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Melhorar a qualidade da utilização da IA Generativa
24/09/2025
A crescente relevância da Inteligência Artificial (IA) levou uma equipa de investigadores a aprofundar o tema “Os Desafios dos Gestores na Adoção da Inteligência Artificial Generativa”, um estudo desenvolvido por Jorge Costa e Silva (AESE), Francisco Lima (Professor Associado de Engenharia e Gestão de Organizações) e Miguel Mira da Silva (Professor Catedrático de Sistemas de Informação), ambos do Instituto Superior Técnico.
O tema foi apresentado no Alumni Learning Program, no dia 24 de setembro de 2025, numa sessão introduzida pelo Prof. Francesco Costigliola, da AESE. A importância de dominar os conceitos associados à IA levou a Escola a reforçar a aposta nesta área, promovendo a literacia digital de dirigentes e líderes, de forma transversal em todos os programas lecionados.
Jorge Costa e Silva, doutorando em Inteligência Artificial e responsável pelo estudo, destacou três dimensões principais:
- os modelos matemáticos subjacentes aos LLM (Large Language Models);
- a captação e replicação de padrões através de exemplos;
- a gestão da aleatoriedade e das potenciais “alucinações” geradas pelas ferramentas.
Sublinhou ainda que a atitude crítica humana será decisiva para mitigar erros e potenciar o valor acrescentado da IA na produtividade das empresas, numa área em constante evolução.
O estudo baseou-se numa amostra de 406 Alumni da AESE, dos quais 4,9% exercem funções de gestão.
Segundo Jorge Costa e Silva, “a utilização da IA Generativa no contexto profissional não pertence ao futuro — é já uma realidade. Cerca de 70% dos gestores recorrem a estas ferramentas, pelo menos, várias vezes por semana. Mas estamos apenas no início.”
O investigador defende que o verdadeiro impacto da IA depende da formação dos colaboradores e da qualidade da sua implementação. Entre as aplicações mais relevantes, destacou-se o apoio à geração de ideias e à tomada de decisão.
Entre os fatores mais determinantes identificados no estudo, a Performance Expectation (expectativa de desempenho) revelou-se central para a adoção da IA Generativa: quanto maior a perceção de utilidade e adequação às necessidades reais, maior a probabilidade de implementação eficiente.
O estudo conclui ainda que as empresas de menor dimensão demonstram um esforço acrescido na utilização destas ferramentas, sinal de que a transformação digital está a impactar de forma transversal todo o tecido empresarial.
À exposição, seguiu-se uma mesa-redonda em que o Prof. Francesco Costigliola entrevistou o Professores Jorge Costa e Silva e Miguel Mira da Silva.
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