Notícias > Melhores Cuidados de Saúde com Inteligência Artificial

Melhores Cuidados de Saúde com Inteligência Artificial

3/12/2019, Porto

Os Alumni da AESE a norte do País receberam um especialista na área da Inteligência Artificial para discutir as oportunidades e os desafios relativos a estes sistemas, na gestão de instituições de saúde e na prestação de melhores cuidados de saúde aos doentes. A sessão de continuidade, do dia 3 de dezembro de 2019, no Porto Palácio Congress Hotel & Spa, teve a parceria da Merck, S.A.


Afonso Pedrosa, Diretor do Serviço de Inteligência de Dados do Centro Hospitalar Universitário de  S. João, do Porto, partilhou a sua experiência de implementação de vários projetos que usam a inteligência artificial para ampliar as capacidades operacionais dos gestores, assim como a rapidez de atuação dos profissionais de saúde na assistência aos doentes. Foram ainda discutidos aspetos-chave ao nível da liderança e gestão da mudança.


Uma mensagem-chave referida no início por Rui Mesquita, Teaching Fellow na AESE, foi a necessidade de mapear adequadamente o processo de cuidados de saúde e implementar os novos sistemas e tecnologias de acordo com as reais necessidades de otimização e melhoria identificadas. Embora ainda numa fase inicial do seu desenvolvimento, os sistemas de inteligência artificial permitem já hoje predizer  risco de doença, otimizar o diagnóstico, auxiliar no tratamento cirúrgico através de robots, ou mesmo monitorar a doença.


A sessão de continuidade terminou com uma animada troca de experiências entre os convidados e os dirigentes e executivos presentes em sala.