Notícias Construir o futuro das Empresas Familiares

Empresas Familiares: um futuro a pensar na continuidade

16/11/2021

“Um Manual de como construir o futuro” no âmbito das Empresas Familiares, foi apresentado na AESE, a 16 de novembro de 2021, numa sessão de lançamento com o autor, o Prof. Pedro Alvito.


O Diretor do Programa de formação de dirigentes de Empresas familiares, explicou que “gerir uma empresa familiar é não só dar continuidade a um projeto e património que foi herdado, mas também ter a capacidade de o preservar e fazer crescer para as gerações futuras.”


Este tema tem provado ser especialmente caro à AESE, pelo lado humanista, pelo foco na gestão das pessoas, das emoções e dos negócios, numa perspetiva de continuidade, sustentabilidade e confiança.


“A inclusão dos casos enriquece extraordinariamente a narrativa, não só porque lhe dá vida, mas também porque se refere a diferentes setores, estratégias e momentos nas empresas e nas famílias, exemplificando bem a grande diversidade de situações vividas nas empresas familiares”. Para a Dean da AESE, Maria de Fátima Carioca, “acresce ainda a coincidência, ou claramente não, de todos os casos de estudo terem como cenário empresas familiares portuguesas, dando relevo à dinâmica deste tipo de empresas em Portugal e facilitando uma maior identificação do leitor com as práticas e estratégias abordadas.”


À apresentação do livro seguiu-se a sessão de autógrafos.