Testemunhos > Histórias de Alumni AESE > Ana Margarida Ximenes

Ana Margarida Ximenes

Co-Fundadora e Presidente da ATREVIA em Portugal e Membro do Board do Grupo ATREVIA

Alumna do PDE

“Give back” e “do good” faz parte do seu propósito de vida. Com 24 anos, Ana Margarida Ximenes, co-fundou a ATREVIA  – à data Inforpress. Presidente da empresa em Portugal, é também Membro do Board do Grupo internacional.


Na AESE, realizou o PDE, formação que lhe permitiu “consolidar conhecimentos e conhecer pessoas verdadeiramente determinantes” na sua vida. Grata e dedicada por natureza, foi eleita EMENA Vice-Chair da International Association of Business Communicators, tendo assumido a Presidência da IABC na região EMENA.


Quais os principais marcos na sua trajetória profissional, que contribuíram para chegar à posição de Co-Fundadora e Presidente da ATREVIA em Portugal e Membro do Board do Grupo ATREVIA?

Estudei Comunicação Social. Solicitei ao Reitor autorização especial para frequentar duas especializações que tanto me entusiasmavam: jornalismo e produção e realização audiovisual.

Sou Co-Fundadora da ATREVIA em Portugal, uma consultora de comunicação e de posicionamento corporativo com escritórios em Espanha, Portugal, Bruxelas e na América Latina. Comecei este projeto do zero, com 24 anos, com muito empenho e dedicação. A minha anterior experiência no mundo jornalístico, publicitário e em relações públicas, inesquecível e intensa, foi muito determinante. A ATREVIA revelou-se o Best Place to work na conciliação das experiências adquiridas anteriormente e com uma área internacional por descobrir, que me fascinava desde sempre.

Em 2009, participei num concurso da ISCTE Business School para encontrar “A Pessoa Mais Motivadora de Portugal” e fiquei em 2º lugar na categoria de Top Management.

De 2009 a 2015 fui Vice-Presidente da PROI (Public Relations Organization International), a maior rede de agências de comunicação e relações públicas do mundo que me permitiu um conhecimento aprofundado da realidade da comunicação nos 5 continentes do mundo.

Em 2019 fui eleita EMENA Vice-Chair da IABC (International Association of Business Communicators), a maior Associação de Profissionais da Comunicação no mundo. E em 2020 assumi a Presidência da IABC na região EMENA, cargo que ocupo atualmente.

 

Quais foram as suas principais conquistas?

Desde criança e ao longo da minha carreira há um princípio básico, transmitido pela minha mãe, que me acompanha sempre: o de nunca desistir dos meus sonhos e uma esperança inexplicável. Os meus sonhos têm sido sempre maiores do que todos os meus medos: “think big, start small”. Por isso abraço os desafios com alegria e procuro sempre vê-los florescer. Na ATREVIA, graças ao trabalho da maravilhosa equipa dos diferentes escritórios, criámos laços muito fortes de um compromisso a 100 %, e contamos com um incrível portfolio de clientes. Há que estar à altura dos desafios e frequentar o Programa de Direção de Empresas (PDE) da AESE permitiu-me consolidar conhecimentos e conhecer pessoas verdadeiramente determinantes na minha vida pessoal e profissional.


Quais as principais lições que a tornam a dirigente que é hoje?

A humildade, o respeito, a confiança e a perseverança são cruciais. Trabalhar, trabalhar, trabalhar! Dar, sem esperar receber! Saber esperar e agradecer sempre são aprendizagens importantes que ajudam a resistir nos momentos em que fraquejamos. O mundo dos negócios é incerto e perante situações inesperadas, como a que vivemos atualmente, é fundamental sentir esta “força invisível”. Há que alcançar um espírito de união, adaptar-se constantemente para abraçar a mudança e transformação, respondendo com agilidade aos desafios, que são imensos!

E o estar em paz comigo mesma, e com os outros, e agradecer com um sorriso o que alcanço todos os dias: “be grateful”. É importante sentir esta serenidade e um “porto de abrigo” no meio da tempestade.


Quais os valores pelos quais se rege e que transmite às suas equipas?

São muitos e um mix dos valores transmitidos pelos meus pais e família, que têm passado de geração em geração, e os vividos intensamente desde sempre na equipa ATREVIA:  integridade, honestidade e respeito; compromisso e empenho; colaboração e partilha; entusiasmo, ambição e conhecimento; diversidade e inclusão. E a tal paz e alegria interior!


Se pudesse recuar no tempo, o que faria diferente?

Coloco o todo o meu empenho no que faço, como, porquê e com quem faço. Não costumo “ter tempo” para olhar para trás. Talvez um dia … Mas quando esse dia chegar gostava de ter esse olhar com um sentimento de orgulho e não de arrependimento de algo.


Profissionalmente, como se vê daqui a 5 anos?

Nunca a comunicação, interna e externa, teve um papel tão importante no mundo como hoje. Há tanto por fazer, escrever, dizer… A comunicação tem “um poder mágico” que verdadeiramente influência os resultados dos negócios e pode alinhar, ajudar e salvar muitas organizações.

Definitivamente gostava de continuar a trabalhar nesta área, que me apaixona, e poder “devolver” ao mundo tudo o que já fez por mim. “Give back” e “do good” faz parte do meu propósito de vida.  “Ajudamos o mundo a entender-se melhor” é a missão da ATREVIA. Esta frase espelha muito do futuro que idealizo para mim neste mundo da comunicação.

 

Testemunhos relacionados

Daniel Silva

Amorim Cork Composites