A Alma é o segredo do negócio - AESE Business School - Formação de Executivos

Notícias > AESE e a Empresa

A Alma é o segredo do negócio

08/03/2024

A Casa Mendes Gonçalves, produtora dos molhos da marca Paladin, 100% portuguesa, recebeu o grupo do 35.º PGL – Programa de Gestão e Liderança, da AESE, numa visita temperada com surpresa, inovação, jovialidade e capacidade de superação permanente.
O anfitrião foi Carlos Gonçalves, CEO da empresa, que se fez acompanhar por Joana Ferreira, Head of Quality e por Diogo Castelo-Branco, R&D Manager. Cláudia Soares, participante no PGL, estabeleceu o contacto para que a visita se proporcionasse, dada a convergência de valores e boas práticas na gestão da sustentabilidade, no desenvolvimento e inovação vividos na instituição.

Sediada na Golegã, “somos uma casa de marcas e de pessoas”, onde colaboram “310 colegas, de 12 nacionalidades diferentes”, e que exporta para 31 países. A fábrica é constituída por 32 linhas de embalamento, com 8 reatores de produção de molhos e 4 de vinagres, com capacidade de produção de 19.566 toneladas/ano e 15.722 toneladas/ ano respetivamente, com 279 kWh de potência fotovoltaica instalada. A valorização dos resíduos é de 91.8%.


A origem da Casa Mendes Gonçalves
Em 1982, “quando todos faziam vinagre de vinho, a família decidiu fazer diferente, na terra onde nasceram. Inovaram e criaram um vinagre de figo, valorizando um produto da região, o figo de Torres Novas.”

“Da Golegã para todo o lado”, a Casa Mendes Gonçalves projeta-se numa lógica de excelência, procurando ser “uma referência na alimentação do futuro, com rentabilidade e exigência, impactando positivamente as nossas pessoas, a sociedade e o meio ambiente.” Este propósito materializa-se na criação de valor para os parceiros e para a comunidade, empreendendo várias iniciativas de responsabilidade económica, social e ambiental.


As marcas Mendes Gonçalves no Mundo
Paladin, Peninsular e Dona Pureza são as marcas posicionadas em locais estratégicos, fruto de parcerias com distribuidores, retalhistas e indústrias. Hoje pode procurar-se estas referências em Portugal, Espanha, Arábia Saudita, Moçambique, Finlândia, Marrocos e Angola.

A empresa desenvolve mais de mil referências, nomeadamente customizadas para os seus clientes.

“Inovar é o que fazemos e o que mais queremos fazer no futuro. Estamos permanentemente atentos às tendências do mercado global. A busca pela inovação tanto nos pode trazer um novo produto, embalagem ou forma de comercializar”. Neste sentido, a Casa Mendes Gonçalves tem espaços destinados a projetos de pequena dimensão que lhes permite testar em ambiente controlado o impacto da experiência em matéria de rentabilidade e de minimização dos riscos e dos desperdícios. Neles empregam o mesmo grau de “dedicação e entusiasmo”.


“O futuro já é o nosso presente”
À máxima “o segredo é a alma do negócio”, Carlos Gonçalves responde que na Casa Mendes Gonçalves “a Alma é o segredo do negócio”. A atestá-lo está o volume de negócios alcançado de forma sustentada, o número de empregos gerados e a ambição de aumentar as instalações, inclusive com um projeto escolar público, desenhado por Takaharu Ttezuka, um arquiteto japonês premiado internacionalmente.

“Somos fanáticos por conhecimento”, Carlos Gonçalves acredita que é pela formação que se transformam as sociedades, mais sustentáveis, prósperas, justas e felizes”; sendo que “o primeiro passo começa em nós”. Nos corredores da Casa Mendes Gonçalves estimula-se a “flexibilidade para pensar diferente”. “Não queremos ser mais um. Não queremos ser iguais aos outros”.



O que dizem os participantes
“Visitas transformadoras!
O Dia da Mulher este ano foi celebrado a visitar a Casa Mendes Gonçalves, na Golegã, com o fantástico grupo do #35PGL da AESE Business School.
Fomos recebidos e guiados pela mão do Carlos Goncalves e posso garantir que foi uma inspiração e demonstração de como a empatia e dedicação são determinantes no sucesso. Os resultados fazem-se com pessoas, mulheres e homens, e com trabalho de equipa que se torna família! Nesta casa (marca) inovadora 100% Portuguesa os melhores ingredientes estão lá para resultados com impacto económico, mas sobretudo social.
Parabéns pelo vosso trabalho e por nos inspirarem a sermos todos melhores nas diferentes áreas em que trabalhamos! Nada será como dantes quando nos depararmos com as vossas marcas no futuro! E vamos acompanhar com grande expectativa as vossas ambições.”
Ana Morais | Responsável pela Comunicação Institucional da Fundação Calouste Gulbenkian


“Foi um privilégio visitar esta grande Casa Mendes Gonçalves e ter como anfitrião o próprio Carlos Goncalves que com a sua genuinidade, hospitalidade e grande espírito empreendedor, nos mostrou esta Casa orgulhosamente portuguesa, que se transcende e reinventa todos os dias e que tem uma missão social e humana tão inspiradora.”
Cláudia Soares | Participante do 35ºPGL

2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.
2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.