Notícias > Executivas One step ahead: mais preparadas e confiantes

Executivas One step ahead: mais preparadas e confiantes

29/03/2021

Sendo a Executiva um site de carreira para mulheres, em todas as plataformas em que atuamos, seja no site, nos eventos ou nos livros, incentivamos a que as executivas tomem a iniciativa de se propor para projetos em que se possam desenvolver, não recusem um desafio e não permitam que o medo as paralise. Reforçamos sempre a ideia de que embora não tenham de saber tudo sobre a nova função (quem o sabe?!), devem estar preparadas para ela. Devem ser eternas aprendizes, sempre em busca da melhoria contínua.


Nessa linha, cada vez mais gestoras nos pedem formações específicas que as ajudem a sentir-se mais confiantes para progredir na carreira e assumir cargos de liderança. Demos já alguns passos nesse sentido, com formações de um dia inteiro, mas sentíamos que havia espaço para uma formação mais imersiva e prolongada no tempo.


Para o fazer precisávamos de um parceiro que desse garantias de qualidade e experiência de formação executiva, e estivesse disponível a incluir no programa alguns temas que dessem resposta a necessidades mais específicas das mulheres, como a importância dos role models, do networking e da visibilidade. A parceria com a AESE foi uma escolha óbvia. A preocupação que partilhamos em preparar e incentivar o nosso target a dar o melhor de si a cada dia, contribuindo assim para uma sociedade melhor e mais justa, faz de nós parceiros naturais.


Foi muito fácil desenhar o programa em conjunto, pois estávamos muito alinhados nos objetivos a alcançar. Podemos confidenciar que demorámos mais tempo a encontrar o nome, mas valeu a pena, pois a escolha representa exatamente o que pretendemos que este programa signifique na vida das participantes: One Step Ahead.


Sendo o OSA uma formação executiva para mulheres que ambicionam alcançar funções de topo, desenhámos um programa que trabalhasse em várias frentes: reforçar conhecimentos em áreas-chave (como a gestão financeira, o marketing, gestão de equipas), alargar o business mindset em matérias incontornáveis como a tecnologia e macrotendências mundiais, e desenvolver competências de liderança. Neste último aspeto, acreditamos terem sido cruciais os testemunhos das executivas convidadas ao longo do programa. As mulheres continuam a enfrentar desafios de carreira diferentes dos homens e precisam de role models para acreditarem que é possível alcançarem as posições de topo que ambicionam e merecem. Nestas conversas em dupla, mulheres que ocupam funções de liderança nos mais variados setores — tecnologia, grande consumo, indústria, retalho, farmacêutico, empreendedorismo — inspiraram as participantes através da partilha dos desafios, oportunidades, conquistas e momentos-chave das suas carreiras.


Acreditamos que no final deste programa as participantes se sintam mais confiantes e preparadas para dar o próximo passo na carreira.


Por Maria Serina e Isabel Canha


Artigos relacionados
Saiba mais sobre o que pensam as oradoras convidadas no Programa One Step Ahead sobre a Liderança no Feminino e a sua própria experiência:

Conheça as executivas que partilharam as suas experiências e conhecimento com as participantes do One Step Ahead:

Ana Margarida Ximenes, Presidente da Atrevia e da IABC EMENA
Ana Torres, MS Europe Cluster Lead RD na Pfizer
Carmo Palma, Managing Director na Axians Portugal
Cristina Rodrigues, CEO da Capgemini Portugal
Dulce Mota, Vice Presidente do Banco Montepio
Fátima Carioca, Dean da AESE Business School
Isabel Barros, Administradora da Sonae MC
Paula Panarra, Diretora-Geral da Microsoft em Portugal
Pilar Braga, Diretora-Geral na Amorim Top Series
Sandra Perdigão Neves, Chief Operating Officer e Administradora do SIRESP