GAIN | Direção de Empresas da Cadeia Agroalimentar - AESE Business School - Formação de Executivos
Howdy, claudia
Howdy, claudia

Direção de Empresas da Cadeia Agroalimentar


Este é um setor virado para o mercado global que enfrenta enormes desafios e importa garantir que as empresas do agroalimentar estejam munidas de ferramentas de gestão, que podem encontrar neste programa.


Neste contexto muito complexo que atravessamos, com uma guerra que se prolonga, uma seca extrema reflexo das alterações climáticas e a parte final de uma pandemia, os consumidores europeus tiveram sempre acesso a alimentos de elevada qualidade, com segurança alimentar e a preços acessíveis. Produção, indústria e retalho têm que trabalhar cada vez mais em parceria a fim de beneficiar o consumidor final e toda a cadeia. A aposta na dimensão e escala na oferta e na procura garantem uma maior competitividade neste mercado, cada vez mais global.

 

Gonçalo Santos Andrade
Diretor de Programa


DIMENSÃO INTERNACIONAL


O GAIN inclui a inscrição na Food and Beverage Industry Meeting, no IESE Business School, em Barcelona.

Em parceria com:

Benefícios

  • Melhorar a capacidade de análise e decisão
  • Consolidar conceitos de inovação e empreendedorismo
  • Desenvolver a capacidade estratégica de abordagem a novos mercados e realidades
  • Capacitar a gestão da sua Organização para a internacionalização
  • Compreender melhor a própria Organização, no confronto com diferentes estratégias e modelos de negócio
  • Confrontar, na interação com os outros participantes, as suas práticas de gestão e de sustentabilidade
  • Adquirir uma perspetiva abrangente das novas tendências da economia global
  • e melhorar o autoconhecimento e as capacidades diretivas

Perfil dos participantes

Empresários e Dirigentes do setor agroalimentar e industrial.

Estrutura do programa

Temas que vão ser abordados no GAIN:

  • A empresa e o todo;
  • Materialização da promessa;
  • Conhecer os clientes e a concorrências;
  • As dimensões financeiras, de controlo e contabilidade;
  • Motivos e liderança;
  • A cadeia de valor;
  • A importância da dimensão e da escala na oferta e na compra;
  • A marca, a comercialização e o marketing.

Os conhecimentos e competências adquiridas e desenvolvidos ao longo do programa são complementados por conferências dadas por oradores de referência.

Método do caso

Liderar só se aprende… liderando

Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.

É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School e desenvolvido à imagem do IESE Business School.

Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões. 


Os casos produzidos pelos professores e participantes dos programas da AESE Business School integram a base de dados da ECCH, o mais utilizado repositório mundial de casos ao serviço das Business Schools internacionais.


Fases do Método do Caso

  • Estudo individual: Leitura e estudo de cada caso, de modo a analisar os factos, alternativas e decisões que nele se desenrolam.
  • Trabalho de grupo: A riqueza deste passo reside no facto de cada um dos participantes apresentar abordagens e soluções com base na sua formação e experiência profissional. As várias abordagens são também uma excelente oportunidade para examinar os diferentes critérios de direção.
  • Sessão geral: Com uma visão mais ampla e já fruto do exame efetuado nas duas fases anteriores, o professor dirige e coordena o debate, sintetiza os aspetos principais do caso, relaciona com as teorias mais significativas, e realça os valores e opções relevantes, atendendo às várias alternativas e aos possíveis critérios de decisão.

    Duração

    O GAIN realiza-se de 17 de janeiro a abril de 2024, em Lisboa

    Os conhecimentos e competências são adquiridos ao longo de oito blocos de dia e meio, em sessões de 1h15 cada, complementadas por conferências dadas por oradores de referência.

    O GAIN decorre quinzenalmente, em dia e meio por semana. As sessões realizam-se habitualmente às quartas a partir do almoço e às quintas-feiras, das 9h00 às 18h30.

    Idiomas

    Português e Espanhol

    Preço

    Early bird até 30 novembro: € 6.000 + IVA, com pagamento de sinal 1.000 € + IVA.

    A partir de 1 dezembro: € 6.500 + IVA



    A inscrição inclui a participação na Food and Beverage Industry Meeting no IESE em Barcelona em 8 junho de 2023 e a respetiva estada no hotel.

    Testemunhos

    
    Daniel Ribeiro
    Hidrosoph

    "Participar no GAIN permitiu-me ter uma visão integrada do funcionamento da empresa, das várias áreas de especialização e da forma como estas se articulam entre si. Para além dos casos de estudo do sector Agroalimentar, destaco a partilha de experiências e debates com profissionais de outras empresas, que muito enriquecem o GAIN. Fazer tudo isto numa escola de excelência como a AESE, é um diferenciador muito importante deste programa."

    Daniel Ribeiro | Hidrosoph

    Isabel Cortinhas
    Vitacress Portugal

    "Em tempos de clara mudança é fundamental que as empresas agrícolas e agroindustriais estejam bem preparadas e se rodeiem dos recursos adequados aos constantes desafios. O programa do GAIN aporta essa dinâmica munindo gestores e dirigentes de empresas agrícolas e do sector agroindustrial com as ferramentas certas para dinamizarem a mudança, para enriquecerem a sua forma de agir, para mudarem, se necessário, o rumo de atuação de forma a fazerem sempre mais e melhor."

    Isabel Cortinhas | Vitacress Portugal

    Maria do Carmo Martins
    COTHN

    "A participação no GAIN foi uma experiência muito enriquecedora. Permitiu-me adquirir uma conjunto de ferramentas que me ajudaram a olhar de forma muito diferente, para  a maneira como se pode gerir o tempo e os restantes recursos. Aprendi conceitos novos e uma maneira critica de olhar as situações, que nem sempre podem ser aquilo que nos pode parecer à primeira vista. Tem ajudado a reinventar-me na minha atividade todos os dias."

    Maria do Carmo Martins | COTHN

    Rodrigo Vinagre
    COTHN e Torriba

    O GAIN é uma semente que nos é dada para tratar e cuidar e quanto melhor o fizermos mais e melhores frutos vamos colher. É também uma rede de network que traz uma série de sinergias que podemos e devemos aproveitar para a nossa vida pessoal e empresarial!!!

    Rodrigo Vinagre | COTHN e Torriba

    Ficha de pré-inscrição

    Ao proceder à sua inscrição, a AESE fará o tratamento dos dados pessoais, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados para, designadamente, elaborar a lista de inscrição, criar crachá e/ou placa de identificação, elaborar a lista de participantes e/ou proceder à respectiva faturação, bem como o registo de imagens e fotografia ou vídeo no âmbito da atividade da AESE.

    * Preenchimento Obrigatório

    Logo contactos

    Contactos

    Catarina Lourenço

    catarinaigl@aese.pt

    Tlf (+351) 217 221 530

    Contactos

    Catarina Lourenço

    catarinaigl@aese.pt

    Tlf (+351) 217 221 530