Testemunhos > Histórias de Alumni AESE > Ana Margarida Ximenes

Ana Margarida Ximenes

Co-Fundadora e Presidente da ATREVIA em Portugal e Membro do Board do Grupo ATREVIA

Alumna do PDE

“Give back” e “do good” faz parte do seu propósito de vida. Com 24 anos, Ana Margarida Ximenes, co-fundou a ATREVIA  – à data Inforpress. Presidente da empresa em Portugal, é também Membro do Board do Grupo internacional.


Na AESE, realizou o PDE, formação que lhe permitiu “consolidar conhecimentos e conhecer pessoas verdadeiramente determinantes” na sua vida. Grata e dedicada por natureza, foi eleita EMENA Vice-Chair da International Association of Business Communicators, tendo assumido a Presidência da IABC na região EMENA.


Quais os principais marcos na sua trajetória profissional, que contribuíram para chegar à posição de Co-Fundadora e Presidente da ATREVIA em Portugal e Membro do Board do Grupo ATREVIA?

Estudei Comunicação Social. Solicitei ao Reitor autorização especial para frequentar duas especializações que tanto me entusiasmavam: jornalismo e produção e realização audiovisual.

Sou Co-Fundadora da ATREVIA em Portugal, uma consultora de comunicação e de posicionamento corporativo com escritórios em Espanha, Portugal, Bruxelas e na América Latina. Comecei este projeto do zero, com 24 anos, com muito empenho e dedicação. A minha anterior experiência no mundo jornalístico, publicitário e em relações públicas, inesquecível e intensa, foi muito determinante. A ATREVIA revelou-se o Best Place to work na conciliação das experiências adquiridas anteriormente e com uma área internacional por descobrir, que me fascinava desde sempre.

Em 2009, participei num concurso da ISCTE Business School para encontrar “A Pessoa Mais Motivadora de Portugal” e fiquei em 2º lugar na categoria de Top Management.

De 2009 a 2015 fui Vice-Presidente da PROI (Public Relations Organization International), a maior rede de agências de comunicação e relações públicas do mundo que me permitiu um conhecimento aprofundado da realidade da comunicação nos 5 continentes do mundo.

Em 2019 fui eleita EMENA Vice-Chair da IABC (International Association of Business Communicators), a maior Associação de Profissionais da Comunicação no mundo. E em 2020 assumi a Presidência da IABC na região EMENA, cargo que ocupo atualmente.

 

Quais foram as suas principais conquistas?

Desde criança e ao longo da minha carreira há um princípio básico, transmitido pela minha mãe, que me acompanha sempre: o de nunca desistir dos meus sonhos e uma esperança inexplicável. Os meus sonhos têm sido sempre maiores do que todos os meus medos: “think big, start small”. Por isso abraço os desafios com alegria e procuro sempre vê-los florescer. Na ATREVIA, graças ao trabalho da maravilhosa equipa dos diferentes escritórios, criámos laços muito fortes de um compromisso a 100 %, e contamos com um incrível portfolio de clientes. Há que estar à altura dos desafios e frequentar o Programa de Direção de Empresas (PDE) da AESE permitiu-me consolidar conhecimentos e conhecer pessoas verdadeiramente determinantes na minha vida pessoal e profissional.


Quais as principais lições que a tornam a dirigente que é hoje?

A humildade, o respeito, a confiança e a perseverança são cruciais. Trabalhar, trabalhar, trabalhar! Dar, sem esperar receber! Saber esperar e agradecer sempre são aprendizagens importantes que ajudam a resistir nos momentos em que fraquejamos. O mundo dos negócios é incerto e perante situações inesperadas, como a que vivemos atualmente, é fundamental sentir esta “força invisível”. Há que alcançar um espírito de união, adaptar-se constantemente para abraçar a mudança e transformação, respondendo com agilidade aos desafios, que são imensos!

E o estar em paz comigo mesma, e com os outros, e agradecer com um sorriso o que alcanço todos os dias: “be grateful”. É importante sentir esta serenidade e um “porto de abrigo” no meio da tempestade.


Quais os valores pelos quais se rege e que transmite às suas equipas?

São muitos e um mix dos valores transmitidos pelos meus pais e família, que têm passado de geração em geração, e os vividos intensamente desde sempre na equipa ATREVIA:  integridade, honestidade e respeito; compromisso e empenho; colaboração e partilha; entusiasmo, ambição e conhecimento; diversidade e inclusão. E a tal paz e alegria interior!


Se pudesse recuar no tempo, o que faria diferente?

Coloco o todo o meu empenho no que faço, como, porquê e com quem faço. Não costumo “ter tempo” para olhar para trás. Talvez um dia … Mas quando esse dia chegar gostava de ter esse olhar com um sentimento de orgulho e não de arrependimento de algo.


Profissionalmente, como se vê daqui a 5 anos?

Nunca a comunicação, interna e externa, teve um papel tão importante no mundo como hoje. Há tanto por fazer, escrever, dizer… A comunicação tem “um poder mágico” que verdadeiramente influência os resultados dos negócios e pode alinhar, ajudar e salvar muitas organizações.

Definitivamente gostava de continuar a trabalhar nesta área, que me apaixona, e poder “devolver” ao mundo tudo o que já fez por mim. “Give back” e “do good” faz parte do meu propósito de vida.  “Ajudamos o mundo a entender-se melhor” é a missão da ATREVIA. Esta frase espelha muito do futuro que idealizo para mim neste mundo da comunicação.

 

Testemunhos relacionados

Sílvia Domingues

SGS Portugal

Kiko Martins

Grupo Chef Kiko

Marina Reis

Sovena Oilseeds