Howdy, paulosilvaaese-pt

Construir o futuro

«Num formato inovador, o Programa para Empresas Familiares – Construir o futuro – constitui uma oportunidade única de fazer um diagnóstico à situação da sua empresa familiar, refletindo, de forma sistemática e bastante completa, sobre o modo como estão a ser cuidados aspetos críticos para o legado da empresa, como sejam a continuidade e os momentos de transição, a estratégia de crescimento, a comunicação e as relações com a família.»

Pedro Alvito
Diretor do Programa

Programa realizado em parceria com:      

Objectivos

O objetivo do programa passa por juntar todos como grupo intergeracional para fazerem uma autoavaliação da situação da sua empresa, especificamente no seu contexto e diversidade, numa perspetiva de levantamento, análise, comparação e melhoria da situação existente, definindo em conjunto um plano para o futuro.


Com este programa será possível expandir o conhecimento sobre empresas familiares bem-sucedidas, melhor compreender e navegar os desafios específicos e problemas críticos das empresas familiares e refletir sobre a sua própria empresa familiar e a sua própria família empresária.

    Check up list

    Partindo sempre de um modelo de check-up list inclui preparação e discussão de casos, debates, apresentações de empresas, conferências e trabalhos de grupo. O programa assenta em 5 módulos independentes a decorrer durante uma manhã por semana, no prazo total de 1 meses.


    O dia a dia de uma empresa familiar 
    Serão abordados temas como o governo da empresa familiar; a separação entre propriedade e gestão e separação entre família e gestão; a questão da pertença à gestão como um direito/obrigação inalienável; o nível de formalização da presença da família, a competência e a formação; a importância ou não do gestor ex- terno à família e a sua presença na organização; a distribuição de dividendos.


    A continuidade numa empresa familiar 
    A sucessão e a continuidade nas diferentes gerações. O valor e o perigo de um período de prova fora da empresa. Como tratar a dualidade família e empresa e as suas diferentes relações.


    As questões financeiras, o financiamento e o capital
    A integração ou não de futuros negócios que surjam a partir de dentro da empresa ou de algum dos elementos da família. A questão do direito de opção. Como avaliar o crescimento da própria empresa e as suas necessidades financeiras. A família como fonte de financiamento da empresa. As operações de fusão, aquisição e cisão como forma de continuidade.


    O desafio da comunicação 
    Explora o tema da comunicação, a vantagem competitiva que representa e os desafios que coloca às empresas familiares. Genericamente, será analisada a comunicação com os media, em público, a comunicação intraempresa e a comunicação na Família. Em concreto, neste último ponto, focar-se-á a comunicação como fator estratégico no binómio família/empresa.


    O acordo de família. Um sistema em construção
    Atendendo aos trabalhos efetuados nos módulos anteriores serão analisados os diferentes componentes do acordo de família como forma de prevenção de conflitos. Como gerir as expectativas das diferentes gerações. O que se pode, se deve e se não deve incluir num acordo de família. A questão da liderança familiar, a responsabilidade social, as motivações e a questão ética.

    Testemunhos de Empresas Familiares

    Perfil dos participantes

    O programa Construir o Futuro destina-se a Altos Dirigentes de Empresas Familiares que sejam proprietários ou gestores e a todos os membros da família proprietária mesmo que não tenham participação ativa na gestão.

    Método do caso

    Liderar só se aprende… liderando.


    É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School. Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.


    Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões. A AESE mantém-se na liderança do ensino com o Método do Caso em Portugal.


    Os casos produzidos pela AESE integram a base de dados da ECCH, o mais utilizado repositório mundial de casos ao serviço das Business Schools internacionais.


    Fases do Método do Caso

    • O estudo individual dos casos é seguido de uma discussão em grupo.
    • Os Learning Teams ajudam a preparar os casos num ambiente colaborante, criando a oportunidade para pôr as ideias à prova.
    • As salas de aula da sede foram especialmente desenhadas a pensar no ensino com o Método do Caso.

    Duração

    O programa tem início a 26 de fevereiro e termina a 26 de março de 2021.

    Calendários dos 5 dias de sessões
    26 de fevereiro
    5 de março
    11 de março
    19 de março
    26 de março

     
    O Programa é compatível com o trabalho profissional.

    Idiomas

    Português e castelhano

    Preços

    Associados da Associação de Empresas Familiares e Alumni AESE | 1000 €
    Geral | 1500 €


    A todos os preços acresce o IVA à taxa em vigor.
    No preço está incluído: documentação e material de apoio.

    Data

    De 26 de fevereiro a 26 de março de 2021

    Online

    Manhãs

    Data limite de inscrição

    24 de fevereiro de 2021

    Ficha de inscrição

    As inscrições estão fechadas para este evento.

    Contactos

    Graça Sousa Pinto

    gracaspinto@aese.pt

    Contactos

    Graça Sousa Pinto

    gracaspinto@aese.pt

    Tlf: (+351) 217 221 530