Construir o futuro - AESE Business School - Formação de Executivos
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Programas Setoriais > Empresas Familiares

Construir o futuro


Dizem os estudos que as empresas familiares são as mais avessas à mudança e mais conservadoras em termos de processo de decisão, mas são também as que mais investem em inovação, fomentam o emprego, apostam no mercado global e criam riqueza para o país. São também aquelas que mais se preocupam em olhar para o futuro não esquecendo o presente. Só com muita sorte chegaremos a um futuro melhor se não traçarmos um objetivo concreto, definido e quantificado a partir sempre de uma realidade presente devidamente analisada e conhecida.

A gestão é feita de outro modo. Dá-se importância ao que é realmente importante e o foco está na sustentabilidade do crescimento e na continuidade do negócio.

É importante ter uma gestão preocupada não só com o governo da empresa mas também com a posição da família na empresa e a sua governance, saber gerir corretamente e antecipadamente um processo de sucessão, enquadrar toda a questão financeira dos dividendos, investimentos e participações de capital em termos de empresa e família, saber comunicar não só para o exterior mas também para o interior da empresa e da família, conseguir concluir acordos de família que permitam criar um quadro de funcionamento saudável para o futuro da empresa e da respetiva família são tudo tarefas próprias destes D. Quixote dos tempos modernos.

O longo prazo é a continuidade, é o futuro que as famílias querem para as suas empresas fora de qualquer moda temporária ou mudança impingida por obrigações sociais de circunstância. Gerir uma empresa familiar não é gerir o “meu” negócio, mas receber um ativo da geração acima e torná-lo ainda melhor e mais forte para a geração abaixo.

É por isso que Construir o Futuro nas empresas familiares é uma obrigação e será sempre o desígnio dos seus gestores.

Pedro Alvito
Diretor do Programa

Programa realizado em parceria com:

     

Objectivos

 


O objetivo do programa passa por juntar todos como grupo intergeracional para fazerem uma autoavaliação da situação da sua empresa, especificamente no seu contexto e diversidade, numa perspetiva de levantamento, análise, comparação e melhoria da situação existente, definindo em conjunto um plano para o futuro.


Com este programa será possível expandir o conhecimento sobre empresas familiares bem-sucedidas, melhor compreender e navegar os desafios específicos e problemas críticos das empresas familiares e refletir sobre a sua própria empresa familiar e a sua própria família empresária.

    Check up list

    Partindo sempre de um modelo de check-up list inclui preparação e discussão de casos, debates, apresentações de empresas, conferências e trabalhos de grupo.


    O dia a dia de uma empresa familiar
    Serão abordados temas como o governo da empresa familiar; a separação entre propriedade e gestão e separação entre família e gestão; a questão da pertença à gestão como um direito/obrigação inalienável; o nível de formalização da presença da família, a competência e a formação; a importância ou não do gestor externo à família e a sua presença na organização; a distribuição de dividendos.


    O desafio da comunicação
    Explora o tema da comunicação, a vantagem competitiva que representa e os desafios que coloca às empresas familiares.
    Genericamente, será analisada a comunicação com os media, em público, a comunicação intraempresa e a comunicação na Família. Em concreto, neste último ponto, focar-se-á a comunicação como fator estratégico no binómio família/empresa.


    Empreendedorismo
    Como se consegue manter vivo o espírito empreendedor de geração em geração. Qual o papel do empreendorismo na revitalização do negócio.
    Metodologias disponíveis para potenciar e integrar iniciativas empreendedoras.


    O acordo de família. Um sistema em construção
    Atendendo aos trabalhos efetuados nos módulos anteriores serão analisados os diferentes componentes do acordo de família como forma de  prevenção de conflitos. Como gerir as expectativas das diferentes gerações. O que se pode, se deve e se não deve incluir num acordo de família. A questão da liderança familiar, a responsabilidade social, as motivações e a questão ética.


    As questões financeiras, o financiamento e o capital
    A integração ou não de futuros negócios que surjam a partir de dentro da empresa ou de algum dos elementos da família.
    A questão do direito de opção. Como avaliar o crescimento da própria empresa e as suas necessidades financeiras. A família como fonte de financiamento da empresa. As operações de fusão, aquisição e cisão como forma de continuidade.


    A continuidade numa empresa familiar
    A sucessão e a continuidade nas diferentes gerações. O valor e o perigo de um período de prova fora da empresa. Como tratar a dualidade família e empresa e as suas diferentes relações.

    Perfil dos participantes

    O programa Construir o Futuro destina-se a Altos Dirigentes de Empresas Familiares que sejam proprietários ou gestores e a todos os membros da família proprietária mesmo que não tenham participação ativa na gestão.

    Método do caso

    Liderar só se aprende… liderando.


    É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School. Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.


    Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões. A AESE mantém-se na liderança do ensino com o Método do Caso em Portugal.


    Os casos produzidos pela AESE integram a base de dados da ECCH, o mais utilizado repositório mundial de casos ao serviço das Business Schools internacionais.


    Fases do Método do Caso

    • O estudo individual dos casos é seguido de uma discussão em grupo.
    • Os Learning Teams ajudam a preparar os casos num ambiente colaborante, criando a oportunidade para pôr as ideias à prova.
    • As salas de aula da sede foram especialmente desenhadas a pensar no ensino com o Método do Caso.

    Preços

    Por participante | 2500 €
    Associados da Associação de Empresas Familiares e Alumni AESE | 1800 €

    Ao preço acresce IVA à taxa em vigor.

    O valor inclui a documentação e o material de apoio

    Formato

    Presencial, em Lisboa

    Data

    2, 3 e 4 junho 2025

    Data limite de inscrição

    1 mês antes do início do programa

    Testemunhos

    

    José Pedro Barreira e Frederico Barreira

    Grupo CAMAR

    “

    "O programa faz-nos refletir sobre os problemas e desafios com que nos deparamos e o que conseguimos antecipar para preparar o futuro da nossa empresa."

    Raquel Faria | Grupo Farmácias Barreiros Faria

    Raquel Faria

    Grupo Farmácias Barreiros Faria

    Dinis Tarré, Manuel Tarré e Lídia Tarré

    Grupo Gelpeixe

    “

    "Este programa da AESE é para nós, a criação de valor sustentável."

    José Luís Simões | Grupo Luís Simões

    José Luís Simões

    Grupo Luís Simões

    Ficha de inscrição

    Ao proceder à sua inscrição, a AESE fará o tratamento dos dados pessoais, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados para, designadamente, elaborar a lista de inscrição, criar crachá e/ou placa de identificação, elaborar a lista de participantes e/ou proceder à respectiva faturação, bem como o registo de imagens e fotografia ou vídeo no âmbito da atividade da AESE.

    * Preenchimento Obrigatório



    Contactos

    Graça Sousa Pinto

    gracaspinto@aese.pt

    Telem: (+351) 933 031 907

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