Melhorar a qualidade da utilização da IA Generativa - AESE Business School - Formação de Executivos
  • Área pessoal
  • MyAESE
  • AESE
  • Empresas
  • Professores
  • Alumni
  • English
AESE Business School - Formação de Executivos
  • Executive MBA
  • Programas Executivos
    • Global Executive | EDGE
    • Alta Direção | PADE
    • Direção de Empresas | PDE
    • Gestão e Liderança | PGL
    • Gestão Executiva | DEEP online
  • Programas Setoriais
    • Cadeia Agroalimentar | GAIN
    • Construir o futuro | PEF
    • Direção em Saúde | PADIS
    • Energia | AMEG
    • Estratégias de Gestão | CRI
    • Gestão e Liderança em Saúde | GLS
    • Health Business Strategy | HBS
    • Líderes no feminino | OSA
    • Mobilidade | GSM
    • Organizações Sociais | GOS
    • Summer School
  • Short Programs
    • AI & Analytics
    • Digital & Operações
    • Estratégia
    • Finanças
    • Inovação & Serviços
    • Liderança
    • Marketing & Vendas
  • Customizados
  • Search
  • Menu

Notícias > Alumni AESE > Melhorar a qualidade da utilização da IA Generativa

Melhorar a qualidade da utilização da IA Generativa

24/09/2025

A crescente relevância da Inteligência Artificial (IA) levou uma equipa de investigadores a aprofundar o tema “Os Desafios dos Gestores na Adoção da Inteligência Artificial Generativa”, um estudo desenvolvido por Jorge Costa e Silva (AESE), Francisco Lima (Professor Associado de Engenharia e Gestão de Organizações) e Miguel Mira da Silva (Professor Catedrático de Sistemas de Informação), ambos do Instituto Superior Técnico.


O tema foi apresentado no Alumni Learning Program, no dia 24 de setembro de 2025, numa sessão introduzida pelo Prof. Francesco Costigliola, da AESE. A importância de dominar os conceitos associados à IA levou a Escola a reforçar a aposta nesta área, promovendo a literacia digital de dirigentes e líderes, de forma transversal em todos os programas lecionados.


Jorge Costa e Silva, doutorando em Inteligência Artificial e responsável pelo estudo, destacou três dimensões principais:

  • os modelos matemáticos subjacentes aos LLM (Large Language Models);
  • a captação e replicação de padrões através de exemplos;
  • a gestão da aleatoriedade e das potenciais “alucinações” geradas pelas ferramentas.


Sublinhou ainda que a atitude crítica humana será decisiva para mitigar erros e potenciar o valor acrescentado da IA na produtividade das empresas, numa área em constante evolução.


O estudo baseou-se numa amostra de 406 Alumni da AESE, dos quais 4,9% exercem funções de gestão.


Segundo Jorge Costa e Silva, “a utilização da IA Generativa no contexto profissional não pertence ao futuro — é já uma realidade. Cerca de 70% dos gestores recorrem a estas ferramentas, pelo menos, várias vezes por semana. Mas estamos apenas no início.”


O investigador defende que o verdadeiro impacto da IA depende da formação dos colaboradores e da qualidade da sua implementação. Entre as aplicações mais relevantes, destacou-se o apoio à geração de ideias e à tomada de decisão.


Entre os fatores mais determinantes identificados no estudo, a Performance Expectation (expectativa de desempenho) revelou-se central para a adoção da IA Generativa: quanto maior a perceção de utilidade e adequação às necessidades reais, maior a probabilidade de implementação eficiente.


O estudo conclui ainda que as empresas de menor dimensão demonstram um esforço acrescido na utilização destas ferramentas, sinal de que a transformação digital está a impactar de forma transversal todo o tecido empresarial.


À exposição, seguiu-se uma mesa-redonda em que o Prof. Francesco Costigliola entrevistou o Professores Jorge Costa e Silva e Miguel Mira da Silva.



Próximas sessões do Alumni Learning Program

Contactos

InstagramLinkedinYoutube
2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.
  • Contactos
  • Media Kit
  • Política de privacidade
  • Notas legais e lei aplicável
2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.


Pedido de informação enviado com sucesso.

Scroll to top