Notícias > Comunicação: a chave do consenso nas Empresas Familiares

Comunicação: a chave do consenso nas Empresas Familiares

05/03/2020, Lisboa

No dia 5 de março, a AESE Porto organizou uma sessão de continuidade com o Prof. Carlos Folle, proveniente do IEEM, Escuela de Negocios de la Universidad de Montevideo, Uruguay.



O encontro foi subordinado ao tema “Fomentar o consenso nas Empresas Familiares” e visou reforçar o papel da comunicação nos vários âmbitos da relação familiar e empresarial.


Da gestão da propriedade, ao papel do Conselho de Administração e do Conselho Executivo, o Professor sublinhou a necessidade de distinguir e acionar os canais de comunicação de uma forma clara e objetiva, a fim de evitar “incompreensões, divergências e conflitos”, porque a felicidade da Família deve ter primazia sobre os negócios.


Após a sessão de continuidade, Ana Gama, da Administração da Redegás, Alumna do 46.º PDE e participante no encontro, comentou o que pensa sobre “fomentar o consenso entre os proprietários de uma empresa familiar”.


“Nesta sessão, fomos confrontados com os vários cenários a considerar num processo de tomada de uma decisão estratégica para o futuro de uma empresa familiar. Assegurar a continuidade das empresas é um tema que a todos nos preocupa. Ora, nas empresas familiares, além de situações problemáticas decorrentes do negócio em si, há também as que se relacionam com questões familiares.

Por forma a minimizar o impacto dos conflitos de opinião na tomada de decisões e, consequentemente, no desenvolvimento da empresa e bom relacionamento familiar, devemo-nos preparar atempadamente para os diversos cenários que possam surgir, nomeadamente através da elaboração de um Protocolo Familiar.”


A sessão foi terminada após um período de perguntas, colocadas pelos Alumni da AESE presentes em sala.