Notícias > ALP

Sobreviver e contribuir

21/07/2022

Francisco Roman, Professor de Direção Estratégica no IESE, member of the Board and Adviser da Universidad Europea de Madrid, The Advisory Board do Global Corporation Center do IE e do Professional Council do ESADE, foi o conferencista convidado do Agrupamento de Alumni da AESE para uma sessão a cerca do “Stakeholders Capitalism? The role of companies: purpose, leadership and governance”.


A sessão aconteceu a 21 de julho de 2022 e reuniu um conjunto de Alumni particularmente interessados no tema.


Na apresentação, o Professor começou por definir o conceito convencional de Capitalismo, enumerando os seus defeitos e as suas virtudes capitais.


A resposta partilhada é a tendência que tem merecido mais atenção a nível global, sendo que as empresas e os seus dirigentes são chamados a intervir com um grau de compromisso elevado. “Uma ação sustentada implica a gestão do equilíbrio entre os fatores económicos, ambientais e sociais, garantindo, simultaneamente, a capacidade de sobreviver no longo prazo.


Segundo Francisco Roman, “habituámo-nos a ver o capitalismo como o grande catalizador de prosperidade. Porém, simultaneamente, isto está associado com muitos problemas com os quais nos vamos deparamos. A iniquidade é um bom exemplo. Mais há ainda os novos desafios globais, como o risco do colapso ambiental ou o impacto da atual disrupção tecnológica generalizada, que nos mostram a incapacidade de resposta através do capitalismo tradicional. É necessário um sentido de urgência global partilhado e abordagens inovadoras. Reclama o envolvimento dos governos, instituições e de uma forte sociedade civil. As empresas desempenham um papel essencial na liderança desta mudança. Têm de assegurar a criação de valor partilhado para todos os stakeholders. Têm de conduzir negócios movidos por um propósito, redefinindo o seu papel na sociedade.”


“As boas notícias é que existe um apoio geral crescente, porém exige líderes claros e responsáveis, fortemente comprometidos com os Boards.”


A sessão não chegou ao fim, sem que a assistência tivesse colocado as suas dúvidas e dado a conhecer a sua perspetiva ao orador.




Próximas sessões do Alumni Learning Program