Notícias > MBA Leader’s Talk com Sérgio Alves > “Alavancar o que já tinha e avançar no caminho”
Alavancar o que já tinha e avançar no caminho
03/10/2025
Habituado a sentar-se do lado dos participantes do AESE Executive MBA, Sérgio Alves foi convidado a partilhar os marcos mais significativos da sua carreira e as aprendizagens que contribuíram para se tornar Operations Director da Ascendis Pharma, em Portugal.
A sessão, que teve lugar a 3 de outubro de 2025, no Campus AESE Lisboa, inaugurou o ciclo de Leader’s Talks do 25.º AESE Executive MBA.
As origens de uma carreira de desafios constantes
Alumnus do 10.º AESE Executive MBA, Sérgio Alves recordou como o seu percurso profissional foi moldado pela passagem pelo Colégio Militar e pela formação académica em Farmácia
Da Baxter, passando pela Galderma, Servier e Pfizer, assumiu ao longo do tempo desafios que consolidaram uma trajetória de liderança consistente. Atualmente, abraça um novo projeto, à frente das Operações da Ascendis Pharma em Portugal.
O convite para assumir uma experiência global em Paris surgiu cedo e, como explicou, implicou uma decisão de vida, tanto profissional como pessoal. O nascimento do primeiro filho levou ao regressar a Portugal, dois anos depois, reforçando o equilíbrio entre a carreira e a família.
A mais-valia do MBA da AESE
O AESE Executive MBA coincidiu com o ingresso de Sérgio Alves na Pfizer e com a perceção de que precisava de complementar competências para alcançar um verdadeiro turning point na carreira. Nas suas palavras, o programa serviu para “alavancar o que já tinha e avançar no caminho.”
Ao inscrever-se na 10.ª edição do MBA, confessou sentir-se “pequeno”, perante a riqueza e diversidade do grupo que integrava. Descreve a experiência como “extraordinária”, dentro e fora da sala de aula. As pessoas que conheceu em 2010 tornaram-se amigos com quem ainda hoje mantém contacto assíduo.
Durante o programa, “vamos em crescendo. O divertimento começa com o estudo dos casos, enriquecido pelo conteúdo, pela preparação da argumentação perante os colegas e pela arena da discussão plenária com os professores.” Essa riqueza, sublinha, “transcende o conceito de networking e prolonga-se muito para além da conclusão do programa.”
Ao partilhar a sua experiência com os novos participantes da 25.ª edição, destacou: “acabamos por nos conhecer melhor — também internamente — através das discussões com os outros.”
Fazendo o balanço do MBA, reconhece que “muitas vezes tive de navegar em áreas de desconforto.” Aprendeu “a humildade de estar mais aberto a outras abordagens” e valorizou “a visão humanista da AESE, que nos acompanha na forma ampla de olhar para os casos e para o mundo, em matéria de liderança.”
Concluiu afirmando: “O MBA foi muito importante para tudo o que sou hoje.”
Porque a vida não para…
Em 2013, iniciou uma nova fase na Pfizer, em Istambul, onde liderou a Primary Care Team Istanbul Hub. Seguiu-se um novo desafio em Bratislava, na Eslováquia.
Com o nascimento de mais um filho, ponderou em família o regresso a Portugal. A oportunidade de liderar, a partir de Lisboa, uma operação presente em seis geografias — como General Manager da AstraZeneca Portugal — revelou-se irresistível.
Atualmente, centra-se no sucesso da abertura da filial portuguesa da Ascendis Pharma, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de terapias inovadoras para doenças raras.
Sérgio Alves considera essencial “estar consciente dos valores, manter a coerência com o propósito e ter o alicerce da Família” — pilares que define como “o fator mais relevante” ao longo de toda a sua jornada.
Com os olhos postos no futuro, concluiu o momento de Q&A com uma reflexão: “há 15 anos estava preocupado em encontrar respostas. Hoje estou focado em descobrir novas perguntas.” A conversa prolongou-se com os participantes que colocaram perguntas sobre as razões para escolher o MBA da AESE e quais os critérios pessoais para aceitar as propostas que se foram sucedendo.