Mota Engil: um caso de Governance numa Empresa multinacional

25/11/2021

O Agrupamento de Alumni da AESE organizou, a 25 de novembro de 2021, uma sessão de Alumni Learning Program sobre “Governance em Empresas multinacionais – o caso Mota Engil”.  O convidado Luís Silva, Administrador da Mota-Engil, explicou a experiência de Governance no universo Mota Engil, detalhando questões de estrutura, compliance e ética empresarial, risk assessment e ESG.


O orador, há 30 anos no grupo, demonstrou como tem sido a evolução da governance e das inerentes exigências “na sua pegada internacional”, em múltiplas geografias e mercados. “O tecido empresarial português discute muito sobre como ser um País mais moderno e com maior capacidade, mas este tema do governo tem de ser tratado de uma forma diferente e cada vez mais intensa nas empresas de pequena dimensão, para que as empresas cumpram com o seu papel dinamizador.”


Do panorama geral dos modelos de governance praticados em Portugal ao caso particular da Mota Engil, Luís Silva enquadrou a configuração e a regulação aplicável, nomeadamente em empresas cotadas em bolsa. As empresas do Grupo cedo percecionaram que a regulamentação é algo que “tem valor e que traz melhorias à própria gestão da sociedade”, em vez se ser entendida como uma mera obrigação.



O caso Mota Engil
A Mota Engil tornou-se num grupo internacional com presença em mais de 20 países e atividade em mais de 30, com perto de 40 mil colaboradores, de 70 nacionalidades diferentes. Conta com cerca de 1000 expatriados.


Luís Silva enumerou os princípios organizativos que regem as unidades de negócio do Grupo e da forma como a cultura da Mota Engil se preocupa com a afetação das Pessoas: dos consumidores aos accionistas, passando pelos colaboradores, fornecedores e pelas comunidades nas quais as empresas operam. O Administrador partilhou com os Alumni da AESE a importância do lucro, da sustentabilidade e inovação na matriz cultural  da instituição e nos objetivos estratégicos que o Grupo pretende alcançar.


Após a explanação do orador foi a vez dos Alumni colocarem a suas questões ao convidado.




Próximas sessões do Alumni Learning Program.