MBA do PAD do Perú aprende sobre Inovação e Empreendedorismo na AESE - AESE Business School - Formação de Executivos
  • Área pessoal
  • MyAESE
  • AESE
  • Empresas
  • Professores
  • Alumni
  • English
AESE Business School - Formação de Executivos
  • Executive MBA
  • Programas Executivos
    • Global Executive | EDGE
    • Alta Direção | PADE
    • Direção de Empresas | PDE
    • Gestão e Liderança | PGL
    • Gestão Executiva | DEEP online
  • Programas Setoriais
    • Cadeia Agroalimentar | GAIN
    • Construir o futuro
    • Direção em Saúde | PADIS
    • Energia | AMEG
    • Entrepreneur Bootcamp
    • Estratégias de Gestão CRI
    • Gestão e Liderança em Saúde
    • Líderes no feminino | OSA
    • Mobilidade | GSM
    • Organizações Sociais | GOS
    • Sociedades de Advogados
    • Summer School
  • Short Programs
    • Digital & Operações
    • Estratégia
    • Liderança
    • Marketing & Vendas
    • Inovação & Serviços
  • Customizados
  • Search
  • Menu

Notícias > AESE e o Mundo

MBA do PAD do Perú aprende sobre Inovação e Empreendedorismo na AESE

14/10/2024

O Ministro Manuel Alvarez, da Embaixada do Perú em Portugal, esteve na AESE com a missão de encerrar a Semana Internacional do MBA da Escola de Negócios PAD, da Universidade de Piura. A experiência académica desta Escola Associada da Rede internacional do IESE Business School teve como objetivo aprofundar os conhecimentos nas áreas de Inovação e de Empreendeedorismo, tomar contactos com metodologias de ponta, ganhar com a imersão cultural, tão inspiradora para a competitividade nos negócios.

O grupo de 45 participantes do MBA foi recebido, de 14 a 17 de outubro de 2024, pelos Professores Agostinho Abrunhosa, Francisco Cunha Carvalho e Rui Tomás, com uma vasta experiência nestes domínios.

Vários foram os temas abordados: da Inovação e transformação digital, da empresa, do produto e do serviço à criação e financiamento de startups.

“Como escalar e colocar o digital ao serviço das Start-ups?” foi a pergunta introduzida poe Miguel Serrão, especialista em Digital Strategy e Marketing Leader, no início do segundo dia de formação. Levando os participantes a pensar em como alcançar o sucesso ao criar uma start-up quando se tem o melhor produto ou serviço do mundo, o convidado aprofundou conceitos críticos como “notoriedade”, análise e avaliação de resultados.

“Para ter êxito, importa ter lucro nas vendas! É vital ter uma boa estratégia de crescimento” que as sustente. Miguel Serrão fez a jornada do processo de compra.

O sucesso está radicado num bom diagnóstico da situação, identificando as causas da compressão do funil de notoriedade de maneira a poder atuar sobre o gargalo com eficácia.

Um dos problemas frequentes é a “tendência para mudar tudo de uma só vez”, quando os resultados não são os desejados. “As alterações devem ser cirúrgicas.” Em função dos objetivos, assim se deve “atuar nas variáveis certas para afinar a estratégia”.


Um périplo por casos de sucesso em Inovação
“No âmbito da semana internacional do PAD – Universidad de Piura, um grupo de alunos teve a oportunidade de visitar a Fundação Champalimaud, uma das instituições de referência mundial em investigação científica e inovação na área da saúde.

A visita”, acompanhada por Maria Castro, Executive MBA Admissions & Career Management da AESE, “incluiu uma apresentação inspiradora conduzida por Maria João Villas-Boas, Diretora Institucional e de Relações Públicas da Fundação, que detalhou as principais áreas de atuação, os marcos mais relevantes da instituição e o impacto global das suas iniciativas. Além da apresentação, os alunos realizaram um tour pelo Centro Clínico Champalimaud e pelo Botton-Champalimaud Centre for the Unknown, conhecendo de perto as instalações de vanguarda dedicadas ao diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas e neurociências.

Esta experiência permitiu aos alunos um contato direto com a excelência em inovação e ciência, alinhando-se com os valores de desenvolvimento de liderança e conhecimento que foram aprofundados ao longo da formação.”

“Tivemos a oportunidade de visitar o NOS HUB 5G, um espaço de criação, experimentação e transformação tecnológica de última geração.” O Prof. Agostinho Abrunhosa conta que “foi-nos explicado como a tecnologia está a transformar setores como a saúde, logística e indústria, com a capacidade de oferecer alta velocidade, baixa latência e maior conectividade. Vimos demonstrações de automatização, realidade aumentada, controlo remoto, soluções de entretenimento ou compra virtual só possíveis graças à rede 5G. Sentia-se criatividade e colaboração, sendo claro que o futuro já está entre nós.”

A Unicorn Factory Lisboa foi outro local explorado, sob a orientação do Prof. Francisco Cunha Carvalho. “O maior hub de inovação, tecnologia e empreendedorismo da cidade de Lisboa permitiu ao grupo ter uma visibilidade sobre como em Portugal trabalhamos em estreita parceria com vários stakeholders, na promoção de empreendedores e startups. Um investimento da CM Lisboa, em associação com empresas de referência no nosso País e outras instituições públicas, tem como missão criar um ecossistema de referência em Lisboa para dar apoio e promover startups que venham a ser os próximos unicórnios a nível mundial.” No final, “esta visita permitiu perceber que ferramentas de apoio ao empreendedorismo uma cidade ou país pode e deve conceber por forma a atrair talento e capital para as suas startups.”


Na hora da despedida
Na cerimónia de encerramento, o Ministro Manuel Alvarez, da Embaixada do Perú em Portugal, sublinhou a importância da valorização da formação dos dirigentes, a vantagem de se investir na relação entre Portugal e Perú, bem como o papel a desempenhar pela AESE e pelo PAD na construção deste propósito com impacto global.



Contactos

InstagramLinkedinYoutube
2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.
  • Contactos
  • Media Kit
  • Política de privacidade
  • Notas legais e lei aplicável
2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.


Pedido de informação enviado com sucesso.

Scroll to top