Agrupamento de Alumni da AESE mede o pulso à transição energética em Portugal - AESE Business School - Formação de Executivos

Notícias > Alumni Learning Program

Agrupamento de Alumni da AESE mede o pulso à transição energética em Portugal

22/11/2023

“Reflexões sobre a Transição Energética” voltou a ser tema de debate na AESE, desta feita com novos oradores convidados pelo Agrupamento de Alumni da AESE, a 22 de novembro de 2023.

Um estudo recente, realizado com a accenture, indagou os especialistas do setor e colaboradores associados da APE sobre o que pensam a cerca dos principais temas que se encontram em debate na atualidade sobre a transição energética. Desta auscultação é consensual que as energias solar e eólica são consideradas as 2 fontes motrizes para a transição energética em Portugal. Segundo Nuno Pignatelli, Vice-Presidente da accenture, responsável pelo setor de Energia e Utilities, estima-se que é preciso “o desenvolvimento de mais pontos de ligação e de armazenamento”. A destacar a importância da energia hídrica para a produção de energia elétrica. A destacar os combustíveis sintéticos e sustentáveis de origem não biológica e biocombustíveis com utilizações não eletrificáveis.

O hidrogénio verde é uma solução de futuro que ainda carece de desenvolvimento, nomeadamente, do ponto de vista tecnológico e de criação de mercado.

Nuno Pignatelli apresentou as considerações dos inquiridos sobre as redes inteligentes, a energia nuclear, o consumo no futuro, a garantia de cidades mais sustentáveis, entre outras. O orador traçou o retrato de como a transição energética está a ser percebida internamente pelo governo português, e pela EU, de uma forma mais alargada.

A estas apresentações seguiu-se um painel de convidados que representam os principais pilares da transição energética. Anabela Antunes, da Prio, avançou com uma perspetiva da área dos Combustíveis. Sandro Conceição, da Cimpor, falou em nome do Grande Consumo. E Miguel Lobo, da Lightsource BP, abordou a questão na ótica das Energias Renováveis. A moderação esteve a cargo de Ricardo André, da CTG Europa e Alumnus do 21.º Executive MBA AESE.

A AESE, apostada na formação dos decisores no setor energético, conta com uma parceria com a APE – Associação da Portuguesa de Energia, com quem organiza o AMEG – Advanced in Management Program.


No final, os Alumni da AESE e seus convidados aproveitaram o network para troca de experiências.



Próximas sessões do Alumni Learning Program.