivos

  • Adquirir informação relevante sobre as diversas atividades que integram a cadeia de valor do setor da gestão de energias alternativas e convencionais
  • Caracterizar a transição em curso e respetivos impactos na economia e na sociedade
  • Desenvolver e melhorar as suas competências de gestão.

A cadeia de atividades deste setor e os desafios que enfrenta serão apresentados por conferencistas com experiência e visão adquiridas em funções de alto nível nas principais empresas do setor, alternando com a discussão de casos de estudo que proporcionam aos participantes a compreensão, o contexto e as melhores bases para a formulação de estratégias e para a fundamentação de decisões no domínio da gestão de energias alternativas e convencionais

Perfil dos participantes

O programa foi desenhado para gestores do setor energético e de outros setores de atividade, e é particularmente indicado para executivos nas áreas industrial, técnica, jurídica, financeira, investimentos, comercial, comunicação, consultoria – que beneficiem de um melhor entendimento das atividades e dos mercados da energia.

Temas e competências

Petróleo e Gás
Upstream; Downstream e Gás Natural – Geopolítica, mercados e regulação

Eletricidade
Geração; Transporte; Distribuição e Comercialização

Fontes de Energia Renovável
Overview; Novos modelos de negócio; Investimento em geração renovável e Tecnologias e desenvolvimentos

Mercados e Regulação
Enquadramento legal do setor; Modelo de Regulação em Portugal; Mercados

Políticas e Transição Energética
Geopolítica da Energia e Cenários Energéticos – Descarbonização

Mobilidade e Transportes
Desafios e opções e Eletrificação

Consumidores
A fatura energética e Eficiência energética

Inovação e Digital
Inovação no setor elétrico; Inovação em Redes de Transporte e Transformação digital na energia

O Programa inclui visitas a unidades de referência do setor energético em Portugal.
Conferencistas com experiência de topo nas principais empresas do setor, oferecem no AMEG uma visão e um contexto que proporcionarão aos participantes as melhores bases para a formulação de estratégias e para a fundamentação de decisões no domínio da energia.

Método do caso

Liderar só se aprende… liderando

Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.

É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School e desenvolvido à imagem do IESE Business School.

Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões. 


Os casos produzidos pelos professores e participantes dos programas da AESE Business School integram a base de dados da ECCH, o mais utilizado repositório mundial de casos ao serviço das Business Schools internacionais.


Fases do Método do Caso

  • Estudo individual: Leitura e estudo de cada caso, de modo a analisar os factos, alternativas e decisões que nele se desenrolam.
  • Trabalho de grupo: A riqueza deste passo reside no facto de cada um dos participantes apresentar abordagens e soluções com base na sua formação e experiência profissional. As várias abordagens são também uma excelente oportunidade para examinar os diferentes critérios de direção.
  • Sessão geral: Com uma visão mais ampla e já fruto do exame efetuado nas duas fases anteriores, o professor dirige e coordena o debate, sintetiza os aspetos principais do caso, relaciona com as teorias mais significativas, e realça os valores e opções relevantes, atendendo às várias alternativas e aos possíveis critérios de decisão.

    Duração

    O AMEG realiza-se em Fevereiro de 2021, em Lisboa.

    Número de sessões: 70
    O programa realiza-se em 2 meios dias por semana, no Edifício Sede da AESE, em Lisboa.

    As sessões iniciam-se habitualmente com almoço à segunda-feira e decorrem até às 19h30. Na terça-feira o horário é das 9h00 às 13h15.

    Idiomas

    Português, Castelhano e Inglês.

    Preço

    6.250 € (+ IVA)

    Aos membros do Agrupamento Alumni da AESE e aos Associados da APAE será concedido um desconto de 20% sobre o preço total.

    Early Bird, válido até dia 30 de novembro, no valor de 20% sobre o preço total. Este benefício não é cumulativo com o desconto já praticado para os Alumni AESE e Associados APE.

    O preço inclui: Documentação, material de apoio, catering e estacionamento no edifício AESE.

    Ficha de inscrição

    Ao proceder à sua inscrição, a AESE fará o tratamento dos dados pessoais, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados para, designadamente, elaborar a lista de inscrição, criar crachá e/ou placa de identificação, elaborar a lista de participantes e/ou proceder à respectiva faturação, bem como o registo de imagens e fotografia ou vídeo no âmbito da atividade da AESE.

    * Preenchimento Obrigatório

    Contactos

    Júlia Côrte-Real

    j.cortereal@aese.pt

    Tlm (+351) 939 871 256

    Contactos

    Júlia Côrte-Real

    j.cortereal@aese.pt

    Tlm (+351) 939 871 256

    Formação Relacionada