Economia e Tecnologia: a causa e a solução

08/10/2021

A apresentação do novo livro do Prof. Luís Cabral aconteceu na AESE, a 8 de outubro de 2021, integrada numa sessão do Alumni Learning Program. “Introdução à microeconomia” propõe uma reflexão atual de temas como, por exemplo, a economia baseada no mercado como fonte de criação e de distribuição de valor. O Professor apresenta uma proposta de solução para as questões mais prementes de desigualdade crescente, através da economia e da tecnologia, sendo também elas, no seu entender, as verdadeiras causas do problema.


O Prof. Diogo de Lucena participou como orador convidado no lançamento do livro na AESE, proporcionando um enquadramento inicial do tema. O economista considerou notável a abordagem do autor. Destacou a importância de uma boa teoria económica para a formulação de um modelo e destacou a virtude da componente social desenvolvida pelo Prof. Luís Cabral na obra.


Diogo de Lucena visitou questões como: Big data; a racionalidade dos agentes; a vantagem do tratamento interdisciplinar da economia, da sociologia e da psicologia; o funcionamento do mercado e da concorrência; a eficiência estática e dinâmica; entre outros.


Apontou a necessidade de se teorizar sobre a globalização, a eficiência dinâmica ligada à inovação, as desigualdades, a demografia e os recursos disponíveis no meio ambiente.

 



A génese do livro

O Prof. Luís Cabral começou por agradecer a influência intelectual de Diogo Lucena e António Borges sobre a forma de pensar o mercado. E explicou que “Introdução à microeconomia” é um livro digital gratuito feito em resposta à necessidade dos alunos universitários, que por razões financeiras não o pudessem adquirir pelo valor habitualmente praticado, nos EUA. Foi escrito a pensar também na acessibilidade de utilização de excertos do texto para a criação de apontamentos por parte dos leitores e pela facilidade de atualização dos conteúdos pelo autor.


Segundo o Professor, “um dos aspetos pelo qual o modelo económico falha mais, é na racionalidade, no sentido de autocontrolo”, no que respeita à “distância entre a decisão e a ação”. E argumenta: a forma como os economistas respondem ao vício, é através da avaliação entre os custos e os benefícios, todavia de forma racional; contudo, não contemplam o autocontrolo.


Outro tema que tem apaixonado Luís Cabral é o desenvolvimento que se verifica em certos países, evidenciando as discrepâncias entre países muito pobres e muito ricos.


Apesar de parecer paradoxal, a economia e a tecnologia são instrumentos que têm de ser usados na resolução, sob o risco de ser “um desastre completo”, caso não sejam contemplados no tratamento dos desafios social e ambiental.


Luís Cabral avançou com a sua visão sobre a mudança da tributação do trabalho, a fim de incentivar a criação de emprego, desincentivando o recurso à robotização.

 


No final do encontro, os Alumni colocaram perguntas ao orador, como acontece habitualmente nestes eventos.

 

Download gratuito do livro “Introdução à microeconomia” do Prof. Luís Cabral.

Próximas sessões do Alumni Learning Program.