As novas tendências no consumo energético - AESE Business School - Formação de Executivos

Notícias > AMEG

As novas tendências no consumo energético

04/02/2021

A AESE em parceria com a Associação Portuguesa da Energia e o apoio da Accenture, promoveu uma sessão, a fim de debaterem as novas tendências do consumo de energia. O encontro remoto realizou-se a 5 de fevereiro de 2021, com a inscrição de cerca de 230 Alumni e amigos.


Wytse Kaastra, responsável pela operação da Accenture’s Utilities na Europa, assim como pela implementação da Accenture’s Global Energy no retalho, fez a sua intervenção sobre como providenciar novas experiências de consumo no setor energético, de modo a vê-lo crescer sustentavelmente, seja no segmento residencial, seja no empresarial.


A crescente digitalização e conetividade dos mercados têm contribuído para a aceleração de grandes investimentos governamentais de modo a criar novas oportunidades e uma evolução progressiva do setor.


A Accenture tem desenvolvido um trabalho de investigação relativamente a novas fontes emergentes de criação de valor para os consumidores, que estão a ganhar maturidade e tração muito rapidamente, gerando oportunidades entre diferentes segmentos. A eficiência energética, a geração e o armazenamento de energia por parte dos consumidores, a eMobilidade e a flexibilidade por parte da procura, são vetores incontornáveis nesta equação.


Segundo Wytse Kaastra, “os próximos anos serão decisivos para criar negócios, definir um posicionamento estratégico e participar no jogo”. Na verdade, existe um potencial de valor muito elevado nos mercados europeus de Energia. Importa, todavia, fazer a distinção entre commodities e os novos negócios de utilities retail.


O encontro contou também com a participação de Sanda Tuzlic, que tem acompanhado a evolução da Accenture’s Connected Energy Business a nível global, focada em ajudar os clientes a encontrar soluções de “net-zero energy”, a nível da área da eMobilidade, das fontes de energia descentralizadas, da gestão e da eficiência energética e da flexibilidade dos serviços.


As investigações desenvolvidas mostram que os consumidores privilegiam a oferta de energia sustentável. Porém, ainda estão a encontrar alguns obstáculos na sua adoção. Atualmente, ainda se defrontam com a dificuldade de tomar a decisão certa, pela variedade de opções, sendo desejável a simplificação. A ausência de informação suficiente reclama por transparência. Há ainda um caminho a trilhar no que respeita à falta de opções financeiras que tornem as soluções globalmente acessíveis e permanece ainda a incerteza acerca da informação sobre a usabilidade e a privacidade, manifestando a necessidade do reforço de confiança entre a oferta e a procura.


“Os consumidores são fulcrais para a transição energética, através de experiências que não requeiram esforço e promovam simultaneamente o seu compromisso. Cada vez mais os consumidores decidem em função da maneira como experimentam a marca.” A cada segmento devem corresponder diferentes soluções e abordagens customizadas: dos residenciais às PME’s e, inclusivamente, os clientes comerciais e industriais.


Sanda Tuzlic e Wytse Kaastra referiram exemplos de casos de empresas energéticas com projetos que têm beneficiado as comunidades locais e favorecido o processo de transição energética, como: a Repsol, a Sonnen, entre outras.


No final da sessão, os Alumni colocaram as suas perguntas aos oradores, contribuindo para um aprofundamento dos temas apresentados.



Próximas sessões do Alumni Learning Program da AESE

2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.
2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.