AESE: 42 anos a servir líderes, empresas e a sociedade

02/10/2022

Por ocasião do 42.º aniversário da AESE, a Dean Maria de Fátima Carioca dirige esta mensagem a todos quantos passaram pela AESE até aos dias de hoje, contribuindo para empresas e uma sociedade mais humana, próspera e sustentável:

“Estimados Alumni da AESE,

Eis-nos hoje a celebrar mais um aniversário da AESE!

Eis-nos no início de mais um ano letivo!

Com toda a certeza, será mais um ano novo, diferente, que trará surpresas e exigirá mudanças.

A velocidade da mudança, a emergência de tudo o que é novo, não só no campo da tecnologia, da economia e das ciências em geral, mas também nas aspirações das pessoas, na cultura ou no cenário geopolítico, reforça a importância e a relevância das escolas de negócio. Na AESE sabemo-nos particularmente na primeira linha porque cultivamos uma identidade muito clara e própria, alicerçada na primazia dada à pessoa humana, acompanhada de uma constante dinâmica de inovação.

A nossa identidade é sabida e reconhecida: na Escola trabalhamos a preparar líderes, que, com responsabilidade, saber, integridade e espírito de serviço, marcam de forma profunda o presente e o futuro das pessoas e do mundo. Mas tempos diferentes exigem também inovação para ousar romper a inércia e correr riscos, para questionar os paradigmas vigentes, propor nova soluções, novos modelos, novos caminhos, ser sensível aos desafios da sociedade e do ambiente. Exigem que prepararemos líderes sempre curiosos e abertos à aprendizagem, líderes semeadores da própria mudança. Parafraseando Maria Iraburu, Reitora da Universidade de Navarra, “Identidade e inovação são necessárias mutuamente: identidade sem dinamismo é esclerose e inovação sem identidade é dispersão e acaba tornando-se estéril.”

É este legado ao qual, com alma e com calma, nos esforçamos por dar vida todos os dias. E muitos foram os que durante o ano letivo de 21/22 confiaram na AESE para potenciarem o seu crescimento. Realizámos perto de 60 programas todos muito diferentes: programas abertos e intra-empresa, longos e mais curtos. Também o Agrupamento de Alumni levou a cabo, com a Escola, o Alumni Learning Program, integrando 22 sessões, numa excelente resposta à urgência da imprescindível atualização por parte dos Líderes. Um dos momentos altos do ano foi certamente a primeira edição do Prémio Aluno Notável, atribuído ao Dr. Paulo Macedo, aluno do 26.º PADE, num reencontro, presencial, entre a Escola e os seus Alumni de que todos sentíamos saudades.

Naturalmente que concretizámos tudo isto apoiados numa fantástica comunidade de pessoas e instituições parceiras constituída por mais de 8000 Alumni, mais de 100 professores e colaboradores, um conjunto notável de empresas que nos apoia e a pertença a uma rede de 16 escolas associadas do IESE, que se constitui como a maior rede de business schools a nível mundial. A todos e a cada um estamos profundamente gratos.

O ano de 2021/22 foi muito generoso e gratificante para a AESE, acompanhando a onda da rápida recuperação económica. Neste ano que agora começa, ambicionamos mais e melhor. Para tal contamos com o vosso entusiasmo e colaboração. Desde já, contamos convosco para que muitos outros possam viver a experiência de um programa na AESE. E alguns destes programas estão já prestes a começar, entre outros o MBA, o PADE, o PGL e o DEEP.

Continuamos a crescer juntos! Um bom ano!

Despeço-me, em nome da Direção, com toda a amizade,


Fátima Carioca | Dean da AESE Business School