Notícias > Atrevam-se a ser gestores felizes”

Atrevam-se a ser gestores felizes

8/02/2019, Lisboa

Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, foi convidado para uma Conversa de Vida com os participantes do Executive MBA AESE. O orador falou da sua trajetória profissional e explicou porque acredita que a relação de confiança que se estabelece com as pessoas tem sido fundamental para o sucesso.

Da sua apetência pela tecnologia às experiências internacionais que foi colecionando ao longo do tempo (Bélgica, EUA e Moçambique), Alexandre Fonseca comentou como aprendeu a gerir o facto de que nem sempre “a aspiração permite concretizar de imediato os sonhos” e que o medo também faz parte do percurso.

Rigor, pontualidade, metodologia e organização são valores que se foram enraizando e que hoje o caraterizam como gestor. Sublinhou a importância do conceito de proximidade, da capacidade de compreender o outro, nas diferentes geografias, como fatores críticos de êxito enquanto gestor.

Salientou que é preciso ter consciência de que “as decisões que tomamos são capazes de inspirar e alterar a vida de outras pessoas. É nisso que assenta o programa de intervenção social do grupo. Enquanto gestores, temos de ser capazes de compreender o seu alcance, o valor proporcionado à empresa e ter presente o efeito emocional das decisões.” Alexandre Fonseca considera-se hoje um gestor feliz como presidente da empresa por onde passou tantas vezes na sua vida, ainda jovem, ambicionando um dia poder vir a trabalhar ali.

“Perceber de onde venho e quem sou para além da função, obriga-me a ter rituais próprios” afirma o Presidente Executivo da Altice Portugal, que desafiou a audiência a “ousar parar, de modo a depois acelerar. Refletir para desfrutar o que conquistámos. E rematou: “sou feliz, porque posso desfrutar do tempo como um investimento. Sejamos capazes de compreender o outro e ousemos ser diferentes e felizes. Atrevam-se a ser gestores felizes!”