Claustro > Nuno Biga de Almeida

Nuno Biga de Almeida

Operações e Inovação
Senior Teaching Fellow

Licenciado em Engenharia Civil no IST (1990), concluiu o 13.º PDE – Programa de Direção de Empresas na AESE, em parceria com o IESE – Universidade de Navarra (1997).


É Mestre em Engenharia Civil com especialidade em Ciências da Construção pela FCTUC (2001) e Doutor em Engenharia Civil pela mesma universidade (2009).


No decurso da sua atividade profissional, iniciada em 1990, acumulou experiência no setor da Construção Civil e Obras Públicas, desempenhando funções de Diretor nas áreas de Produção, Qualidade e Recursos Humanos. Enquanto Diretor de Obras foi responsável pela construção de diversas obras de edificação, rodoviárias e ferroviárias. Em 2008 integrou a Comissão de Honra do Fórum Internacional de Gestão da Construção, organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.


Leciona desde 2001 como Professor convidado em várias instituições de ensino superior Universitário e Politécnico. Foi responsável por diversas unidades curriculares nas áreas de economia, gestão e engenharia civil, na Universidade de Coimbra (2001-2008, 2013-2016) e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria (2011-2014). É desde 2008 Senior Teaching Fellow de Operações, Tecnologia e Inovação na AESE Business School.


Entre 2010 e 2016 foi Supervisor Técnico e Científico no Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade. Foi arguente em dissertações de mestrado e doutoramento em instituições de ensino superior. Integrou a comissão científica de diversas conferências nacionais e internacionais, sendo responsável pela revisão científica de dezenas de artigos submetidos por diversos autores.


É Sócio Fundador e desde 2010 Diretor Executivo da empresa Bigadvantage – Consultores de Gestão Lda. (www.bigadvantage.pt), onde exerce consultoria em entidades públicas e privadas de diferentes setores de atividade, em indústria e serviços. Foi responsável por dezenas de projetos de consultoria, nas seguintes áreas: modelos organizativos, investigação aplicada e inovação, soluções tecnológicas, formação e desenvolvimento de competências, gestão de empreendimentos, inspeções técnicas e auditorias de gestão.


Áreas de interesse
Desenvolve investigação aplicada em domínios relacionados com a criação de valor nas organizações designadamente modelos organizativos, gestão de competências e otimização de processos. É autor de vários artigos científicos apresentados em conferências nacionais e internacionais, incluindo publicação em Journal. Concebeu e implementou diversos Serious Games que simulam realidades organizacionais diversas, orientados para o desenvolvimento de competências individuais e de grupo.

Os Business Interactive Games – BI GAMES® receberam em dois anos consecutivos (2019 e 2020) um prémio internacional atribuído por Comissões Científicas de Conferência Internacional de referência (International Conference on Organization and Management); utiliza no Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE o BI GAME designado “Serviço de Urgência” SU®, em contexto de simulação do funcionamento de um Serviço de Gestão Hospitalar.

Programas nos quais leciona
Executive MBA AESE
GMP – General Management Program
PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde
GAIN – Direção de Empresas Agrícolas e Agroindustriais
GOS – Gestão das Organizações Sociais