Empresas > Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade AESE/EDP

Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade AESE/EDP

A Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade AESE/EDP é uma iniciativa institucional da AESE, dentro de uma área académica, relacionada com o desenvolvimento de um âmbito de estudo. A Cátedra é uma concretização do compromisso assumido pela EDP ao subscrever o princípio de Partilha com a Sociedade, que visa a partilha de recursos com as comunidades com as quais uma instituição se relaciona, o aumento do conhecimento e a potenciação da inovação.


Já decorreram 3 triénios e em 2020 foi renovado o protocolo entre a AESE e a EDP.

Missão

A Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade AESE/EDP propõe-se investigar e transmitir um conhecimento ético passível de ser efetivamente integrado nas decisões estratégicas e operacionais, na atividade de direção e no desenvolvimento das organizações, em geral, dando resposta às suas justas preocupações económicas e ecológicas.


Ao longo dos últimos 10 anos, a Cátedra tem combinado o conhecimen­to académico com a realidade empresarial, o que tem permitido marcar gerações de líderes de forma profunda e estruturante e, através deles, o seu impacto estende-se a toda a Sociedade.

Visão

Orientação para a excelência
Esta é uma orientação paradigmática da investigação desenvolvida no âmbito da Cátedra, que continuará a estar presente na participação em congressos e noutras iniciativas em que se marcam as tendências com impacte na ética, na empresa e na sociedade.


Plataforma de difusão de conhecimento

Embora os primeiros destinatários da atividade da Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade sejam os participantes nos programas da AESE e os colaboradores da EDP, uma das preocupações centrais – respondendo à vontade destas entidades – é a difusão do conhecimento na sociedade em geral. Para tal, promovemos iniciativas temáticas abertas a todos os que queiram participar, tal como ocorre nos Seminários e conferências sobre Ética Empresarial.


Eixos de investigação

Na realização da Missão, a Cátedra foca-se no estudo e desenvolvimento de conceitos teóricos e propostas concretas de atuação, apoiada nos seguintes eixos de investigação:


Fundamentos da ética na empresa e na sociedade 
Este eixo permite estabelecer um diálogo entre as bases filosóficas, as teorias económicas e as práticas empresariais de modo a apresentar uma visão mais ampla e integrada do bem das pessoas, das sociedades e do meio ambiente e a propor caminhos concretos para a atuação dos dirigentes.

Novos paradigmas de gestão 
Com uma perspetiva holística e sustentável e num contexto de globalização assimétrica, a Cátedra propõe-se estudar os fatores chave para a formação de culturas empresariais promotoras dos direitos humanos na sua aceção mais abrangente, processos nos quais sempre se destacam a liderança, o compromisso assumido e as virtudes pessoais de todos os intervenientes, particularmente dos dirigentes seniores.

Quem somos

Fátima Carioca
Investigadora e Dean da AESE Business School
Doutorada em Gestão pela Manchester Business School – Universidade de Manchester, licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico e concluiu o mestrado em Engenharia de Sistemas e Computadores, pela mesma Universidade. É mestre em “Matrimonio y Familia” pela Universidade de Navarra.
Depois de 20 anos de experiência profissional nas áreas do Negócio e da Gestão de Pessoas, está na AESE Business School desde 2005, é Professora na área de Fator Humano na Organização e Directora-Geral desde 2014. É também autora e co-autora de vários artigos, casos de estudo e livros.


Marta Lince de Faria
Investigadora e responsável pela Cátedra de Ética da Empresa e na Sociedade AESE / EDP
Doutorada em Filosofia pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz, em Roma, licenciada e mestre em Economia pela Católica Lisbon SBE, é também mestre em Filosofia pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz.
Foi Professora de Economia Empresarial no Mestrado em Gestão, da CLSBE (2017-2019). Foi Professora de Microeconomia, Economia Empresarial e Filosofia, e Economia no Mestrado em Psicologia, Economia e Negócios, da CLSBE (2016-2018). Atualmente é Professora de Fator Humano na Organização e de Microeconomia na AESE Business School.


Leonor Castel-Branco
Investigadora
Licenciada e mestre em Gestão pela Nova SBE, começou a carreira profissional no Programa de Trainees da EDP, onde continuou a trabalhar alguns anos na área de Recursos Humanos. Desde então já viveu em três países diferentes, entre os quais de destacam 4 anos de experiência profissional nos Estados Unidos da América.




Manuela Silva
Licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa, enriqueceu a sua formação académica, ao longo dos anos em Escolas de Gestão como a AESE Business School e o INSEAD.
Apresenta uma vasta experiência de gestão em áreas tão diversas como o turismo e hotelaria, a indústria transformadora da cortiça e o sector energético. Desde 2001 no Grupo EDP, liderou equipas de diversas áreas. É desde 2019, Provedora de Ética do Grupo EDP.
Faz parte do Conselho Geral da AESE Business School e da Comissão Diretiva dos Alumni da AESE.

Actividades desenvolvidas

2021
Continuação de conferências de Ética e Bem-estar:
• Pedro Afonso: O impacto de seis meses de tele-trabalho nas nossas vidas
• Tal Ben Shahar: A obsessão da felicidade
• José Gonçalves: Novas formas de organização de RH
• Batia Wiesenfield: O Futuro do Trabalho Remoto


2020
Aula sobre Economia de Francisco com o Luís Cabral: como explicar a um economista de formação clássica os fundamento das economia de Francisco.
Podcast sobre Ética em tempos de Crise com Marta Lynce de Faria: https://www.youtube.com/watch?v=LPj5R4f6Bxs
Live – Webinar intitulado The Future of Work: Human Dignity in an Era of Globalization and Autonomous Technology:

  • Cardeal K.A. Turkson: dicastério para o desenvolvimento humano integral
  • Durão Barroso: chairman da Goldman Sachs International UK e antigo Presidente da Comissão Europeia
  • James Heckman: prémio Nobel da Economia, professor na Universidade de Chicago

Conferências de Ética e Bem-estar:

  • António Sampaio: Controlar os fatores de risco relacionados com o burn-out
  • José Fonseca Pires: Gestão do tempo e da atenção


2019
Parceria AESE, Católica, Nova sobre Economia de Francisco: grupo de reflexão sobre economia social. Oito sessões em seis meses dirigidas a 50 jovens adultos de diversas áreas para pensar criticamente acerca forma como hoje se vive a trabalha nas empresas.


2018
Seminário “Ética Empresarial – Aplicações no setor financeiro
Lisboa, 9 e 10 de abril de 2018. Com os Professores: Pedro Ferro (AESE), Afonso Barbosa (AESE), Rafael Franco (AESE), Jorge Soley (IESE)


Congresso “Is the Business of a University Business?”
Prof. Maria de Fáttima Carioca, AESE


Congresso “Better life as independent professional or employee? Integration of life values and work values”
Prof. Ana Machado, AESE


Congresso “Do ‘agente económico’ liberal a um autêntico agente na economia”
Ana Machado,


2017
Ciclo de conferência “Reputação Corporativa”

Ética ou Estética
Lisboa, 15 de maio de 2017. Com o Prof. Reyes Calderón, U. Navarra


Revolução Digital e Reputação Corporativa
Lisboa, 8 de junho de 2017. Com o Prof. Alberto Andreu, U. Navarra


Comunicação Interna e Reputação
Lisboa, 12 de dezembro de 2017. Com a Prof. Ana Machado, Responsável pela Cátedra AESE-EDP na AESE, e Ana Margarida Ximenes, Presidente da Atrevia Portugal


Seminário Como potenciar um perfil de liderança
Lisboa, 30 e 31 de outubro de 2017. Com Alexandre Dianine-Havard



Iniciativas anteriores
Revolução Digital e Reputação Corporativa | Alberto Andreu
Comunicação Interna e Reputação | Ana Margarida Ximenes
Work values hierarchies: what motivates workers
7th International Conference of Work and Family

IESE | Barcelona

Publicações

Artigos da Cátedra

Publicações

  • Dilemmas and limitations in minimizing management risks in banking | Rafael Franco, Marc Jacquinet, Ana Machado
  • Em IBGC, “Governança Corporativa e Integridade Empresarial – Dilemas e desafios”, Org. Brandão, C.E.L, Fontes Filho, J.R., Muritiba, S.N., Saint Paul Editora, 2017


Artigos e Livros Recomendados


Relatórios