José Luís Simões recorda Prof. Luis Manuel Calleja no IESE, em Madrid

16/11/2021

No dia 16 de novembro, o IESE celebrou em Madrid um evento em homenagem póstuma ao Prof. Luís Manuel Calleja.

“É para mim uma honra ter a oportunidade de agradecer ao meu querido professor Luís Calleja”, assim começou a mensagem de José Luís Simões, Presidente do Grupo Luís Simões e Alumnus do PADE da AESE, proferida com profundo reconhecimento, em representação da Direção “da AESE Business School, escola irmã de Lisboa, onde partilhámos as suas experiências e onde com ele aprendemos a “servir, servir”. Os alunos do PADE recordam-no com saudade. Todos o admirávamos por muitas razões, mas também pela sua Mestria, Filosofia da empresa e generosidade pessoal.”

“O Professor Calleja não era apenas um bom Professor, que explica uma matéria e que tem a arte e o ofício de apresentá-la de forma atrativa e impactante. Era, sobretudo, um MESTRE, que ensinava lições que não vêm nos livros e que vão mais além do que a disciplina (neste caso, de Política de Empresa), pois oferecia perspetivas e ajudava os participantes a refletir. De facto, conseguia “magnetizar” a ausiência com aquilo que dizia e como dizia, estimulando a imaginação.”

“O Professor Calleja era mais um Filósofo da Empresa que um político de empresa. Elevava o pensamento, dando um sentido superior àquilo que afirmava. Centrava-se mais no que era Bom do que naquilo que era Novo. E fazia-o com honestidade intelectual, citando sempre as suas fontes de conhecimento. Aconselhava sempre a a separar o que mudar e do que não tinha de ser mudado – tema que o fascinava, e que é, de facto, de uma enorme importância na vida das pessoas e das empresas.”

“O Professor Calleja estava sempre disponível para escutar os participantes e tinha sempre tempo para uma conversa amável e frutífera. Exercia uma influência positiva e nunca se deixou levar sem pela moda do pessimismo torpe que nos invade atualmente, nem pela arrogância intelectual e moral perante aqueles que tinham a oportunidade de assistirem às suas sessões.

Continua a ser uma benção para mim. Sinto a sua falta constantemente nestes dias de grande incerteza, com os seus conselhos, em Barcelona ou Madrid, Sevilha ou Lisboa. Destaco o contributo para as empresas familiares na AESE, com aulas sobre Política de Empresa numa formação sobre a sucessão das novas gerações, na qual participaram a 2.ª e a 3.ª egração da nossa família. É uma referência sempre recordada, cada vez que estamos perante decisões importantes. Mais um exemplo, “a pandemia surge quando terminávamos o maior investimento de sempre na nossa empresa/família. Aplicámos o que aprendemos de si, Professor, “observar bem o que não mudar”. Avançámos e hoje sentimos que tínhamos mais soluções do que problemas. Superámos as expectativas e servimos a cadeia de suprimentos sem interrupção, neste tempos loucos de pandemia, fortalecendo os pilares de diferenciação competitiva da nossa empresa.
Professor, continuamos a “servir, servir”.

Obrigada, Professor Luis Calleja”.