Notícias > Tendências económicas no contexto Post-Covid

Tendências económicas no contexto Post-Covid

04/06/2020, Online

No dia 4 de junho de 2020, o Prof. Luís Cabral foi convidado pelo Agrupamento de Alumni da AESE a falar sobre as 3 macrotendências vividas no sec. XXI e o impacto que o Covid-19 tem operado nelas.


A 3.ª fase da Revolução Digital e o desenvolvimento da Inteligência artificial, a Globalização e os seus desafios, e as novas gerações e as reformas das instituições foram os 3 eixos principais da sua exposição. Em alguns casos, o efeito tem-se manifestado com a aceleração, com o atraso ou até mesmo o redirecionamento das mesmas.


O Prof. Luís Cabral reviu o desenvolvimento da inteligência artificial e da aprendizagem com tecnologia genérica. Analisou a re-organização do trabalho e da empresa, focando a emergência da “gig economy”. Caracterizou a continuação do processo de globalização. Observou os desafios das alterações climáticas e da desigualdade económica e social sentidas. Avaliou a diferente mentalidade das novas gerações e a reflexão sobre o papel relativo do Estado social, da União Europeia e de outras instituições.


Atualmente, acrescenta-se ao contexto já de si desafiante, a inesperada pandemia Covid-19 que “colocou a economia mundial em ‘pausa’. Desacelerou mobilidade de pessoas e do Turismo em geral, e tende a ter criado uma maior consciência das alterações climáticas globais.


O Prof Luís Cabral debruçou-se sobre o “novo normal” na era post-Covid e o caso português, questões aprofundadas com os dirigentes e executivos que participaram na sessão.