Notícias > ALP: Itinerário da Assembleia

A economia como um Donut

04/01/2021

A AESE foi anfitriã da sessão “When the Economy meets the Doughnut”, com Carlota Sanz, Co-founder and Strategy Lead of DEAL – Doughnut Economics Action Lab. No âmbito do Alumni Learning Program, Carlota Sanz deu mais um passo no Itinerário da próxima Assembleia da AESE. A conferência online realizou-se no dia 28 de janeiro.


 A oradora apresentou um modelo económico inovador desenhado para o séc. XXI. O conceito tem tido uma projeção internacional notável, desde que foi apresentado em 2012. O objetivo consiste em envolver a humanidade de forma global, trazendo-a para o “Donut”, observando as necessidades dos indivíduos e suprindo-as, de forma eficiente e inclusiva.


O modelo do “Donut” traduz a imagem de 2 anéis concêntricos: um de cariz social, que garante que ninguém é deixado de parte com necessidades essenciais por suprir; e a outra esfera de natureza ecológica, capaz de assegurar que a humanidade respeitará os limites que asseguram o equilíbrio saudável da vida no planeta Terra. A humanidade e o modelo económico desenvolver-se-ão no sentido de recriar o futuro, no espaço vazio do donut, que resulta do jogo entre os compromissos social e ecológico.


Este modelo – promovido pelo DEAL – Doughnut Economics Action Lab – tem gerado debates alargados de forma a poder ser implementado nas comunidades, nas empresas, nos governos, num espectro global.


A sessão foi extremamente apreciada pelos Alumni, que no final, tiveram oportunidade de colocar questões a Carlota Sanz.


Próximas sessões do Alumni Learning Program da AESE