Evento

Fórum PADIS online | Neuroarquitetura: a ciência dos espaços que cuidam

Inscrições até dia 14 Julho

DATA

14 JUL 2026 Terça-feira

LOCAL

AESE Campus Lisboa

HORÁRIO

Das 18:30 às 19:30

TIPOLOGIA

Gratuito

TIPO

Online

Podem os espaços influenciar a recuperação de um doente, reduzir o stress de uma equipa clínica ou melhorar a experiência de uma família num momento de vulnerabilidade?

A evidência científica mostra que sim.

Desde os anos 80, os estudos pioneiros de Roger S. Ulrich abriram caminho ao Evidence-Based Healthcare Design, ao demonstrar que características do ambiente hospitalar, como o contacto com a natureza, a redução de estímulos, a privacidade e a perceção de controlo, podem influenciar a recuperação, o bem-estar e a experiência dos utilizadores.

Hoje, este conhecimento evolui para uma abordagem mais ampla: a Neuroarquitetura aplicada à saúde.

Neste fórum, promovido pela AESE e pela APN, iremos explorar como os espaços de saúde podem deixar de ser entendidos como meros cenários funcionais para se tornarem agentes ativos no processo de cuidado.

Com a participação da Arq. Teresa Ribeiro, fundadora da Academia Portuguesa de Neuroarquitetura, ficará a conhecer:

  • Como o cérebro e o corpo respondem ao ambiente construído;
  • Que elementos do design influenciam o stress, o bem-estar, a recuperação e a experiência dos utilizadores;
  • Como estes princípios podem ser aplicados em hospitais, clínicas e outros contextos de saúde;
  • Porque é que desenhar melhores ambientes de saúde é também uma questão de responsabilidade, eficiência organizacional e humanização dos cuidados.

Uma oportunidade para repensar o papel do espaço na saúde do futuro.


Horário
18:30 | Boas Vindas
Prof. José Fonseca Pires, da AESE
18:40 | Neuroarquitetura: a Ciência dos Espaços que Cuidam
Arquiteta Teresa Ribeiro, Investigadora em Neuroarquitetura e fundadora da Academia Portuguesa de Neuroarquitetura (APN)
19:10 | Sessão de Perguntas e Respostas
19:30 | Encerramento
Prof. José Fonseca Pires, da AESE

José Fonseca Pires, Diretor do PADIS | Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde da AESE
Teresa Ribeiro, Arquiteta, investigadora em Neuroarquitetura e fundadora da Academia Portuguesa de Neuroarquitetura (APN)

 

Gratuito, mediante inscrição prévia

fachada aese

Há +45 anos a preparar líderes. Chegou a sua vez?

A AESE dedica-se à formação específica em direção e administração de empresas, com uma perspetiva cristã do homem e da sociedade. Comece agora.