Portugal enfrenta o paradoxo de ter mais financiamento disponível do que projetos a financiar.
Os Fundos Europeus (Quadro de Financiamento Plurianual 2021-2027 e Next Generation EU) vão trazer ao nosso País cerca de 63 mil milhões de euros na próxima década. Mas, o Tribunal de Contas concluiu que a execução dos fundos do “Portugal 2020”, embora com boas taxas de compromisso, tem sido lenta, com reduzida absorção dos fundos, incumprimento de objetivos intermédios e fraca orientação para resultados. Que farão os empresários e gestores portugueses perante esta oportunidade?
O Next Generation Program é a resposta da AESE Business School a este desafio. Propomos pensar o investimento financiado por Fundos Europeus como um processo com três fases críticas: planeamento estratégico, candidatura e execução do projeto.
Queremos cruzar as competências da sua organização com as competências exigidas para a inovação, a transição digital e a transição ambiental.
O formato inovador do NextGen permite reunir em sala os professores da AESE e os principais atores deste processo: as agências nacionais que gerem os Fundos Europeus, os bancos que fornecem as linhas de financiamento, as organizações que apresentam os projetos, e os consultores que as apoiam no processo.
Diogo Ribeiro Santos
Diretor do Programa
O programa Next Generation decorre em duas dimensões:
- Operacionalização dos Fundos Europeus – guia para os fundos europeus, desenho de projetos, financiamento bancário e contratação pública.
- Áreas temáticas: Inovação Empresarial, Transição Digital e Transição Ambiental.
Ficha de inscrição
As inscrições estão fechadas para este evento.
Contactos