Construir o futuro - AESE Business School - Formação de Executivos
Howdy, claudia

Construir o futuro

«Num formato inovador, o Programa para Empresas Familiares – Construir o futuro – constitui uma oportunidade única de fazer um diagnóstico à situação da sua empresa familiar, refletindo, de forma sistemática e bastante completa, sobre o modo como estão a ser cuidados aspetos críticos para o legado da empresa, como sejam a continuidade e os momentos de transição, a estratégia de crescimento, a comunicação e as relações com a família.»

Pedro Alvito
Diretor do Programa

Programa realizado em parceria com:

     

Objectivos

 


O objetivo do programa passa por juntar todos como grupo intergeracional para fazerem uma autoavaliação da situação da sua empresa, especificamente no seu contexto e diversidade, numa perspetiva de levantamento, análise, comparação e melhoria da situação existente, definindo em conjunto um plano para o futuro.


Com este programa será possível expandir o conhecimento sobre empresas familiares bem-sucedidas, melhor compreender e navegar os desafios específicos e problemas críticos das empresas familiares e refletir sobre a sua própria empresa familiar e a sua própria família empresária.

    Check up list

    Partindo sempre de um modelo de check-up list inclui preparação e discussão de casos, debates, apresentações de empresas, conferências e trabalhos de grupo.


    O dia a dia de uma empresa familiar
    Serão abordados temas como o governo da empresa familiar; a separação entre propriedade e gestão e separação entre família e gestão; a questão da pertença à gestão como um direito/obrigação inalienável; o nível de formalização da presença da família, a competência e a formação; a importância ou não do gestor externo à família e a sua presença na organização; a distribuição de dividendos.


    O desafio da comunicação
    Explora o tema da comunicação, a vantagem competitiva que representa e os desafios que coloca às empresas familiares.
    Genericamente, será analisada a comunicação com os media, em público, a comunicação intraempresa e a comunicação na Família. Em concreto, neste último ponto, focar-se-á a comunicação como fator estratégico no binómio família/empresa.


    Empreendedorismo
    Como se consegue manter vivo o espírito empreendedor de geração em geração. Qual o papel do empreendorismo na revitalização do negócio.
    Metodologias disponíveis para potenciar e integrar iniciativas empreendedoras.


    O acordo de família. Um sistema em construção
    Atendendo aos trabalhos efetuados nos módulos anteriores serão analisados os diferentes componentes do acordo de família como forma de  prevenção de conflitos. Como gerir as expectativas das diferentes gerações. O que se pode, se deve e se não deve incluir num acordo de família. A questão da liderança familiar, a responsabilidade social, as motivações e a questão ética.


    As questões financeiras, o financiamento e o capital
    A integração ou não de futuros negócios que surjam a partir de dentro da empresa ou de algum dos elementos da família.
    A questão do direito de opção. Como avaliar o crescimento da própria empresa e as suas necessidades financeiras. A família como fonte de financiamento da empresa. As operações de fusão, aquisição e cisão como forma de continuidade.


    A continuidade numa empresa familiar
    A sucessão e a continuidade nas diferentes gerações. O valor e o perigo de um período de prova fora da empresa. Como tratar a dualidade família e empresa e as suas diferentes relações.

    Perfil dos participantes

    O programa Construir o Futuro destina-se a Altos Dirigentes de Empresas Familiares que sejam proprietários ou gestores e a todos os membros da família proprietária mesmo que não tenham participação ativa na gestão.

    Método do caso

    Liderar só se aprende… liderando.


    É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School. Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.


    Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões. A AESE mantém-se na liderança do ensino com o Método do Caso em Portugal.


    Os casos produzidos pela AESE integram a base de dados da ECCH, o mais utilizado repositório mundial de casos ao serviço das Business Schools internacionais.


    Fases do Método do Caso

    • O estudo individual dos casos é seguido de uma discussão em grupo.
    • Os Learning Teams ajudam a preparar os casos num ambiente colaborante, criando a oportunidade para pôr as ideias à prova.
    • As salas de aula da sede foram especialmente desenhadas a pensar no ensino com o Método do Caso.

    Preços

    Por participante | 2500 €
    Associados da Associação de Empresas Familiares e Alumni AESE | 1800 €

    Ao preço acresce IVA à taxa em vigor.

    O valor inclui a documentação e o material de apoio

    Formato

    Presencial, em Lisboa

    Data

    Calendário sob consulta.

    Ficha de inscrição

    As inscrições estão fechadas para este evento.

    Contactos

    Graça Sousa Pinto
    gracaspinto@aese.pt
    Telem: (+351) 933 031 907

    Contactos

    Graça Sousa Pinto

    gracaspinto@aese.pt

    Telem: (+351) 933 031 907

    2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.
    2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.