Notícias > AESE e o Mundo > Leão XIV: um novo Papa, um sinal de esperança
Leão XIV: um novo Papa, um sinal de esperança
08/05/2025
No contexto do Ano Jubilar da Esperança, a eleição do novo Papa surge como um sinal promissor para a Igreja Católica e para o mundo. O cardeal Robert Prevost foi eleito Sumo Pontífice, adotando o nome de Leão XIV, numa clara referência histórica e simbólica.
A Dean da AESE, a Prof. Fátima Carioca comenta o facto. “Na tradição dos anteriores Papas, o cardeal Prevost escolheu um nome forte, pleno de significado e que pretende refletir o carisma do seu pontificado: Leão XIV. O seu antecessor Leão XIII foi um profundo reformador social. Em plena Revolução Industrial, promulgou a Rerum Novarum, a encíclica que marcou e ainda marca a Doutrina Social da Igreja.
Hoje, vivemos numa verdadeira revolução: digital, verde, social, laboral, geopolitica, económica. As suas primeiras palavras são também reveladoras: ‘A Paz esteja com todos vós!’ Do fundo do coração, Leão XIV diz-nos que sonha uma Humanidade fraterna e inclusiva.
Saibamos nós ser construtores dessa Humanidade!’
Ainda sobre o nome escolhido
O Papa Leão XIII dicou conhecido pelo seu papel reformador e pela encíclica Rerum Novarum, publicada em 1891.
O documento histórico é considerado como a génese da Doutrina Social da Igreja, na qual se pode ler, pela primeira vez, de forma sistemática, referências às condições dos trabalhadores, à justiça social, aos direitos e deveres do capital e do trabalho, e à responsabilidade do Estado na promoção do bem comum — temas profundamente atuais.