Eventos > Alumni Learning Program

Introdução à Microeconomia: Lançamento do livro do Prof. Luís Cabral

Temos de desmontar o sistema capitalista!

Este é o clamor unânime de políticos, jornalistas, activistas e muitos mais.

A tecnologia e a economia, dizem eles, colocaram-nos numa situação insustentável:
a) O planeta está em risco de desaparecer;
b) De França ao Chile aos Estados Unidos, as situações de tensão social multiplicam-se, em grande parte devido aos crescentes níveis de desigualdade;
c) O emprego estável é cada vez mais uma coisa do passado.


A lista dos problemas do capitalismo não fica por aqui. Por todos estes motivos, dizem, temos de nos ver livres deste sistema que não funciona bem e, também, dos tecnocratas que o criaram.


Os economistas não estiveram sempre à frente da política económica. No entanto, a sua influência cresceu consideravelmente nas décadas mais recentes. Nesse sentido, o problema não é só a economia de mercado mas também a Economia como disciplina. Uns dizem que a Economia é o melhor que há, outros que os economistas são o pior que existe.


Este livro tenta mostrar que ambas as perspectivas têm um fundo de verdade. Concretamente, o objectivo é nada menos do que corrigir a forma como a Economia é ensinada, respondendo às críticas dos críticos mas mantendo o que há de bom na disciplina. O lema do livro poderia ser: “A tecnologia e a economia meteram-nos num grande buraco, mas somente a tecnologia e a economia nos podem tirar desse buraco”




Professores

Diogo Lucena
É Professor Catedrático da NOVA-School of Business & Economics da Universidade Nova de Lisboa. Foi Professor Visitante da Universidade de Stanford. Foi Director da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e Vice-Reitor daquela Universidade.

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, obteve o MSc e o PhD em “Engineering Economic. Systems” na Universidade de Stanford.


Luís Cabral
É professor de Economia na NYU e na AESE, tendo sido docente nas universidades: Nova de Lisboa, London Business School, London School of Economics, Berkeley, Yale, IESE. Atualmente, ocupa a cátedra Paganelli-Bull de Economia na New York University.

Preços

Gratuito, mediante inscrição prévia

N.º limitado de participantes presenciais.

Inscrições aceites por ordem de chegada.

Data

8 de outubro de 2021

Presencial e online

Das 18:h00 às 19h00

Data limite de inscrição

6 de outubro de 2021

Ficha de inscrição

As inscrições estão fechadas para este evento.

Contactos

Contactos

Empresas Parceiras: