pde
Howdy, claudia
PDE

Programas Executivos > Programa de Direção de Empresas

Programa de Direção de Empresas

“Num mundo em constante mudança, é imprescindível que os diretores das empresas façam uma paragem, criem um espaço que lhes permita avaliar as suas capacidades de liderança, desenvolvam o seu pensamento estratégico e aumentem a sua flexibilidade na tomada de decisão.

O PDE promove esta transformação pessoal e profissional dos dirigentes, estimulando a sua capacidade para integrar as decisões estratégicas da empresa com os resultados do negócio. Há 27 anos que o PDE tem alavancado histórias de sucesso entre os seus participantes, que testemunham o contributo do Programa para as suas organizações.”

Jorge Ribeirinho Machado
Diretor do PDE Lisboa

João Martins da Cunha
Diretor do PDE Porto

DIMENSÃO INTERNACIONAL

O programa académico do PDE é complementado com sessões no IESE Madrid. O conjunto de sessões no IESE, em Madrid, permite que cada participante conheça diferentes culturas organizacionais, novas formas de fazer e pensar os negócios e novos modos de abordar os problemas. Para além de abrir novos horizontes, o contacto com contextos empresariais paradigmáticos e as conferências dadas por professores do IESE, proporcionam aos participantes um enquadramento macroeconómico mais completo.

Testemunhos


Osvaldo Santos
Millenniumbcp

“Participar no PDE foi uma experiência muito enriquecedora e recomendável a todos os níveis que nos marca para a vida, pois permitiu o desenvolvimento de conhecimentos e competências fundamentais ao desempenho das minhas funções e o conhecimento de pessoas com experiências muito diversas que enfrentam desafios semelhantes no seu dia-a-dia. Na vida o que nos marca são as pessoas e no PDE foi isso que aconteceu.”

Osvaldo Santos | Millenniumbcp

Mariana Reis
CCB

“O PDE tem uma componente prática, acompanhado das bases teóricas. É um programa que nos traz muito conhecimento, mas eu sinto que, principalmente, nos transforma como pessoas e como profissionais. O método do caso permite-nos associar os temas em estudo e debate a casos da nossa vida passada, atual e futura o que acaba por tornar a aprendizagem mais intuitiva. Apesar da exigência da cadência semanal, o PDE torna mais fácil de realizar.”

Mariana Reis | CCB

Kiko Martins
Grupo Chef Kiko

“Montei uma empresa há cerca de 7 anos. Como sempre senti necessidade em ganhar competências em gestão, fui procurar a formação que melhor se ajustava à arte de gerir e dirigir pessoas, de pensar o negócio e de estruturar uma empresa de uma forma não só ética como também com competências, com rigor, com respeito pelas pessoas. Sinto-me, no fim do programa, bastante satisfeito e motivado para, com mais garra e vontade, pôr tudo o que aprendi em panos limpos.”

Kiko Martins | Grupo Chef Kiko

Marina Reis
Sovena Oilseeds

“Frequentar o PDE foi, sem qualquer dúvida, uma das experiências mais enriquecedoras da minha vida. A visão transversal obtida pela análises dos casos, assim como a partilha de diferentes pontos de vista entre todos os participantes serão uma mais valia que vou levar para a minha vida pessoal e profissional. Não posso ainda deixar de referir o excelente espírito de grupo que se viveu durante todo o Programa, deixando amizades para toda a vida.”

Marina Reis | Sovena Oilseeds

Objetivos

Impulso Profissional

  • Desenvolve as capacidades diretivas necessárias para liderar e implementar a estratégia da sua organização;
  • Crie relações profissionais duradouras, ganhe prestígio e cresça profissionalmente.

Conhecimento

  • Aperfeiçoe a sua capacidade de análise e resolução de problemas complexos;
  • Fortaleça a sua liderança através de uma autorreflexão rigorosa.

Competência

  • Adquira uma perspetiva integrada da empresa, melhorando a sua eficácia;
  • Reforce os seus conhecimentos e otimize as suas estratégias de negociação, superando desafios operacionais e melhorando a sua capacidade de análise e resolução de problemas dos negócios.

Reflexão sobre o estilo de gestão

  • Analise em profundidade o quadro económico global e estude as novas tendências e desafios enfrentados pelas empresas;
  • Conheça, nas sessões no IESE em Madrid, diferentes culturas organizacionais, novas formas de fazer e pensar os negócios, novos modos de abordar os problemas e um enquadramento macroeconómico mais completo.

Parcerias

A estreita colaboração entre a AESE e o IESE Business School e as mais de 20 escolas internacionais da rede traduz-se no intercâmbio de professores, na elaboração de casos e programas conjuntos de investigação, bem como no âmbito dos programas de formação de Executivos.


O PDE inclui uma deslocação ao IESE Business School em Madrid, em conjunto com os participantes do PDE Porto e PDE Lisboa, bem como, os participantes do GMP.

Perfil dos participantes

Diretores de 1ª linha.

Método do caso

Liderar só se aprende… liderando

Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.

É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School e desenvolvido à imagem do IESE Business School.

Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões. 


Os casos produzidos pelos professores e participantes dos programas da AESE Business School integram a base de dados da ECCH, o mais utilizado repositório mundial de casos ao serviço das Business Schools internacionais.


Fases do Método do Caso

  • Estudo individual: Leitura e estudo de cada caso, de modo a analisar os factos, alternativas e decisões que nele se desenrolam.
  • Trabalho de grupo: A riqueza deste passo reside no facto de cada um dos participantes apresentar abordagens e soluções com base na sua formação e experiência profissional. As várias abordagens são também uma excelente oportunidade para examinar os diferentes critérios de direção.
  • Sessão geral: Com uma visão mais ampla e já fruto do exame efetuado nas duas fases anteriores, o professor dirige e coordena o debate, sintetiza os aspetos principais do caso, relaciona com as teorias mais significativas, e realça os valores e opções relevantes, atendendo às várias alternativas e aos possíveis critérios de decisão.

    Próximas edições e duração

    PDE Lisboa realiza-se de Fevereiro a Julho de 2021, em Lisboa, no Edifício Sede, em Lisboa.
    As sessões realizam-se à quarta-feira de tarde e à quinta-feira de manhã.

    PDE Porto realiza-se de Fevereiro a Julho de 2021, no Porto Palácio Congress Hotel (Av. da Boavista, 1269).

    As sessões realizam-se à terça-feira de tarde e à quarta-feira de manhã.

    O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença semanal dos participantes nas sessões de trabalho, durante dois meios-dias.

    O PDE tem 2 edições anuais, cada uma delas compostas por 110 sessões.
    Número de horas de formação: 226.
    Duração: 5 meses.

    Após a conclusão do PDE, os participantes adquirem a condição de Alumni da AESE, que lhes permite estabelecer uma rede de Contactos entre si e destes com a Escola.

    Idioma

    Português e Castelhano.

    Preço

    13.000 € (+ IVA) Inclui a documentação, material de apoio, catering, o parque de estacionamento e viagem de ida ao IESE Madrid.

    Marque na agenda o início do PDE: iCal

    Ficha de inscrição

    Ao proceder à sua inscrição, a AESE fará o tratamento dos dados pessoais, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados para, designadamente, elaborar a lista de inscrição, criar crachá e/ou placa de identificação, elaborar a lista de participantes e/ou proceder à respectiva faturação, bem como o registo de imagens e fotografia ou vídeo no âmbito da atividade da AESE.

    * Preenchimento Obrigatório

    Contactos

    Eliana Lucas

    Lisboa | Eliana Lucas

    elianalucas@aese.pt

    Tlf (+351) 931 304 382

    Porto | Carlos Fonseca

    carlos.fonseca@aese.pt

    Tlf (+351) 933 071 973

    Contactos

    AESE Lisboa | Eliana Lucas 

    elianalucas@aese.pt

    Tlf (+351) 931 304 382

    Contactos

    AESE Porto | Carlos Fonseca

    carlos.fonseca@aese.pt

    Tlf (+351) 933 071 973