Notícias > A pedagogia do luxo na sua obsessão pelo ‘perfeito’
A pedagogia do luxo na sua obsessão pelo ‘perfeito’
13/05/2025
O que podem as empresas aprender com a forma como se gere o setor do luxo? Tradicionalmente associado a um segmento exigente e sofisticado, onde a qualidade do produto e do serviço é inegociável, o luxo oferece lições valiosas a todos os tipos de organizações. Foi com este ponto de partida que o Professor Pedro Alvito, da AESE Business School, lançou o debate e partilhou a sua visão numa breve entrevista.
O que tem a gestão de luxo de tão especial?
PA: “Fundamentalmente, a obsessão com a qualidade, com o serviço e com o cliente. Se estivermos a falar de um produto, este tem de ser o melhor, não basta ser bom. E tem de ser melhor em tudo, na conceção e design, na produção que deve ser individualizada e, muitas vezes, particularizada ao gosto do cliente, nos materiais utilizados, no serviço de venda e, claramente, no pós-venda. Tudo é exigência em termos de perfeição. E o mais importante é a dedicação total ao cliente e à sua satisfação.”
Quais os elementos críticos de sucesso comuns aos casos de Luxo que acompanha?
PA: “A experiência que se causa no cliente deve ser sempre superior aquilo que o mesmo espera. Este é o grande objetivo – que o cliente sinta que aquilo que pagou vale muito a pena.”
Esses fatores distintivos numa boa gestão no setor do Luxo são aplicáveis às realidades das empresas de outros setores?
PA: “Para mim isso é evidente. A preocupação com o cliente e com a qualidade devem estar presentes em qualquer empresa, mas o luxo eleva isso a um ponto que se torna fator de diferenciação. E quanto mais as empresas se diferenciarem mais conseguem marcar a diferença junto do cliente e com isso conseguem ter maiores retornos. É um processo de win win.”
Porque pode a AESE acrescentar valor nesta matéria?
PA: “A AESE é uma escola de negócios que se bate pela excelência. Em tudo. E por isso a preocupação com a experiência de aprendizagem é tão importante para a AESE bem como a atenção à pessoa humana, que é o centro de toda a sociedade. Esses são os valores da AESE, por isso é fácil para a escola levar esta experiência aos seus alunos, como uma forma diferente de ver o negócio, as empresas e o mercado.
A experiência de Líderes em negócios de Luxo
Neste debate, a AESE contou, a convite do Prof. Pedro Alvito, com a experiência de saber feito de alguns nomes de referência no setor.
Mais informações
O requinte do savoir-faire dos sabonetes artesanais Claus Porto | por Francisco Neto