MBA

Programas Executivos > Executive MBA AESE

Executive MBA AESE

A Purposeful goal

O novo líder deve alcançar o mais alto grau de profissionalismo e automotivação, para embarcar na busca constante pela excelência. Um caminho que tem como primeira consequência a realização pessoal e profissional. Ao mesmo tempo, deve ter a generosidade de colocar todo esse esforço ao serviço dos outros, da sociedade e do mundo.


Considera-se uma pessoa exigente, inconformista e que pretende aperfeiçoar-se?

Acha que tem muito mais a dar para causar um impacto real e duradouro?


Então é um candidato ao Executive MBA AESE.

“Over the last 20 years, the AESE Executive MBA has led to numerous success stories among its participants. From the beginning of the Programme, this is the best proof of its effectiveness! We look forward to working with you on the next step in your career.”


Maria de Fátima Carioca

Dean of AESE Business School

Franz Heukamp
Dean of IESE Business School

 

As seis dimensões do Executive MBA AESE

O Executive MBA é uma jornada intensa de transformação pessoal e profissional que o prepara para enfrentar desafios em qualquer cenário de negócios.


Perspetiva de gestão geral
Obterá uma visão abrangente e aprofundada da empresa, a partir de uma perspetiva de gestão geral. Isso irá permitir-lhe compreender a singularidade de cada área operacional, as relações entre elas e a forma como são afetadas pelas suas decisões.


Tomada de decisões estratégicas
Analise problemas complexos, teste abordagens diferentes e avalie resultados. Ao examinar mais de 250 casos de negócios, irá aperfeiçoar a capacidade de compreender situações desafiantes, justificar a sua estratégia e decidir o melhor curso de ação.

Espírito empreendedor

Irá descobrir o seu empreendedor interior. O MBA Executivo da AESE ajuda-o a detetar novas oportunidades e a adquirir o conhecimento e as ferramentas para tirar o máximo partido delas, dentro e fora da sua organização.


Liderança eficaz

Crie e alinhe equipas eficazes em torno de uma visão partilhada e um objetivo comum. Aprofunde a visão ética e humanística da liderança e aprenda a assumir um papel ativo na comunidade.


Alcance global
O conteúdo de alto impacto do Programa, a orientação do corpo docente e as semanas intensivas em diversos pontos do mundo dão-lhe uma referência fundamental: a consciencialização das tendências e oportunidades que moldam o panorama de negócios global da atualidade.


Autoconhecimento
Aumente a empatia, a autoconsciência, a inteligência emocional e a desenvoltura para comunicar com confiança, em qualquer ambiente profissional. Consolide capacidades para gerir crises, stress e desafios. Construa uma rede de relações pessoais e profissionais duradouras.

Programa Académico

1º Ano Académico
O primeiro ano estabelece as bases académicas para o Programa. Terá uma compreensão mais sólida das principais áreas de gestão e uma visão holística para liderar em todas as áreas da organização.


1.º Trimestre | De outubro a dezembro
People Management
Strategic Marketing
Financial Accounting
Managing oneself
Decision Making
Analysis of Business
Problems (ABP) 1

2.º Trimestre | De janeiro a março
Financial Management
Operations Management
Market dinamics
Marketing Intelligence
Development ofExecutive skills
Case writing
Elective track


3.º Trimestre | De abril a julho
Capital allocation decision making
Supply Chain and Innovation Management
Strategic Management
Negotiation skills
Business Plan in Action
Analysis of Business Problems (ABP) 2
Entrepreneurial Initiative
Elective track

2.º Ano Académico

No segundo ano, reforçará as principais competências de liderança, a perspetiva de gestão geral e as capacidades empresariais.


4.º Trimestre | De setembro a dezembro
Leadership, business and ethics
International finance
Organization and Governance of the firm
World economy
Entrepreneurial Initiative (EI)
Elective track


5.º Trimestre | De janeiro a março
Managerial Accounting
How to make things happen
Capturing Marketing Value
Managing the digital context
Entrepreneurial Initiative (EI)
Elective track


Projeto final
Entrepreneurial Initiative (EI)
Elective track

Customisable Options

Elective Track
O elective track do Executive MBA AESE é uma oportunidade de orientar a aprendizagem dos participantes em função das áreas de especialização pelas quais decidirem optar.
Os Short Programs propostos ao longo do Executive MBA AESE visam desenvolver competências específicas, proporcionando aos alunos a possibilidade de investir tempo de formação, de acordo com as suas preferências. Ao longo do programa, os participantes deverão completar o mínimo de 5 dias completos de short programs.

Semanas internacionais
O Executive MBA AESE organiza semanas internacionais em Lisboa, Nova Iorque e Tóquio que promovem conhecimentos de ponta sobre os ecossistemas de negócios globais e perspetivas de gestão inovadoras, de âmbito global e multicultural.

Semanas internacionais

O programa inclui uma semana internacional obrigatória em Portugal, sobre o tema “Excelling in Leadership” e que irá ocorrer em setembro de 2022, na sede da AESE; e duas semanas opcionais no estrangeiro (EUA e Japão).


Meiji Business School, TOKYO, Japão
O campus da Meiji Business School, no centro de Tóquio, está localizado perto de Otemachi, o distrito comercial e de negócios da cidade, a poucos passos do Palácio Imperial. O MBA Executivo da MBS é conhecido pelo seu foco em negócios familiares, startups, imóveis e gestão geral.


Nova Iorque
O campus do IESE em Nova Iorque está localizado no centro de Manhattan, o distrito comercial e de negócios da cidade, a poucos passos do Carnegie Hall, do Lincoln Center e do Central Park. O IESE de Nova Iorque é especializado em programas de educação executiva focados em negócios globais, média e entretenimento e programas personalizados para organizações norte-americanas.

Comité do Executive MBA AESE

O Comité do Executive MBA AESE é constituído por:
Adrián Caldart, Diretor do Comité do Executive MBA AESE
José Miguel Pinto dos Santos, Diretor do Executive MBA AESE
Rafael Franco, Diretor do Executive MBA AESE
Inês Magriço, Subdiretora do Executive MBA AESE

Acreditações e Reconhecimentos

O Executive MBA AESE tem as acreditações AMBA e EFMD.

A AESE Business School é Associate Business Member da AACSB .

Método de aprendizagem

Método do Caso
Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.
É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School e desenvolvido à imagem do IESE Business School.

Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões.


Mentoring
Um mentor pessoal proporcionará um feedback contínuo e conselhos de  carreira, ao longo do programa, de modo a garantir que o participante aproveitará ao máximo a experiência e alcançará o seu máximo potencial.


Team-Based Projects
ABP & EI
O trabalho de equipa garantirá um verdadeiro forum de partilha de conhecimento diversificado entre os participantes e potenciará a capacidade individual de alinhar diferentes perspetivas.


Peer-To-Peer Learning
O Executive MBA AESE reúne um grupo de gestores bem sucedidos de várias indústrias e empresas e com perfis profissionais distintos. Esta riqueza enriquecerá a rede de contactos profissional do participante e permitirá a exposição a novas abordagens e práticas criativas, pouco usuais no seu ambiente corporativo.


Business Simulations
O aluno irá aproveitar para elevar o seu conhecimento privilegiado a um nível superior e aperfeiçoar as suas competências executivas e de comunicação, num contexto verdadeiramente desafiante, no que respeita à gestão de tempo e debate de ideias contrastantes.


Professional and personal development
Serão atribuídos a todos os participantes no Executive MBA AESE 2 professores – um tutor e um coach–, que o irão acompanhar, encorajar e ajudar do ponto de vista pedagógico, profissional e pessoal.

    Próxima edição, duração e local

    O Executive MBA AESE tem uma duração de 2 anos letivos.
    Realiza-se de 7 de outubro de 2022 a julho de 2024, no edifício sede da AESE.


    Horário tipo

    Sextas feiras | 14h00 – 19h00*
    Sábados | 08h30 – 13h00
    * Uma vez por mês, uma sexta-feira é um dia inteiro e um sábado é sem aulas.


    Os participantes devem antecipar 10 a 15 horas de estudo individual por semana. O programa inclui uma semana internacional obrigatória e duas semanas internacionais opcionais.

    Horas de formação
    660 horas de aprendizagem interativa.


    Diploma

    AESE Business School

    Idiomas
    Português, inglês e espanhol
     
    Localizações:
    Sede da AESE, em Lisboa
     
    Semanas internacionais opcionais:
    • Nova Iorque, EUA.
    • MBS Tóquio, Japão

    Processo de candidatura

    1. Submeter o formulário de candidatura
    2. Submeter o formulário de pedido de dispensa do teste de admissão. Nota: Durante o período de pandemia, os candidatos ficam isentos de realizar o GMAT, GRE ou teste de admissão AESE, contudo deverão preencher o formulário acima mencionado
    3. Fazer o pagamento da taxa de inscrição (70 €)
    4. Entrevista de Admissão com o Diretor do Programa
    5. Entregar duas cartas de recomendação com base no template a formecer pela Direção de Admissões


    Quando todos os elementos acima mencionados tiverem sido submetidos à Direção de Admissões, o Comité do Executive MBA AESE avalia a candidatura e decide sobre a admissão do candidato.

    A admissão no Programa tem lugar após aprovação da candidatura pelo Comité do Executive MBA AESE e pagamento do respetivo sinal.


    Fases de candidatura

    • Fase 1 | 20 de maio de 2022
    • Fase 2 | 31 de julho de 2022
    • Fase 3 | 16 de setembro de 2022

    Propinas

    Propina base
    27 750 € (IVA incluído), a pagar em prestações trimestrais.

    Este valor inclui a documentação, bibliografia de apoio, catering, o parque de estacionamento na sede da AESE e a Semana Internacional em Lisboa.


    Early bird
    24 300 € (IVA incluído), para processos de admissão concluídos e sinal pago até 31 de maio de 2022.

    Semanas Internacionais ao estrangeiro (opcionais)
    3 075 € (IVA incluído).
    Este valor inclui o programa académico e a estadia local. Os voos são por conta do participante.


    Bolsas e Descontos
    Estão disponíveis bolsas de mérito até 100 % da propina base do Executive MBA AESE.
    Duas matrículas do mesmo grupo empresarial ou duas matrículas de familiares diretos recebem um desconto de 10 % na propina base.
    Não é possível acumular descontos e benefícios, com exceção da Bolsa Babysitting.

    Career Management Center

    Sabendo que mais de 40 % de mudanças de carreira são determinadas pelas empresas de Executive Search, o Career Management Center irá desenvolver sessões personalizadas. Estão focadas em identificar os objetivos de carreira de cada participante e em desenhar o plano de carreira que melhor se ajusta a cada um. Para isso, identificam-se os perfis procurados e as competências mais valorizadas e qual o melhor posicionamento face ao mercado e ao futuro pretendidos.

    No fim do programa, o Livro Curso com os participantes do programa é enviado a empresas de Executive Search.

    Fátima Bragança
    Bristol-Myers Squibb, Portugal

    O MBA AESE é uma experiência académica que marca definitivamente a evolução profissional e pessoal dos alunos. É um percurso de crescimento para cargos de direção, com uma perspetiva diferente sobre os negócios, que motiva a ser mais eficiente, mais holístico, mais criativo e mais socialmente responsável. No meu caso particular, este salto qualitativo permitiu-me arriscar uma mudança profissional mais desafiante e de maior responsabilidade que ocupo atualmente.

    Fátima Bragança | Bristol-Myers Squibb, Portugal

    Diogo Furtado Lopes
    E-Redes

    A participação no Executive MBA AESE contribuiu para a minha capacitação no processo de tomada de decisão através da interpretação de diferentes situações de negócio, fomentando uma visão holística aplicada ao contexto em que as organizações se inserem. 

    Diogo Furtado Lopes | E-Redes

    Catarina Barradas
    EDP
    Tiago Catarino
    INCM

    Participar no Executive MBA AESE foi provavelmente uma das melhores decisões que tomei na minha carreira – um momento para acelerar o crescimento profissional e pessoal. As aprendizagens e experiências oferecidas pela aplicação do método do caso e colaboração entre colegas foram chave para o meu processo de criação de conhecimento, permitindo complementar a minha formação em engenharia.

    Tiago Catarino | INCM

    Contacto

    Contactos

    Júlia Côrte-Real

    Tlm (+351) 939 871 256

    Tlf (+351) 217 221 530