Notícias > Coronavirus e supply chain. Lições para o tecido empresarial

Coronavirus e supply chain. Lições para o tecido empresarial

02/04/2020, Lisboa

“A cadeia de fornecimento de qualquer produto ou serviço, independentemente do ramo de atividade económica ou do mercado de atuação, não se encontra verdadeiramente preparada para lidar com situações de natureza pandémica. Esta vulnerabilidade foi posta em evidência com a rápida propagação do COVID-19, sentindo-se de imediato o seu impacto no funcionamento das organizações. As vantagens competitivas que a globalização da economia potencia podem, muito rapidamente, transformar-se num fator paralisante que importa acautelar.


A resiliência assume-se assim como uma competência crítica de qualquer empresa, fundamental para a sua sobrevivência, e que importa por isso reforçar. As organizações humanas, como qualquer ser vivo, precisam de “criar imunidades” para sobreviver e prosperar, sendo por isso necessário desenvolver “vacinas” de largo espectro que permitam responder com eficácia a novos desafios.


Este artigo apresenta uma abordagem sistémica para responder ao COVID-19 e futuros acontecimentos igualmente impactantes, sugerindo às empresas ações concretas a empreender nos vários elos da cadeia de fornecimento. Realça ainda o papel dos governos na criação de condições favoráveis para se enfrentar com êxito este e os próximos desafios que a humanidade é chamada a resolver.”



Por Nuno Biga, Senior Teaching Fellow da AESE.



Sobre An article a day
Neste tempo de maior isolamento social é importante criar uma rotina diária de leitura e escuta, de reflexão e descoberta. É uma forma simples de aprendizagem que não só aumenta o conhecimento, como mantém o cérebro ativo, permite desenvolver competências estratégicas fundamentais para o futuro e potencia debates interessantes entre amigos ou em família.


A AESE decidiu recomendar diariamente um artigo de estudo, por ser essa a sua missão enquanto Escola de Negócios e pela vontade de contribuir para ajudar a comunidade a ultrapassar este período mais turbulento, inspirada-a.


Os professores da AESE estão disponíveis para acompanhar os Alumni da Escola, podendo ser contatados pelo endereço que indicam em cada artigo. 


Os conteúdos são disponibilizados através do email article@aese.pt, via LinkedinInstagram e AESEConnect.