Notícias

Comunicação: um parceiro estratégico para o negócio

Link_@AESE: Roteiros de crescimento

O Agrupamento de Alumni da AESE, na sequência  da experiência recolhida na sua 13.ª Assembleia, está a desenvolver um modelo complementar das suas Sessões de Continuidade destinadas à formação contínua dos seus participantes.

Trata-se de um formato de workshops, designado Link_@AESE , que tem como objetivo estudar, de forma participada, um tema e desenvolver um plano de ação para aprofundar aspetos particulares com ele relacionados. A primeira sessão teve como tema  “A Comunicação organizacional”  por ser considerado um aspeto estratégico para as empresas.

Para desenvolver este tema, o Agrupamento de Alumni da AESE contou com a colaboração dos Alumni Vera Norte (23.º PDE) e Luís Roberto (38.º PADE), especialistas na área, que estruturaram a sessão, e identificaram os pilares em que baseiam as boas práticas da Comunicação Organizacional: o papel da Comunicação Interna e Externa na empresa, o seu impacto junto dos diferentes stakeholders, a vantagem de estabelecer a interligação com o plano estratégico, e a importância da comunicação para reputação das organizações.

O valor da comunicação

Vera Norte começou por afirmar  que “a comunicação é uma função vital e dela dependem as nossas relações familiares, sociais e profissionais. É complexa, mas também apaixonante.”  

Para Luís Roberto, “a comunicação organizacional está hoje na ordem do dia por ser considerada um parceiro estratégico.” Para sobreviver à crise, as empresas tiveram de se reinventar e reposicionar no mercado através de novas estratégias, de novos objetivos, de novas ofertas e de uma nova imagem. Os novos consumidores e a comunidade em que se inserem, assim o exigem. A Comunicação Organizacional é “um composto de várias «frentes de batalha»: a comunicação institucional, a comunicação interna e a externa, a comunicação de Produto (Marketing) e as Relações Públicas.” A Comunicação Organizacional evolui consoante novas mentalidades e tendências. Por essa razão, comunica-se hoje de forma distinta do passado e naturalmente do futuro.

Primeiras conclusões
Dos grupos de trabalho constituídos com os participantes na sessão, foi possível concluir que a Comunicação Interna ainda não tem em consideração as necessidades de informação e de formação do público interno, colaboradores e prestadores de serviços. Tal como é necessário identificar os destinatários, definir os objetivos, planear e executar numa comunicação externa voltada para os meios de comunicação social, também deve haver esta preocupação com cada uma das partes interessadas na estratégia de negócio: colaboradores, fornecedores, acionistas e outros stakeholders.

O alinhamento  da comunicação com a estratégia do negócio pressupõe um forte envolvimento do CEO e da Alta Direção, e uma sólida visão estratégica e da missão da Organização.

A comunicação pode acrescentar valor ao negócio se estiver em permanente ligação com os processos da organização, se existir um planeamento conjunto das ações e estratégias de Comunicação, com a orientação das atividades da organização, sejam elas de  crescimento, expansão, sucesso ou crise…

A Comunicação constitui um fator determinante na construção da imagem e reputação, erguendo credibilidade junto dos reguladores, gerando recomendação dos consumidores, apoio dos parceiros, alinhamento dos colaboradores e engagement dos Media. Por outro lado, a comunicação é um aliado privilegiado quando em situações de crise se visa a recuperação da imagem.

A comunicação integrada como solução estratégica, pressupõe um trabalho conjunto que privilegie a coerência, reflexo de uma cultura organizacional bem estabelecida e que se espelha no plano de comunicação.

Próximos passos

Do encontro Link_@AESE “Comunicação organizacional” resultaram sugestões para um trabalho de continuidade sobre o tema, a serem desenvolvidas pelos participantes em colaboração com outros Alumni da AESE, empenhados neste tema e na sua implementação nas empresas que dirigem, sejam elas dos setores público, privado ou social. 

A apresentação de novas ideias e contributos poderá ser feita contactando o Prof. Raul Bessa Monteiro pelo mail rbmonteiro@aese.pt.

Link_@AESE em novos temas
A iniciativa Link_@ AESE prevê o desenvolvimento de equipas de trabalho em outras áreas da vida das organizações, estando previsto lançar a discussão nas áreas de Recursos Humanos, Tecnologias da Informação e Exportações.


AESE nos media
AESE lança formações para os antigos alunos
Diário Económico, 23.03.2015 

1.ª Sessão Link_@AESE
hrportugal.pt, 20.03.2015