Ética nas empresas: dos alicerces às práticas - AESE Business School - Formação de Executivos
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Ética nas empresas: dos alicerces às práticas

A aproximação à “ética empresarial” desencadeou-se, sobretudo a partir dos anos 70 com a explosão de eventos de impactos relevantes em grandes empresas relacionados com escandâlos financeiros, acidentes resultantes de ações negligentes, danos ambientais graves, práticas de condições de trabalho desumanas, entre outros. Tais realidades impuseram o estabelecimento de padrões éticos, o reforço de legislação apropriada e um diferente sentido de responsabilidade por parte das empresas.

Iniciaram-se a partir dessa altura, movimentos teóricos e práticos no sentido de integrar a Ética nos negócios, incorporando os princípios éticos nas políticas das empresas e, em especial, como suporte aos processos de tomada de decisão.

A Ética é assim hoje, nas empresas, um pilar essencial para nortear “como fazer as coisas certas”, evitando ou mitigando riscos que podem ser fatais para a respetiva sustentabilidade, afectando todas as suas partes interessadas.

Neste programa pretendemos mostrar como é que o risco ético pode ser gerido numa organização, além de identificar, analisar e treinar os participantes para responder aos desafios éticos mais comuns nas empresas.

Como em outros campos da gestão, o bom senso e a experiência contam muito, mas o conhecimento de especialistas é importante para a formação dos gestores e para evitar que cheguem a incorrer em erros que já foram cometidos por outros.

    Problemas que o SP vai abordar e para os quais vai oferecer soluções

    • Como é que se promove a cultura ética numa empresa?
    • Quais são os principais instrumentos que suportam um bom sistema ético?
    • Qual é, nesse sistema, o papel do Código de Ética? Como construir um Código forte?
    • Qual é, nesse sistema, o papel do processo de Whistleblowing?
    • Como avaliar os riscos éticos numa empresa?
    • Como é que a ética passa das normas para a vida das empresas?
    • A questão da saúde mental dos meus trabalhadores é da minha responsabilidade enquanto empregador? Em que medida?
    • É possível manter princípios éticos elevados quando se entra em mercados onde há uma cultura de corrupção?
    • Em que medida é que a Inteligência Artificial vem complexificar as questões de ética na Empresa?

    Benefícios

    • Só se pode promover a cultura ética de uma empresa através do compromisso: de esforços e de recursos. Neste programa vamos explicar como. As culturas éticas, como quase nada nas empresas, não surgem por geração espontânea.
    • Os instrumentos principais para suportar o sistema ético de uma empresa são três: as medidas normativas, as medidas disciplinares e as medidas culturais e de liderança que serão analisadas no programa.
    • Um código de ética para ser forte tem de ser inspirador, prático e credível. A dimensão ética do comportamento é por natureza inspiracional. Ao mesmo tempo um bom código de ética tem de ir ao encontro da realidade do dia-a-dia da empresa e, finalmente, tem que transmitir confiança pelo modo profissional como é apresentado e estruturado.
    • O processo de Whistleblowing é fundamental para garantir que o clima ético da instituição se mantém, tanto pela via da dissuasão do comportamento não ético, como pela via de se puderem identificar e corrigir as anomalias de comportamento que possam existir na instituição.
    • Os riscos éticos de uma empresa podem ser geridos de forma semelhante a qualquer outro risco organizacional. Neste programa vamos mostrar como com um exercício prático.
    • A saúde mental dos nossos trabalhadores são da responsabilidade das empresas: pode ser trabalhada a componente comportamental da ética na Empresa e tocando pontos como os desafios éticos do trabalho híbrido.
    • O mundo das empresas é um mundo cheio de sonhos e de perspetivas de um futuro melhor. Vamos mostrar como é que uma empresa com elevados padrões de integridade pode ser um agente promotor de mudanças operando em mercados onde a prática da corrupção está generalizada.

    Destinatários

    • Administradores e Diretores-Gerais
    • Diretores de Recursos Humanos
    • Diretores de Compliance.

    Professores e conferencista

    Fátima Carioca, Dean e Professora de Fator Humano na Organização da AESE
    Marta Lince de Faria, Professora de Fator Humano na Organização da AESE, economista e doutorada em Filosofia
    Joan Fontrodona, Professor de Business Ethics do IESE
    Manuela Silva, Provedora de ética da EDP

    Metodologia

    Conferências colóquio, Método do Caso e exercícios práticos

    Preços, Idiomas e Local

    Early bird até um mês antes do Short Program | 600 €
    Membros Agrupamento Alumni e Empresas patrocinadoras do Agrupamento de Alumni da AESE | 600 €
    Geral |750 €

    A todos os preços acresce o IVA à taxa em vigor.
    Confirmação de inscrições sujeitas a pagamento prévio.
    A AESE reserva-se o direito de cancelar este Short Program até 1 semana antes da data de realização, caso não estejam reunidas as condições para a sua boa realização.

    Idiomas:
    Português e castelhano

    Local:
    AESE Business School
    Calçada Palma de Baixo 12
    1700-166 Lisboa

    Data

    Sob consulta

    Horário

    Dia completo e manhã

    Data limite de inscrição

    Sob consulta

    Ficha de inscrição

    As inscrições estão fechadas para este evento.

    Contactos

    Filomena Gonçalves

    shortprograms@aese.pt

    Tlf (+351) 217 221 530

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    shortprograms@aese.pt

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